Image Map

terça-feira, 29 de abril de 2014

UM CAMPEONATO NA GELADEIRA, UM CAMPEONATO PARA SER ESQUECIDO

Agora que acabaram as escalas de arbitragem para o Campeonato Alagoano, eu posso falar. Esse foi um ano atípico para o árbitro George Alves Feitoza, um ano para ser esquecido e apagado do seu curriculum. Digo isso, pois o premiado melhor árbitro de 2011 e 2013, considerado por muitos o MELHOR DE ALAGOAS, até mesmo melhor que o FIFA Francisco Carlos e os árbitros da CBF, o que sempre apitava mais jogos que todos. De uma hora para outra foi escanteado, transformando-se de primeira para umas das últimas opções em clássicos, jogos decisivos e de mídias. Para vocês terem uma ideia, o mesmo fez a metade dos jogos aos quais fez nos anos anteriores, hoje já estando até esquecido.
Por isso, durante toda competição procurei descobrir o porquê de tudo isso.
BOM ESCLARECER QUE...
O Presidente da CEAF/AL Hércules Martins, apesar de ser bastante inteligente, tem como qualidades principais, ser muito rancoroso e perseguidor com os que não andam na sua cartilha, ou com os que amedrontam sua cadeira. Exemplo é o tratamento que é dado ao seu compadre Flávio Feijó de Omena, nos últimos 4 ou 5 anos, pouco aparecia nas escalas do alagoano, pois sempre bateu de frente, neste seu último ano foi que conseguiu dar a volta por cima.
OS VERDADEIROS MOTIVOS...
Teste físico promovido pelo SINDAFAL na pista da UFAL
Ainda no ano passado, havia um movimento feito por alguns árbitros que queriam que o Teste Físico para o Alagoano fosse realizado com os índices da CBF, índices estes que não eram interessantes para o George e outros árbitros do quadro local, pois mesmo ele sendo muito bom no apito, o George nunca foi bom nos testes físicos, principalmente o da CBF, ao qual nunca passou. E na guerra dos grupos por qual teste seria aplicado, a CEAF/AL optou pelos índices da CBF, que deixava o George e outros árbitros completamente fora do processo. O que fez com que o George e os demais interessados, junto com o Sindicato procurassem a Federação, que atendendo ao pedido deles fazia com que o naquele momento o Presidente Hércules Martins acatasse a decisão, e colocasse na cabeça, que ali estaria sendo desmoralizado e enfrentado por seus súditos, principalmente o George Feitoza, que se sentia traído, pois além de árbitro, ele era seu braço direito na ESAAF (Escola de Árbitros), seu Tesoureiro.
Hércules Martins Presidente da CEAF-AL
Feito o Teste pelo Sindicato, quase todos passaram e ficaram APTOS, o que fez com que o Presidente Hércules começasse o processo de Fritura de todos que participaram do evento e utilizassem critérios próprios em suas escolhas, deixando de fora os supostos insurgentes, inclusive exonerando da Escola o próprio George e até mesmo o Presidente do SINDAFAL Charles Hebert, como mais uma forma de retaliação. A raiva do homem era grande ou ainda é.
Após essa Confa toda, o sumiço do George acabou abrindo oportunidades para outros árbitros, como exemplo o árbitro Rafael Carlos, novo árbitro que começou a ser aproveitado em bons jogos, e também a afirmação de vez no cenário local por parte do árbitro José Reinaldo, que inclusive apitou CSA x CRB, tido apenas como aposta, e que este ano virou realidade, apesar de não ter ido muito bem no seu último jogo, o primeiro da decisão.
Vale lembrar também, que coincidentemente com o sumiço do George, na minha opinião, tivemos o melhor campeonato para arbitragem alagoana dos últimos tempos, mesmo sendo um grande árbitro, não fez muita falta, pois tivemos quatro árbitros atuando acima da média, se destacando, que foram eles Chicão, Charles Hebert, Flávio Feijó e o José Reinaldo, todos eles ambos FIFA e CBFs do nosso estado.
Espero que 2015 seja um novo ano para o árbitro George Feitoza, e que o mesmo possa vim atuar como sempre atuou e consiga recuperar todo tempo perdido e prestígio.
Após o término do Alagoano irei divulgar todos os números da arbitragem alagoana nesta competição. Arbitragem pode deixar comigo...
APOIO:

2 comentários:

  1. Anônimo29/4/14

    MUITO BOA ESSA REPORTAGEM. GEORGE É REALMENTE UM GRANDE ÁRBITRO E ESTRANHA A FALTA DELE NAS ESCALAS. AGORA TÁ EXPLICADO, É POR CONTA DO RANCOR DO PRESIDENTE DA CEAF.

    ResponderExcluir
  2. Manoel Pinheiro29/4/14

    Até hoje eu não sabia os motivos do George não está mais apitando. Parabéns senhor Lira pela matéria, lamentável que a arbitragem seja administrada desta forma.

    ResponderExcluir