Image Map

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Árbitro alagoano participa de curso do VAR e já pode atuar na Série A do Brasileiro

Arquivo Pessoal/Cortesia   -   


O árbitro alagoano Dênis da Silva Ribeiro Serafim participou do curso de arbitragem de vídeo (VAR), promovido pela Comissão de Arbitragem da CBF, por meio da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, que teve início no dia 31 de janeiro e terminou nessa quinta-feira (4). Com isso, ele agora está apto a atuar na função de árbitro de vídeo na Série A do Campeonato Brasileiro.

A capacitação foi realizada no Oscar Inn Eco Resort, hotel situado em Águas de Lindóia, em São Paulo, de propriedade do ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira, José Oscar Bernardi, que atuava como zagueiro. As aulas do curso eram bem puxadas, com muitos treinamentos. Para se ter uma ideia, tinham início às 6 horas e terminavam às 23 horas.
“Foi uma experiência muito gratificante. Ser árbitro de vídeo é muito diferente de tudo aquilo que a gente já tinha vivido como árbitro de futebol. Você começa a enxergar o jogo de uma forma diferente”, disse Dênis Serafim, em contato com a Gazetaweb.

Agora, depois do curso, ele poderá atuar na 1ª Divisão do Brasileiro. “Graças a Deus, depois do curso, finalmente, a gente pode estrear na Série A, porque até para ser árbitro de campo você não pode apitar se não tiver o curso”, explicou.
Segundo ele, esse curso era para ter sido realizado em março de 2020, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, não foi possível. “Estou muito feliz, pois era pra ter feito esse curso no dia 21 de março do ano passado, mas faltando dois dias para o embarque, a CBF cancelou. Então, agora, é ficar bem nos estudos, focar no protocolo VAR, que é um protocolo que você tem que estar com ele na ponta da língua, porque tudo que você verbaliza na cabine é gravado. Quanto às regras a gente já está bem afiado com os conceitos e o protocolo eu estou estudando cada vez mais. Agora é só aguardar para ser escalado na a Série A para, finalmente, ter esse meu sonho realizado”, encerrou.

Natural de Maceió, Dênis Ribeiro Serafim tem 35 anos e, além de árbitro de futebol, também é professor de Educação Física. Na temporada 2019/20 ele atuou em sete jogos, sendo um pela Copa do Nordeste, um pela Copa do Brasil, três pela Série B, um pela Série C e um pela Série D.

NM com Fernanda Medeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário