Image Map

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ALAGOANO DA 1ª DIVISÃO PROMETE SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO O ARBITRAL DESTA TARDE NA FAF.

Para quem esperava uma reunião amistosa, se decepcionou. Foi assim o Conselho Arbitral visando o Campeonato Alagoano de 2013 da 1ª Divisão está tarde no Plenário do TJD-Al na sede da Federação Alagoana de Futebol.
Muito se reclamou do regulamento, mas os clubes nada podia fazer, pois já tinham aprovado a fórmula da competição do ano que vem neste ano.
A competição começa dia 12 de Janeiro e vai até provavelmente dia 19 de Maio de 2013.
Será mesmo como falamos em um post anterior mais o que  foi decidido hoje, confira como ficou a competição:

1ª fase será disputada por 8 equipes (CSA, Sport, CSE, Comercial, CEO, União, Murici e Corinthians) em jogos de ida e volta onde se classificam as 4 melhores equipes para a segunda fase e as 4 piores equipes desta fase disputarão o "torneio da Morte" para saber quais equipes estarão rebaixadas.As duas piores estarão rebaixadas*.
2ª fase será disputada por 6 equipes (Hexagonal) as 4 melhores da 1ª fase mais CRB e ASA.
3ª fase as quatro primeiras equipes da 2ª fase jogarão em um cruzamento olímpico, a 1ª com a 4ª e a 2ª com a 3ª.
4ª fase os vencedores dos confrontos da 3ª fase disputarão as finais.

* Sobre o rebaixamento:
Se na segunda fase o CRB ou o ASA chegarem na 6ª colocação, forem o último do Hexagonal, terá obrigação de disputar em duas partidas (ida e volta) com o penúltimo colocado do "Torneio da Morte" se não chegarem nesta sexta colocação caiem realmente as duas piores equipes do quadrangular do descenso.
Sobre a 3ª vaga da Copa do Brasil:
Os clubes votaram ( 6 a 4) que será destinado ao campeão da 1ª fase, e não em uma competição sub-21 no segundo semestre como queria a Federação. lembrando que as outras duas vagas constam em regulamento que serão destinadas para o Campeão e Vice da competição.
Verba do patrocinador maior (CHEVROLET):
Ficou acertado também em votação por unanimidade que o capital do contrato da Multinacional servirá para pagar todas as taxas de arbitragem da competição. Ou seja, nenhuma equipe pagará os árbitros dos jogos do campeonato, exceto se solicitarem arbitragem de fora do Estado. Se isso acontecer a equipe que solicitar arcará com todas as despesas.

A primeira rodada ficou assim:

12/01 - Sábado - Estádio Teotônio Vilela - Viçosa - Comercial x CSA
13/01 - Domingo - Estádio Orlando Gomes - união dos Palmares - União x CEO
13/01 - Domingo - Estádio Luis Pontes - Atalaia - Sport x CSE
13/01 - Domingo - Estádio José Gomes - Murici - Murici x Corinthians         

Polêmicas do Conselho Arbitral:

Momento exato da discussão entre Antônio Oliveira Pres. do CSE e Gustavo Pres. da FAF.

E o fato de CRB e ASA entrarem na segunda fase da competição terminou gerando um outro problema a questão de um campeonato amador sub-18 nas preliminares do Alagoano 2013. Os clubes votaram a favor, mas esqueceram antes mesmo de votar que a tabela teria que ser igual ao profissional, foi ai que a "vaca foi para o brejo", começaram as discussões. O Presidente do CSE, Antônio Oliveira, que tinha sugerido a competição paralela ficou revoltado com a decisão do Presidente da FAF, Gustavo feijó, e se retirou da plenária.
Depois da confa instaurada foi que viram que não podiam beneficiar CRB e ASA no campeonato amador, caso fossem acompanhar a tabela do Profissional, já que ambas equipes só entrarão na 2ª fase. No profissional sim pois conquistaram o direito devido a conquista da competição, mas no amador seria injusto, a confusão generalizou, e o Presidente da "Casa do Futebol" saiu do sério, foi um Deus nos acuda, um grita de cá outro grita de lá. Virou feira da sulanca.

Porém entre mortos e feridos salvaram-se todos diz o ditado popular. O CSE ficou de apresentar uma tabela que adequasse suas reivindicações, pois a alegação da FAF e dos outros 8 clubes pois o Murici representado pelo seu Presidente Remi Calheiros também não admitiu a mudança de posicionamento, resolveram cancelar a votação anterior e não realizar mais o torneio nas preliminares.
Pensa que acabou?

Chegou a hora do Remi também expor sua opinião sobre mudanças no regulamento de 2012. Outra confa.
No final ficou do jeito que os clubes contrários queria mesmo, e a reunião encerrou.
Esta confusão toda daria um post, mas resolvemos contar aqui mesmo para não perder a sequencia do relato deste Arbitral que sem dúvidas foi o mais acirrado dos últimos tempos.

Notícia em 1ª mão:

O CSE através do seu Presidente Antônio Oliveira não assinou a ata do Conselho Arbitral, juridicamente não sei o que isso significa(peço ajuda aos meus amigos juristas) mas demonstra toda insatisfação da equipe com a competição.
Vamos aguardar para ver no que vai dar.

O Campeonato Alagoano Chevrolet 2013 já começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário