Image Map

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A ARBITRAGEM DO CLÁSSICO TAMBÉM FOI ASSUNTO DA CRÔNICA ESPORTIVA DE ALAGOAS NO DIA DE HOJE

Foto: Minuto Esportes registrou ! CRB 2 x 1 ASA
Thales, Flávio, Rondinelli e Reinaldo, quarteto de arbitragem de CRB x ASA (foto: Thiago Davino)

Acompanhei atentamente ontem após o jogo e hoje dentro das resenhas esportivas das rádios alagoanas da capital, a avaliação de vários amigos cronistas sobre a atuação da equipe de arbitragem do clássico CRB e ASA pela série "C" do Brasileirão.
Muitos deles falaram que por se tratar de ser um jogo clássico do nosso Estado, e pelas colocações na tabela de cada equipe, o jogo foi um pouco mais tenso do que o normal. E dentro deste contexto, na maioria das opiniões apontavam que o árbitro central do jogo, Flávio Feijó de Omena, conduziu a a partida de forma uniforme e equilibrada, utilizando o método da arbitragem moderna, marcando poucas faltas e usando os cartões em momentos extremamente necessários, o que fez também com que muitos comentassem que a estratégia utilizada pelo árbitro foi arriscada, havia um receio muito grande por parte da crônica alagoana que o jogo descambasse para a violência, já que as duas equipes tem um nível muito alto de rivalidade. 
Mas isso não aconteceu, pois Flávio conseguiu conter os ímpetos acirrados dos atletas, principalmente no primeiro tempo com uma boa dose de conversa e autoridade, aspectos adquiridos com a experiência dos seus 17 anos de arbitragem. 

Eu confesso que não gosto deste tipo de estratégia, prefiro a atuação enérgica do cartão como forma de manter o jogo sobe controle, mas vale lembrar que por isso sou repórter e não árbitro de futebol. No critério físico houve uma grande surpresa por parte de todos, pois o veterano árbitro soube administrar o desgaste e ainda no final da partida dava piques de longa distância para acompanhar a jogada em cima do lance.

Os amigos cronistas destacaram também a atuação dos assistentes, infelizmente a avaliação não foi a mesma do árbitro central, pois todos os comentários apontavam para um erro na anulação de um gol legítimo do ASA no primeiro tempo e em outra circunstância a não marcação de um impedimento claro onde quase saiu um gol do CRB. Todos que ouvi tiveram a mesma avaliação da atuação do quarto árbitro, Reinaldo Figueiredo. Cumpriu seu papel sem problemas.

Mas como falamos no começo, apesar dos assistentes ter atrapalhado um pouco o desempenho da equipe de arbitragem , o resultado no contexto geral foi considerado bom para o nível emocional que envolvia esse clássico alagoano na série "C" do Brasileirão. 

Pedimos para alguns companheiros e pessoas ligadas diretamente a arbitragem e ao futebol de Alagoas que nos enviasse a sua opinião sobre a atuação do árbitro Flávio Feijó na partida de ontem, e o resultado dos que opinaram foi assim:

Waldemir Rodrigues, Coordenador do "Timaço da Gazeta", da Rádio Gazeta de Alagoas, um dos comentaristas mais consagrados do rádio esportivo alagoano.

"Uma arbitragem até certo ponto tranquila, apesar dos riscos de ter deixado o jogo correr. manteve a partida sob controle. Erros reclamados estão na cota daquilo a que está sujeito todo ser humano. Mostrou uma certa indecisão em lances que mereciam postura mais determinada. e exagerou na liberação do jogo, principalmente quando jogadores se agrediram praticamente sem bola. Não no todo do jogo, ele acertou a maior parte do tempo, falhou só em um ou dois momentos, minha nota no final do jogo foi 7".

Marlon Araújo, Comentarista da nova geração da rádio Pajuçara FM 
"Gostei, dei nota 9, quem tirou o 10 foram os assistentes"

Roque Júnior, Superintendente da Federação Alagoana de Futebol.

"Fiquei muito feliz com a atuação do árbitro Flávio Feijó, e me surpreendi com os piques no final do jogo, mostrando que ainda tem condições de atuar por vários jogos dentro desta temporada antes de encerrar a carreira, a parte técnica e disciplinar na minha visão foram bem conduzidas".

George Alves Feitoza, Árbitro atuante do quadro da Federação Alagoana de Futebol
"Flávio Feijó: Fez uma excelente partida na parte técnica do jogo, deixando o jogo fluir quando necessário e parando o jogo, nas jogadas mais ríspidas, jogo muito difícil por se tratar de um clássico local, mas o amigo Flávio soube administrar bem as dificuldades da partida com sua experiência".

Todos praticamente tem a mesma visão da atuação do árbitro da partida e seus assistentes, cada um com seu ponto de vista e sua análise mediante o nível de conhecimento. 
A arbitragem de Alagoas está em um nível muito bom nesta temporada de 2014 e muito bem representada neste Brasileirão. Que continue assim.

Parabéns. Viva a arbitragem de Alagoas!
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário