Image Map

quinta-feira, 11 de junho de 2015

CEAF MARCA DATA PARA ADAPTAR ÁRBITROS AS EXIGÊNCIAS DA CBF, MAS BEM QUE PODIA SER EM OUTRA DATA

Foto: Paulo Lira

A CEAF Alagoas através do site oficial da Federação Alagoana de Futebol divulgou nesta quinta-feira(11) as datas que serão realizadas as aulas de extensão de carga horária para os árbitros que se formaram antes de 2013, para que eles fiquem aptos a ingressarem futuramente na CBF,  já que a entidade Nacional exige no mínimo que o curso tenha sido concluído com 220h e não com 160h como era ministrado aqui no nosso Estado, e que também não passem mais aquele vexame quando são indicados de forma irregular. 

Vejamos o edital de convocação que foi exposto no site da FAF:

A Federação Alagoana de Futebol em parceria com a Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF/AL) promoverão, de 16 a 25 deste mês, o Curso Complementar de carga horária para árbitros de futebol formados antes de 2013. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala da CEAF, situada à Avenida da Paz, nº 1432, Centro, Maceió/AL, nos dias 12 e 15 de junho, com o vice-presidente da Comissão, Alton Olímpio. É necessária a apresentação do diploma.
Na próxima semana, a CEAF divulgará a programação do curso com os horários, assuntos e os docentes que ministrarão as aulas. 
Clique AQUI e confira o Edital de convocação. 
Fiquei muito feliz com a convocação da Comissão para regularizar os seus pupilos, a CEAF agiu com transparência e agilidade. Até parabenizaria a mesma por isso, se não fosse a forma arbitrária  com que esta convocação foi articulada.´
Explico:
O Notícia na Mira já se posicionou contrário a chapa 02 da eleição do SINDAFAL, não por aversão a composição da mesma e sim por defender que um árbitro atuante não deveria mais comandar o Sindicato tendo em vista os inúmeros deslizes e omissões que a atual gestão cometeu por ter um árbitro ainda na ativa, sem contar que não sou muito adepto de ter um sindicato pelego***, submisso aos interesses das Comissões de Arbitragem Estaduais, que é justamente o que irá acontecer  caso a chapa encabeçada por Francisco Carlos do Nascimento chegue ao poder, lembrando também que o candidato é apoiado pela Comissão e que até tem utilizado a sala da CEAF na sede da FAF como comitê de campanha devido as inúmeras visitas acompanhado de um de seus vices, ele é sem dúvida o candidato da Comissão e da FAF. O que não vejo como ilegalidade isso, acho até normal que exista um candidato apoiado pela entidade que lhe dirija, pois como irá defender os seus interesses? Só acho "um pouco" imoral, mas é democrático, acreditem. Dito isso, explico melhor agora o porque chamei a convocação de arbitrária.
Vocês não acham estranho a CEAF convocar este curso no período da Eleição do SINDAFAL? Não? Eu acho, até porque lá estarão inseridos alguns dos eleitores, sem contar que estará fazendo uma média com a categoria dentro da Federação na semana da votação e no dia do pleito.(de 16 a 25 deste mês, eleições dia 19 das 9 às 19h). Só para se ter uma ideia, o edital está mal elaborado, em nenhum momento ele cita que se alguém antes de 2013 que tiver com carga horária correta não precisa ir. Lembrando que os cursos só passaram a ter 160h de carga horária a partir de 2008, quando esta Comissão assumiu, de 2007 para trás na gestão do Presidente Sebastião Canuto da Hora, os cursos tinham no mínimo 320h. Portanto subtende-se que todos devam comparecer, a convocação é geral.
Outra coisa que me chamou atenção, tenho acompanhado de forma não muito convencional as escalas do futebol amador sub-20, até porque os mesmos não estão sendo divulgados no site da Federação, mas sempre temos amigos que nos enviam, rodada a rodada, e nelas vejo também que árbitros que não estavam sendo escalados, agora estão voltando a figurar nas escalas. Lamentável, agora todos são importantes, afinal de contas teremos uma eleição em breve.
Dizem que em eleições vale tudo, até mesmo utilizar artifícios inóspitos, eu não concordo, não apoio, não aceito, muito menos compartilho com estes "jogos sujos" . Não falo especificamente deste pleito, falo de Eleições de uma forma geral. Acredito na ética, na moral e na decência das idéias, que cada chapa ou candidato deveria expor suas idéias para de uma forma limpa conquistar seus votos por merecimento. Nunca apoiei coisas erradas e não será agora que farei isso, a Democracia tem que prevalecer sempre. Que vença o que melhor apresentou suas ideias. Mas isso tudo é utopia da minha parte, pois na prática isso não funciona.
Para o NM pouco importa quem irá vencer o pleito. Chapa 01? Chapa 02? Seja uma, ou outra, sempre estaremos cobrando e mostrando as mazelas e os benefícios  produzidos pelas entidades que comandam a arbitragem alagoana. Esse relato é apenas  o pensamento deste meio de comunicação que acompanha com exclusividade na integra os bastidores da arbitragem alagoana. Até quando? Não sei, pois já estamos esgotados de tanta nojeira.
***O termo pelego foi popularizado durante a era Vargas, nos anos 1930. Imitando a Carta Del Lavoro, do fascista italiano Mussolini, Getúlio decretou a Lei de Sindicalização em 1931, submetendo os estatutos dos sindicatos ao Ministério do Trabalho. Pelego era o líder sindical de confiança do governo que garantia o atrelamento da entidade ao Estado. Décadas depois, o termo voltou à tona com a ditadura militar. "Pelego" passou a ser o dirigente sindical indicado pelos militares, sendo o representante máximo do chamado "sindicalismo marrom". A palavra que antigamente designava a pele ou o pano que amaciava o contato entre o cavaleiro e a sela virou sinônimo de traidor dos trabalhadores e aliado do governo e dos patrões. Ex:Esse sindicalista é um pelego.
APOIO:

Um comentário: