Image Map

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Cerca de 70 profissionais do CRB fazem testes para Covid-19, segundo Biomédica

FOTO: DIVULGAÇÃO/CRB

Desde a última segunda-feira (15), o CRB começou as testagens para detectar o novo coronavírus (Covid-19) em atletas, na comissão técnica e nos demais profissionais do clube. A ação do Galo aconteceu em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e um laboratório privado.
A Biomédica Cláudia de Oliveira, responsável pelas testagens dos profissionais regatianos, explicou os procedimentos realizados durante entrevista à Rádio Maceió AM 1020.
"O teste é qualitativo e avalia as imunoglobulinas IgM e IgG. O IgG é a fase ativa da doença, onde tem um risco maior de contaminação. Já o IgG é a parte mais crônica, onde há produção dos anticorpos, a chamada 'imunidade adquirida'. O risco de contágio é menor", disse.
Cláudia ressaltou que o exame é sorológico e avalia se o paciente está na fase ativa do vírus ou se já teve algum contato [com o novo coronavírus], ficando apenas uma resposta imunológica.
As testagens para a doença nos profissionais do CRB começaram na segunda (15), com atletas e a comissão técnica, enquanto para os demais profissionais do Regatas aconteceu nesta terça (16). De acordo com a Biomédica, "até o momento, cerca de 70 profissionais do clube foram testados. A primeira fase, com jogadores e comissão técnica, foi através de um 'drive-thru'. Já com os outros funcionários aconteceu no próprio Ninho do Galo", afirmou.
A responsável pelas testagens nos profissionais do CRB comentou também que os resultados são contabilizados e entregues ao Departamento Médico do Galo no mesmo dia que foram realizados. Além disso, se algum atleta for diagnosticado com o novo coronavírus, cabe ao clube tomar as providências cabíveis.
"Uma vez realizado os exames, enviamos de imediato para o setor médico do clube, e fica a critério deles o protocolo a ser seguido. Nossa prioridade é a liberação rápida dos resultados para que o clube adote as medidas a serem seguidas, caso algum atleta seja testado positivo", disse.
Segundo Cláudia de Oliveira, o laboratório, que também atende o público geral, deu prioridade para as testagens do CRB, relevando a importância para a possível volta das atividades presenciais do clube.
"Disponibilizamos uma equipe específica para lidar com os profissionais do clube. Houve, com antecedência, uma preparação para recebê-los. Com essa equipe, nós conseguimos agilizar a entrega dos resultados", finalizou a Biomédica.
NM com Luiz Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário