Image Map
Image Map
Image Map

terça-feira, 21 de maio de 2019

CSA x Goiás marca a primeira vez em que uma mulher apitará na Série A desde 2005

FOTO: KIN SAITO/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta terça-feira (21), que a partida CSA x Goiás, válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, será comandado por uma mulher desde 2005. Em sorteio, ficou definido que a paranaense Edina Alves (CBF) representará a volta da arbitragem feminina ao comando de uma partida da Série A após 14 anos.
A última partida da Série A arbitrada por uma mulher foi em 2005, no duelo entre Fortaleza e Paysandu, pelo segundo turno da competição. A responsável pelo jogo foi Silvia Regina, que acompanhará de perto o confronto deste domingo. Isso porque, a ex-árbitra será a supervisora do árbitro de vídeo, no Rei Pelé, em Maceió.
Última partida do Brasileirão apitada por uma árbitra ocorreu há 14 anos com Silvia Regina; ela, inclusive, será supervisora do VAR no jogo em Maceió
FOTO: ARQUIVO/MUSEU DO FUTEBOL























A escalação de Edina foi apontada por Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, como um marco para a arbitragem brasileira. Mas, além disso, como um momento merecido pela árbitra paranaense.
"Eu só consigo ver meus árbitros como pessoas iguais. Acho que ela serve como exemplo não só para mulheres, mas para todos. A Edina era bandeira, abriu mão do escudo da FIFA, de árbitra internacional, porque tinha o sonho de ser árbitra central. Então, ela voltou às categorias de base, começou a apitar na base, largando o escudo internacional de auxiliar. Ela já conseguiu alcançar o quadro internacional como árbitra central e, hoje, está chegando na Série A. Para mim, ela é um exemplo para todo mundo", destacou o ex-árbitro.
Ao lado de Edina Alves no confronto entre Azulão e Esmeraldino, estarão os assistentes Emerson Augusto de Carvalho (CBF-SP) e Neuza Back (CBF-SC). Atualmente, o CSA ocupa a 18ª posição, com três pontos. Já o Goiás, com seis pontos, se encontra na 6ª colocação. O jogo em questão acontecerá na segunda-feira (27), no Estádio Rei Pelé, às 20 horas.
NM com Maurício Manoel

Nenhum comentário:

Postar um comentário