Image Map

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

UMA DAS MAIORES FORÇAS DO FUTEBOL AFRICANO VIRÁ PARA MACEIÓ

Se você é um dos brasileiros que se irritam quando um estrangeiro pensa que Buenos Aires fica no Brasil (ou quando um sulista acha que o alagoano e o baiano têm o mesmo sotaque), talvez seja bom deixar de lado preconceitos e procurar saber mais sobre Gana, país africano cuja seleção deve treinar em Maceió durante a Copa de 2014 (apesar de os jornais africanos já terem noticiado a escolha, a confirmação oficial só será feita em 31 de janeiro).

Uma das primeiras nações africanas a se tornar independente (em 1957, deixou de ser colônia britânica), Gana tem o inglês como língua oficial, uma população de 25 milhões de habitantes e é considerado um dos países com uma das economias mais estáveis do continente.

Segundo maior produtor de cacau do mundo (perdendo apenas para o vizinho Costa do Marfim), a agricultura do país fez o Brasil inaugurar em 2008 uma sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Acra, capital do país, com quase doismilhões de habitantes.
Grande exportador de Ouro, diamantes e outros minérios como manganês e bauxita, desde 2010 o país tornou-se importante produtor de petróleo ao explorar a jazida de Jubillee, na costa oeste do país, com reservas estimadas em cerca de 800 milhões de barris. Graças ao petróleo e a empréstimos de organismos internacionais (em 2010, dois bancos chineses aprovaram crédito de 13 bilhões de dólares para investimentos em agricultura, gás e petróleo), a economia de Gana chegou a crescer em 2011 a invejável taxa anual de 11%.    

Considerada uma das maiores forças do futebol africano, essa é a terceira vez que Gana participa de uma Copa do Mundo. Em 2010, a seleção atingiu seu melhor resultado, sendo eliminada apenas nas quartas de final – mesma posição do Brasil. Em 2014, foi escolhida para Grupo G, considerado "grupo da morte", já que terá que disputar já na primeira fase com as seleções da Alemanha, Portugal e Estados Unidos.  
NM com tnh1
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário