Image Map

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FINAL DA COPA DE 58: UMA RELÍQUIA HISTÓRICA DO FUTEBOL MUNDIAL

Estava na sala de esportes do Timaço da Gazeta quando o chefe, Waldemir Rodrigues me chamou em seu computador para me mostrar uma relíquia do futebol mundial, a filmagem original da grande final da Copa do Mundo FIFA de 1958 onde o nosso Brasil conseguiria seu primeiro título vencendo a anfitriã Suécia por 5 a 2 em uma partida épica e de muitas curiosidades. O mestre Waldemir, como bom comentarista, fez várias colocações no pouco tempo que assistimos, como por exemplo, a forma com que as duas equipes tocavam a bola demonstrando que o tal do tic-tac do futebol espanhol na Copa de 2010, já existia desde aquela época.
Um lance engraçado envolvendo a arbitragem da partida me chamou atenção, o meia da Suécia lança uma bola nas costas do zagueiro capitão brasileiro Bellini e ele pula e agarra a bola com a mão, o árbitro francês Maurice Guigue sai correndo em sua direção, chega perto do defensor, conversa e não lhe apresenta o cartão amarelo pela atitude anti-desportiva. 
Maurice Guigue apitou o histórico jogo Suécia x Brasil na Copa de 58
Olhei para o chefe e disse:
" Oxe, ele não vai mostrar o cartão não é?" 
Waldemir disse: 
"PL, nessa época não existia cartões não, a arbitragem advertia os atletas verbalmente. 
Pois é, eu confesso que não sabia que os cartões vermelhos e amarelos só tinham sidos encorporados na regra do jogo na Copa do mundo de 1970. Antes havia expulsões e advertências, mas sem a utilização deste instrumento. Antigamente o cartão era dado depois de três fases; o jogador cometia duas faltas para cartão amarelo, levava-os e poderia continuar jogando, na terceira, era vermelho na hora.

O criador e sua criatura
O responsável pelo resgate histórico foi o engenheiro Carlos Augusto Marconi(foto), 64 anos, um especialista em telecinagem que montou um verdadeiro quebra-cabeças durante anos até concluir o trabalho em 2008. Só nesta semana, no entanto, por ocasião de uma reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", o material foi disponibilizado no Youtube.

Para construir a transmissão da vitória brasileira por 5 a 2 diante dos donos da casa, a Suécia, o engenheiro utilizou áudio ambiente retirado de
uma película inglesa, com imagens obtidas em 2006 e narradas em russo. Ele as usou como base em vídeo e cobriu as imagens com áudios de rádios
brasileiras.
O trabalho com o som foi ainda mais difícil. Além do áudio ambiente, ele queria usar narrações brasileiras da época. Mas os arquivos que obteve da Rádio Bandeirantes e da Rádio Nacional não tinham a narração completa.Cada um omitia uma parte do jogo. Por isso, ele resolveu juntar as duas. Como naquela época havia um narrador para cada lado do campo, a versão final ficou com quatro narradores. Faltou apenas um minuto do jogo para cobrir com o áudio, que ficou apenas com o som ambiente da partida.

Assista ao vídeo CLICANDO AQUI 

APOIO:
FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário