Image Map

domingo, 21 de novembro de 2021

CRB e Vitória decidem suas vidas na Série B, nesta segunda, em Maceió



Nesta segunda (22), CRB e Vitória duelam às 18h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro. Restam duas partidas para o fim do torneio e as equipes vivem situações distintas. O Regatas é o 6º colocado, com 57 pontos, e o Leão da Barra, o 18º, com 41, nesta ordem. No último compromisso, o Galo perdeu de 1 a 0 para o Brusque, no Augusto Bauer, e o Rubro Negro aplicou 3 a 0 no Cruzeiro, em Salvador.

O confronto é muito alentado, pois tem tudo para sentenciar a vida de ambos na competição. Se os alagoanos vencerem, vão para a partida final com chances reais de classificação. Por outro lado, o Rubro-Negro pode sair da zona da degola se levar a melhor. De certo, o empate não vai ajudá-los, assim como aconteceu no 1º turno, no Barradão, quando Marcinho e Júnior Brandão definiram o placar final de 1 a 1.

Aliás, este foi o 24º duelo entre ambos na história, o 6º empate (25%), segundo o site OGol. Até então, o time baiano é superior com 11 conquistas (46%) e 40 gols, contra sete triunfos (29%) e 28 bolas na rede dos alagoanos. Detalhe: o CRB não vence o adversário há 11 anos, desde a fase de grupos do Nordestão de 2010: 1 a 0, com gol de Edmar. De lá pra cá, foram seis derrotas e cinco empates.

Pré-Copa do Nordeste

Coincidência ou não, os dois times entraram em campo na derradeira quinta (19), pela 3ª fase da Copa do Nordeste 2021. No Trapichão, o Galo da Pajuçara se garantiu na fase de grupos, ao vencer o Papão, por 2 a 0, após ter perdido em São Luiz, por 2 a 1. Jean Patrick no primeiro tempo, e Nicolas Careca, no segundo, anotaram os tentos.

O mesmo não se pode falar do Vitória. A equipe foi do céu ao inferno na mesma partida. Diante do seu torcedor, chegou a abrir 2 a 0 no Botafogo-PB, com Raul Prada e Fernando Neto. Contudo sofreu o empate (gols de William Machado e Welton Felipe, mutuamente) e terminou derrotado na marca da cal: 5 a 6.

Cenário na Série B

Em 36 jogos, o CRB soma até o momento 15 vitórias, 12 empates e nove derrotas. Campanha que faz jus à luta da equipe pelo acesso. Entretanto, o time não vive bom momento, no geral. Basta considerar que somou apenas nove pontos dos últimos 21 disputados e perdeu ao menos duas vezes a chance de entrar e permanecer no G4.

Em termos exatos, obteve três empates consecutivos seguidos de um empate e uma vitória intercalados. Contra o Brusque, longe de Maceió, pouco fez para vencer e pagou caro no fim do jogo pela passividade: Thiago Alagoano marcou o gol da vitória dos mandantes por 1 a 0, resultado que tirou a equipe da zona de rebaixamento.

Por sua vez, o Vitória luta na parte de baixo da tabela desde o começo da competição. Tanto é que nunca conseguiu passar da 10ª posição, isto é, figurar entre os nove primeiros colocados. A campanha ruim pode ser comprovada em números: são oito vitórias, 16 empates e 12 baixas, além de 30 gols marcados e 28 sofridos.

Apesar disso, nas derradeiras partidas o Rubro-Negro vem correndo atrás do prejuízo e se agarrando aos 26% de chance de permanência. Em outras palavras, o time perdeu apenas um jogo (para o CSA, na rodada 31) nos últimos sete competidos e vem de duas conquistas sucessivas, com placares expressivos sobre equipes qualificadas. Aplicou 3 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, e no Cruzeiro, no seu mando de campo.

CRB



Ainda em fase recuperação, após a cirurgia realizada no joelho esquerdo, o treinador Allan Aal não comandou o Galo contra o Moto Club e ainda é dúvida para o jogo desta segunda. Assim, a tendência é que o auxiliar Anderson Valinãs siga à beira do gramado. A certeza é que o o G o zagueiro Caetano estará à disposição.

Na quarta-feira (17), o defensor foi julgado pelo STJD e pegou dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Botafogo. Já cumpriu um contra o Londrina e, a principio, ficaria de fora contra o Vitória. Porém, o atleta recebeu sinal verde do orgão e vai jogar, com efeito suspensivo, ao lado de Gum. Embora não tenha feito boas apresentações recentemente, Reginaldo Lopes deve ser mantido na lateral direita.

Além dele, Claudinei retornou contra o Brusque e começa jogando no meio de campo. Pressionado pela mídia e pela torcida, Nicolas Careca quebrou jejum de gols de mais de três meses, na Copa do Nordeste, e deve formar o trio ofensivo, juntamente com Emerson e Jajá.

Nesse sentido, a provável escalação do CRB tem: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Caetano e Guilherme Romão; Claudinei, Jean Patrick e Diego Torres; Emerson, Jajá e Nicolas Careca. O Galo não depende mais dele, depende de outros resultados para conquistar o acesso. Agora, é matar ou morrer.

Vitória



Se perder ou mesmo empatar em Maceió, o Rubro-Negro pode até já ser rebaixado, porque os rivais diretos (Brusque, Remo e Ponte Preta) têm vantagem na pontuação. Os jogadores e o técnico Wagner Lopes têm um grande desafio pela frente que é vencer os dois próximos jogos para cogitar a permanência, dependendo ainda de outros resultados.

Contra o Botafogo-PB, o comandante escalou o time máximo e vai repetir a dose. O meia Fernando Neto cumpriu suspensão contra o Cruzeiro e retorna a equioe. Assim, Bruno Oliveira, titular no derradeiro joga, começa no banco, mas pode entrar no segundo tempo. Em compensação, Marcinho retorna ao sistema ofensivo. Ainda diante da Raposa, o jogador sentiu um incômodo na coxa, mas agora vai jogar junto com Fabinho e David, artilheiro com seis tentos.

Apesar da situação delicada, os jogadores mantêm esperança e vão fazer sua parte. Foi o que disse o lateral esquerdo Roberto, em entrevista concedida na última terça-feira. "Sendo bem sincero, devido a tudo que aconteceu no ano, a permanência para a gente será como o título. A gente sabe o que aconteceu, tem coisa que muita gente não sabe.

Estamos focados no melhor para o Vitória. Ninguém largou a toalha. Se for para cair, vamos cair atirando, lutando. Mas o pensamento é de não cair, de fazer nossa parte. O impossível a gente deixa para papai do céu fazer". Um provável time do Vitória tem: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Wallace, Thalisson e Roberto; João Pedro, Eduardo e Bruno Oliveira; Marcinho, Fabinho e David.

Arbitragem

Marcelo de Lima Henrique, do Rio de Janeiro, apita a partida, acompanhado dos assistentes Eduardo Gonçalves da Cruz, do Mato Grosso do Sul, e Márcia Bezerra Lopes Caetano, de Roraima. Rafael Carlos Salgueiro Lima, de Alagoas, será o quarto árbitro, Silbert Faria Sisquim, também do RJ, fica no VAR, com a observação de Emerson Luiz Sobral, de Pernambuco.

NM com Shelton Melo 

Fotos: Francisco Cedrim/CRB ,  Pietro Carpi / EC Vitória 

Nenhum comentário:

Postar um comentário