Image Map

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

DOIS ALAGOANOS ESTÃO ATUALMENTE DENTRE OS 50 ÁRBITROS MAIS ATUANTES DO BRASIL

Manter viva a memória é um elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva das pessoas. Isto não significa que vamos ficar preso no passado, mas sim conservar seus pilares e não perder a identidade. Temos que compreender o porque alguns chegam a alguns lugares para que os acontecimentos atuais tenham sentido, evitando que sejamos manipulados e dominados por falta de dados objetivos.
Acho tudo isso muito legal, pois é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Por isso reintegro o pensamento da importância de se colocar a arbitragem brasileira em uma planilha, dar números as atuações, e é justamente o que iremos mostrar agora nesta matéria.

Segundos dados coletados pela Comissão de Arbitragem Nacional, a C.A.CBF, hoje presidida por Sérgio Corrêa da Silva, principal mentor destas estatísticas, descobrimos que existem dois árbitros alagoanos que na atualidade estão entre os cinquenta (50) árbitros que mais atuaram nos campeonatos promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol. Talvez eles nem saibam, mas irão ficar sabendo agora.
Francisco Carlos do Nascimento nosso árbitro FIFA está na 16ª posição, com 8 atuações em Copa do Brasil, 63 na série "A", 35 na série "B", 3 na "C" e 2 na "D", totalizando 111 atuações pela CBF. 
O outro árbitro é Charles Hebert Cavalcante Ferreira que totaliza 53 atuações no geral, sendo 12 na Copa do Brasil, 2 na série "A", na "B" 22, na "C" 11 e na "D" 6. Números que impressionam devido sua jovialidade e pelos problemas que enfrentou no inicio da sua carreira como árbitro CBF.

Se ficou curioso para saber quem é o primeiro colocado, não ficará mais. Pois neste caso existe até um fato interessante. O catarinense carequinha, Heber Roberto Lopes (foto), está no topo da tabela com 363 atuações, maior parte dela em jogos da elite do futebol (281), a famosa série "A, e faltando apenas 14 jogos para empatar em números de atuações com dois dos melhores árbitros que já tivemos no Brasil, Arnaldo César Coelho e Carlos Eugênio Simon.
Na sequência da lista aparecem o gaúcho Leandro Pedro Vuaden(188), o carioca Marcelo de Lima(181) e o goiano Wiltom Pereira Sampaio, que junto ao Heber formam o G4 da arbitragem nacional. 
O melhor Nordestino colocado é o baiano Jailson Macêdo Freitas com 152 atuações na 6ª colocação.
Nosso árbitro da Copa do Mundo FIFA 2014, Sandro Meira Ricci ocupa a 8ª colocação com 144 atuações.

São muitas histórias dentro destas estatísticas e números que impressionam. Gosto muito de divulgar estas curiosidades, pois como já disse no alto desta matéria: 
Manter viva a memória é um elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva das pessoas".

Na lista também podemos ver o nome dos amigos Fabrício Neves, Claúdio Mercante e Emerson Sobral meus conterrâneos de Pernambuco, Arilson e Garrido da "Baêa" rs,  Cláudio Francisco e Rogério de Sergipe, pessoas do bem que também merecem nossa reverência, não que os outros não mereçam, mas esses que citei costumo ver com mais frequência, o nosso convívio é bem maior.
Parabéns para todos.
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário