Image Map

terça-feira, 31 de março de 2020

Mutange fecha de vez os portões: CSA agora vai buscar novo local para continuar sua história

CT Gustavo Paiva está fechado de vez — Foto: GloboEsporte.com

O portão do velho Mutange está fechado. De vez. Vale até guardar a data: 30 de maio de 2020. A despedida foi melancólica. Sem o som da torcida, sem o barulho que o futebol proporciona.

O Estádio Gustavo Paiva, que se transformou no CT do Azulão e foi tão presente na vida dos torcedores, virou a partir desta terça uma lembrança.

Ele está ali há 97 anos. Fundado em 22 de novembro de 1922, acompanhou o crescimento do CSA e do futebol alagoano. Teve até uma partida internacional em 1951. O craque Dida brilhou no empate por 1 a 1 contra os argentinos do Vélez Sarsfield.

Os mais velhos marujos têm memórias de jogos, de vitórias, de campeonatos. Os mais jovens têm o Mutange como referência por ser o Centro de Treinamento. Foi de lá que surgiu a reação mágica que levou o CSA da Quarta para a Primeira Divisão do Brasileiro em apenas três anos. Um feito inédito no país.
Goleiro Carijó para o ataque do Vélez no amistoso de 1951, no Mutange — Foto: Museu dos Esportes, divulgação
O estádio abriu suas portas para Oscarzinho, Dida, Paranhos, Rommel, Peu, Jacozinho, Edson Ferreira, Lino, Catanha, Wilson, Didira, Jonathan Gómez e outros tantos jogadores que marcaram o nome na história do clube.

Quando os treinos voltarem, após a pandemia, o CSA estará numa casa alugada. O Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, vai ser o CT para o time até a construção da nova casa.

De acordo com a diretoria, dois municípios estão sendo avaliados: Rio Largo e Marechal Deodoro. Em enquete feita pelo GloboEsporte.com, os internautas preferiram Marechal, perto do Polo Industrial, mas foi quase um empate técnico. Essa opção venceu a disputa com 50, 12% dos votos. Rio Largo teve 49,88%.

O novo CT, de acordo com a diretoria, vai ser construído com o dinheiro da indenização paga pela Braskem, empresa mineradora que explorou o sal-gema na região do Mutange.

Campeão do mundo com a Seleção, Dida começou a carreira no Mutange — Foto: Arquivo Museu do Esporte
Despedida

A última atividade com os jogadores no CT Gustavo Paiva foi realizada no dia 16 de março. Recuperado de uma fratura no tornozelo, o centroavante Alecsandro participou da coletiva e, aos 39 anos, disse estar empolgado com o retorno ao futebol. Ele fez até um gol na vitória por 4 a 0 contra o Freipaulistano, dia 15, pelo Nordestão. Ninguém sabia que essa seria a última entrevista no CT.

No dia 17 de março, o CSA anunciou a paralisação das atividades por causa da pandemia de coronavírus. Nesse período, fez a mudança para o Nelsão, mas, na correria para cumprir os prazos, deixou as traves no velho Mutange. Isso resume a valsa da despedida.

NM com Globoesporte.com/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário