Image Map

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O CORONEL DO APITO APOIA A ANAF? SERÁ MESMO?

"A pressa é inimiga da perfeição". 
Vamos sim falar do que foi discutido de uma forma geral no congresso da ANAF neste último final de semana, mas primeiro vamos relatar como foi a participação do Coronel Aristeu no evento.
            
O Presidente da Comissão Nacional de Árbitros (Coronel Aristeu Leonardo) participou do XXXI Congresso na ANAF realizado neste final de semana no estado de São Paulo. Aristeu Leonardo prestigiou o evento e fez uma palestra bastante técnica sobre o momento atual da arbitragem nacional. Onde falou de projetos em andamentos e futuros.

Abordou temas relevantes como:
  • A importância das Federações Estaduais implantarem uma ouvidoria e uma corregedoria independentes e harmônicas com as comissões estaduais (esses órgãos já foram implantados nos estados de São Paulo e Pernambuco)
  • As avaliações e a RENAF 2013 devem está definidas até o mês de março.
  • Toda documentação dos árbitros devem ser enviadas até o dia 30 de janeiro.
  • Redução da taxa etária dos árbitros como um processo natural em função da elevação de dificuldade dos testes físicos
  • Redirecionamento dos árbitros em final de carreira (serem aproveitados pelas Federações e pela CONAF como Assessores e Instrutores)
  • Inserir o Pilar Mental nas Federações Estaduais
  • As Federações Estaduais devem disponibilizar instrutores físicos
  • A importância da participação (efetiva e atuante) dos Árbitros da CBF nos Campeonatos dos seus Estados e que seria utilizado como critério para a Comissão Nacional/CBF escalar nos Campeonatos da CBF 2013
O Coronel Aristeu Leonardo (Presidente da CONAF/CBF) enfatizou a importância dos árbitros da CBF participarem efetivamente nos seus campeonatos estaduais. Principalmente nos jogos “mais importantes”, semifinais e finais da competição. Chegou a questionar a todos: 

“ Se não servem para apitar nos Campeonatos dos seus Estados, como servem para apitar nos Campeonatos da CBF?”


Segundo o Coronel, esse será um dos critérios mais importantes para a participação dos árbitros da CBF nas competições nacionais.

            
A presença do Presidente da CONAF/CBF foi de grande importância para o
fortalecimento da ANAF junto aos Sindicatos e Árbitros de todo o Brasil. O Coronel Aristeu Leonardo Tavares também se mostrou muito aberto para receber propostas e ideias da ANAF que possam contribuir com a arbitragem nacional. Atendeu o pleito da ANAF em que os Sindicatos tenham o direito de indicar um Assessor de Arbitragem no seu Estado. Esta proposta já havia sido apresentada e prontamente aceita pelo então Presidente Sérgio Correa com o apoio da CBF.  
           
Muito simpático o Coronel Aristeu Leonardo chegou ao evento na hora marcada em ponto para a sua palestra, cumprimentou a todos um por um, com exceção do meu amigo Marcelo Marçal do APITO NACIONAL, e se colocou à disposição de todos os presentes deixando o número do seu telefone e e-mail. Torcemos para que o Coronel Aristeu Leonardo realmente acate as reivindicações da ANAF para o fortalecimento de toda classe. 

Escutei uma conversa de pé de orelha que dizia que o Cel. não está mandando em nada na C.A. CBF, e quem fazia as escalas era o Dionísio  Roberto Domingos. Será mesmo?

Um comentário:

  1. Anônimo12/11/12

    "A importância da participação (efetiva e atuante) dos Árbitros da CBF nos Campeonatos dos seus Estados e que seria utilizado como critério para a Comissão Nacional/CBF escalar nos Campeonatos da CBF 2013."

    É bom avisar o Coroné, que isso aqui nunca vai vingar, pois a maioria dos amigos do REIZINHO, são os árbitros locais, que se curvam, e sempre apitam mais.

    ResponderExcluir