Image Map

domingo, 21 de janeiro de 2018

Confira o regulamento do Campeonato Alagoano de 2018

O torcedor alagoano se reencontra com o Estadual na tarde deste domingo (21). E o certame, que reúne um time a menos - em comparação com o Alagoano de 2017 -, sofreu mudanças visando, principalmente, à adequação ao calendário da Copa do Mundo da Rússia, que acontece em junho, quando as principais competições do país serão suspensas.
A alteração que deverá ser mais sentida pelo torcedor é exatamente a quantidade de jogos, pois, cada uma das nove equipes - CSA, CRB, CEO, ASA, Santa Rita, Coruripe, Murici, CSE e Dimensão Saúde - fará apenas oito jogos nesta primeira fase. Todas fazem parte da mesma chave, com as quatro melhores colocadas avançando para a fase eliminatória.
Os dois times de melhor campanha classificam-se para as semifinais com a vantagem do empate na soma dos resultados, além de poder fazer a segunda partida em casa. Já os finalistas serão conhecidos por meio do tradicional cruzamento olímpico, com o primeiro colocado enfrentando o quarto, e o segundo encarando o terceiro.
Já a grande final também terá duas partidas, assim como no ano passado, quando o CRB sagrou-se tricampeão. Havendo empate na soma dos resultados, o campeão será conhecido na disputa por pênaltis, em 8 de abril, cerca de 30 dias antes do início da Série B do Brasileiro - que, este ano, também terá a participação do CSA. O mesmo critério (sobre as penalidades) vale para as semifinais.
O campeão garante vaga nas copas do Nordeste e do Brasil no ano que vem. Já o segundo colocado, como ocorreu ao CSA em 2017, terá de participar de uma seletiva para se garantir no Nordestão, apesar de já assegurar sua vaga na Copa do Brasil. A terceira e última vaga na Copa do Brasil ficará com o terceiro colocado.
E os finalistas também conquistarão o direito de disputar a Série D do Brasileiro deste ano, desde que a grande final não seja entre CSA e CRB, que estão na Segunda Divisão. Neste caso, a escolha dos representantes alagoanos obedecerá o mesmo critério, com terceiro e quarto colocados seguindo para a disputa nacional.
Por fim, outro detalhe é que, em 2019, o certame estadual terá apenas oito clubes, pois, neste ano, apenas o campeão da divisão de acesso garantirá vaga.
NM com Bruno Soriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário