Image Map

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Copa do Nordeste de 2024 já tem desenho formado; confira os 28 times



Com o fim do Campeonato Potiguar, o último estadual do Nordeste a ser encerrado, na semana passada, a Copa do Nordeste de 2024 começa a ter seu desenho mais bem definido. O América-RN se sagrou campeão e vai direto para a fase de grupos do Nordestão, enquanto o ABC, vice-campeão, vai disputar a fase preliminar. O ge aproveita para fazer esse desenho de quem já está classificado diretamente para a fase de grupos e quem está garantido no Pré-Nordestão.

Vale lembrar que o critério adotado para listar os clubes abaixo é considerando que a Liga do Nordeste e a CBF repitam as formas de classificação e números de vaga em relação às disputas deste ano.

Vale lembrar que o critério adotado para listar os clubes abaixo é considerando que a Liga do Nordeste e a CBF repitam as formas de classificação e números de vaga em relação às disputas deste ano.

Se for mantido o critério, já estão garantidos na fase de grupos todos os nove campeões estaduais de 2023, além do clube mais bem posicionado no ranking da CBF 2023 de cada uma das três melhores federações nordestinas no ranking (Bahia, Ceará e Pernambuco). Se o melhor ranqueado dessas federações for também o atual campeão estadual ou se esse time não tiver disputado a 1ª divisão no ano anterior, então a vaga passa para o segundo melhor ranqueado.

Já para a Pré-Copa do Nordeste se classificam 16 times. Os primeiros nove são o melhor posicionado no ranking da CBF 2023 de cada um dos estados do Nordeste, excluindo-se aqueles classificados para a fase de grupos ou que não tenham disputado a 1ª divisão estadual em 2022.

Além desses, também disputa o Pré-Nordestão a equipe mais bem classificada em cada um dos campeonatos estaduais de 2022 das sete melhores federações nordestinas no ranking da CBF 2022 (todas exceto Sergipe e Piauí), excluindo-se aquelas classificadas para a fase de grupos ou pelos critérios já descritos.

Confira abaixo quem está classificado para cada fase da Copa:

Garantidos na fase de grupos

América-RN (campeão portiguar)

Bahia (campeão baiano)

Ceará (via ranking)

CRB (campeão alagoano)

Fortaleza (campeão cearense)

Itabaiana (campeão sergipano)

Maranhão (campeão maranhense)

Náutico (via ranking)

River-PI (campeão piauiense)

Sport (campeão pernambucano)

Treze (campeão paraibano)

Vitória (via ranking)

Garantidos na Pré-Copa do Nordeste

ABC (via ranking)

Altos (via ranking)

ASA (vice-campeão alagoano)

Botafogo-PB (via ranking)

Confiança (via ranking)

CSA (via ranking)

Ferroviário (via ranking)

Iguatu (terceiro colocado no Cearense)

Jacuipense (vice-campeão baiano)

Juazeirense (via ranking)

Moto Club (vice-campeão maranhense)

Potiguar de Mossoró (3º colocado no Potiguar)

Retrô (vice-campeão pernambucano)

Sampaio Corrêa (via ranking)

Santa Cruz (via ranking)

Sousa (vice-campeão paraibano) do Nordeste 2024.

NM com GE

Foto: Lucas Figueiredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário