Image Map

sexta-feira, 3 de abril de 2015

CONHEÇA UM POUCO DO ÁRBITRO QUE IRÁ COMANDAR O "CLÁSSICO DAS MULTIDÕES" DESTE DOMINGO

O blog Notícia na Mira, o único especializado em arbitragem em Alagoas, vem através desta matéria apresentar o árbitro que irá comandar o "Clássico das Multidões" entre CRB e CSA deste domingo dia 5 de Abril de 2015. E no intuito de esclarecer e também informar, contaremos um pouco da história e como José Ricardo Laranjeira chegou a poder esta escrevendo o seu nome na história do futebol e da arbitragem de Alagoas.

Para iniciarmos nosso relato, gostaríamos de perguntar:
Laranjeira é uma aposta ou uma revelação?
Eu diria que nem é uma coisa nem outra, e vou explicar o porque.

O árbitro José Ricardo Laranjeira de 29 anos(completará 30 no dia 28 deste mês de Abril) é membro da FAF desde o ano de 2003, ou seja, já tem 12 anos de arbitragem. Possui um cartel de aproximadamente 70 jogos só no Campeonato da Primeira Divisão. É árbitro do quadro nacional desde o ano de 2013 e Já teve a oportunidade de apitar um clássico entre ASA e CRB, entre outros jogos importantes nos seus 13 anos de Federação Alagoana de Futebol. Ou seja, é um árbitro com relativa EXPERIÊNCIA.
Mas de repente alguém pode se manifestar dizendo: Mas eu nunca ouvi falar neste árbitro!
Eu diria: Verdade!
O Árbitro José Ricardo Laranjeiras só “apareceu” para o futebol alagoano no jogo: ASA 1 x 1 CSA na Final do Primeiro Turno de 2015. Os torcedores do CSA podem questionar a sua arbitragem, mas afirmo que o mesmo fez uma boa arbitragem e que a equipe do CSA foi prejudicada, mas não pelo apito do Laranjeiras e sim pela bandeira do Assistente José Wagner dos Santos que assinalou um impedimento de forma equivocada por está mal posicionado.
José Ricardo Laranjeira era até o ano passado um árbitro sub aproveitado pela CEAF/AL. Um árbitro que estava ameaçado, pela própria Comissão local de perder o seu escudo, porque dentro dos critérios (pessoais) da CEAF/AL o mesmo não se encaixava.
Apesar do seu potencial técnico e físico, nunca foi valorizado por esta Comissão. Durante este tempo viu passar na sua frente árbitros com menos potencial que o seu, foi o último a entrar no quadro da CBF, onde só conseguiu o escudo em 2012. Teve por várias vezes a sua permanência no Quadro Nacional colocada em suspeição pela atual Comissão de Arbitragem e por dirigentes do alto escalão da Federação.

Mas em 2015 a arbitragem se transformou para o Laranjeira. Não pela CEAF/AL, mas sim pela Comissão Nacional de Arbitragem que através de uma política de valorização de novos árbitros começou a oportunizar espaços em competições de nível Nacional o colocando em jogos importantes da Copa do Nordeste e em sorteios para jogos das semifinais desta competição.
Pegando carona no posicionamento da Comissão Nacional, a CEAF/AL se viu obrigada a tomar o mesmo posicionamento. Pois, não era conveniente ver um árbitro do quadro local sendo prestigiado lá fora e aqui dentro desvalorizado (como sempre foi).

Quero destacar aqui que além do José Ricardo Laranjeira temos outros árbitros com grande potencial técnico, físico, social e psicológico que são sub aproveitados pela CEAF/AL. Cito: Josevaldo Bizarria e Rafael Salgueiro. 

Você deve está se perguntado: Então quer dizer que o Larajeira é um árbitro pronto e acabado? 
Não! Claro que não! Laranjeira precisa melhorar tecnicamente e muito! Precisa demonstrar mais tranquilidade e aplicar cartões com mais critérios e dentro das leis (Regras). 
Tem muito a aprender!

Antes que venham com informações falsas ou incompletas, o Árbitro mais novo a apitar um clássico entre CSA x CRB foi o Árbitro Charles Hebert Cavalcante Ferreira no ano de 2006 aos 26 anos de idade.

Diante de tudo isso, só me resta desejar sorte ao árbitro José Ricardo Laranjeira e todo seu quinteto de arbitragem. E já adianto que os prováveis árbitros que irão para o sorteio do próximo clássico de quarta - feira serão Francisco Carlos do Nascimento e José Reinaldo Figueiredo. Mas pode ser que para contrariar minha suposição, venha na Ata do Sorteio os nomes de Francisco Carlos do Nascimento e Dennis Serafim Ribeiro, sendo sorteado Francisco Carlos (Chicão). Só aguardar para ver.

Espero que com este breve relato sobre o Árbitro Ricardo Laranjeira, o amigo internauta torcedor de CRB e CSA em especial, possa está conhecendo este que será o comandante do primeiro Clássico deste ano.

Bons clássicos para todos.

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário