Image Map

terça-feira, 25 de março de 2014

PERNAMBUCANO 2014: ESQUENTA A BRIGA NA RETA FINAL DO HEXAGONAL DO TÍTULO

O Campeonato Pernambucano de 2014 passou a maior parte do tempo à sombra da Copa do Nordeste. O torneio regional, dotado de uma maior visibilidade até por seu poderio financeiro, foi privilegiado pelos três grandes clubes do Recife. O Estadual ficou em segundo plano – começou em dezembro de 2013, inclusive, só com a participação de equipes intermediárias.
Mas na reta final do hexagonal do título, a 100ª edição do Pernambucano começa a dar sinais de emoção. Com o Sport já classificado à próxima fase, Santa Cruz, Náutico, Salgueiro e Central lutam pelas outras três vagas.
Desde que o Estadual passou a ser disputado em sistema de semifinais e final, nunca um dos integrantes do Trio de Ferro ficou de fora da disputa – algo que pode acontecer em 2014. Restam apenas duas rodadas para a definição, e muita coisa está em jogo.
SANTA CRUZ
Dos times que ainda almejam a vaga, a situação do Tricolor é a mais tranquila. Com 14 pontos ganhos, o time tem uma campanha parecidíssima com a do Náutico, mas leva no saldo de gols: 11×4. A equipe do técnico Vica só depende de suas próprias forças para garantir a primeira colocação do hexagonal. Para isso, precisa vencer o Sport, amanhã, e o Central, no domingo. No entanto, novo tropeço em um Clássico das Multidões poderá custar caro à equipe coral caso o Central vença o Porto em Caruaru. Com este panorama, o Mais Querido pode chegar à última rodada precisando vencer a Patativa fora de casa a todo o custo.
NÁUTICO
A situação do Alvirrubro é parecida com a do time do Arruda, a não ser pela inferioridade no saldo de gols. Por isso, todo o cuidado é pouco para a equipe do técnico Lisca, que perdeu dois de seus principais jogadores – Luiz Alberto e Pedro Carmona – e precisa se reabilitar da derrota por 5×3 para o próprio Tricolor. Amanhã, o Timbu tem um difícil desafio diante do Salgueiro, no Cornélio de Barros, no Sertão. Um empate levaria o Náutico a 14 pontos e, praticamente, selaria a sua classificação, já que dificilmente o Carcará conseguiria eliminar a diferença de 12 gols de saldo. O Timbu pode se complicar caso seja derrotado no Sertão, pois na última rodada pega o Sport, enquanto o Salgueiro enfrenta o eliminado Porto.
SALGUEIRO
A vida do Carcará já poderia estar resolvida caso o time não tivesse sido derrotado no domingo pelo Central. O gol de Danilo Pires no Lacerdão embolou a classificação e reabriu a disputa por uma vaga na semifinal. Agora, para não correr riscos de ficar de fora, o Salgueiro vai precisar vencer o Náutico (amanhã, em casa) e o Porto (em Caruaru, no fim de semana). Os sertanejos têm 11 pontos ganhos, fruto de três vitórias e dois empates.
CENTRAL
A Patativa já era considerada por muitos como carta fora do baralho. Até a rodada passada, havia conquistado apenas uma vitória no hexagonal do título. Porém, o triunfo contra o Salgueiro, adversário direto pela classificação, fez a equipe alvinegra renascer. Obviamente, o objetivo do time caruaruense é ganhar os dois jogos que restam (contra Porto e Santa Cruz) para sonhar com a vaga. Porém, apenas o triunfo diante do rival local já poderá ser suficiente, desde que o Salgueiro perca os dois confrontos que terá pela frente. O Central é o quinto colocado, com nove pontos.
SPORT
O time da Praça da Bandeira pode se dar ao luxo de perder as duas próximas partidas, pois já está classificado. Porém, os dois compromissos do Leão são bastante motivadores – justamente clássicos diante dos arquirrivais. Amanhã, no Arruda, o Rubro-negro vai tentar impor ao Santa Cruz a quarta derrota seguida em um período de 20 dias. No domingo, na Ilha do Retiro, o adversário será o Náutico – time que já bateu o Sport duas vezes na temporada e está engasgado na garganta do torcedor leonino.
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário