Image Map

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

1º SIMPÓSIO DE MEDICINA ESPORTIVA NO CSA.

O Departamento de Fisioterapia através dos Fisioterapeutas Afonso Brasileiro e André Soares e do Departamento Médico representado pelos médicos Geraldo Lessa e Armando Teixeira do Centro Sportivo Alagoano realizaram  agora pouco o 1º Simpósio de Medicina Esportiva. Um assunto bastante interessante para todos que labutam no mundo do futebol. 

O primeiro palestrante Dr. Sérgio Canuto* falou das principais lesões do joelho, casos típicos dos jogadores de futebol e de atletas de uma forma geral, o rompimento dos ligamentos foi o principal assunto.
O Dr. Canuto baseou sua palestra basicamente na preocupação do próprio paciente em se recuperar, a cirurgia em muitos dos casos precisa de um diagnóstico mais apurado, para que o tratamento seja eficaz e em menos tempo, causando para o paciente uma recuperação menos traumática. Acho que faltou mais tempo para a apresentação, pois em apenas 20'minutos  não dá para mostrar tudo que o assunto requer.

* Dr. Sérgio Canuto - Ortopedista, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, Dr, Científico da Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte.

Para falar da reabilitação destes tratamentos pós cirúrgicos o Dr. Fernando Paes* começou sua palestra falando da sua especialização, a Osteopatia que é o aperfeiçoamento da área de fisioterapia avançada que trabalha basicamente na reabilitação do paciente. Uma especialidade feita manualmente no intuito de minimizar as dores e reabilitar o atleta  para o seu convívio natural  das suas atividades profissionais.

* Dr. Fernando Paes - Professor do CESMAC, Sócio do ITC Vertebral, Mestre em Fisioterapia e Especialista em Fisiologia do Exercício.

O Ortopedista Rogério Barboza* em uma palestra bastante didática passou para os estudantes de Fisioterapia da FAA e todos que estavam na sala de imprensa do CSA como deve se comportar um profissional da medicina do esporte dentro de um clube de futebol e seu relacionamento com o paciente (atleta).
Mostrou também os principais causadores das lesões em atletas de futebol  e baseou a maior culpa em um mal condicionamento físico na sua maioria em trabalhos desordenados na preparação física de um time. Por isso foi categórico em dizer que todos os departamentos de um clube tem por obrigação estarem trabalhando em sincronia, com muito dialogo e um trabalho direcionado  para um melhor desempenho dos atletas dentro de campo. E taxou como ponto principal o repouso do mesmo em momentos adequados. E finalizou sua participação dizendo: " O Atleta é um ser humano como outro qualquer".

* Dr. Rogério Barboza - Ortopedista, Professor Titular do CESMAC, Membro titular do SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Médico da Santa Casa e do Hospital do Usineiro.

O Fisioterapeuta Thiago Alencar* encerrou a simpósio falando de Reabilitação nas Lesões Musculares enfatizando os objetivos fisioterapêuticos de acordo com o tratamento das lesões. Mostrando os procedimentos técnicos de como reabilitar um paciente(atleta) com bandagens funcionais, que promovem um suporte funcional ao aparelho locomotor, a diminuição de dores e etc... E todos os outros  protocolos  utilizados pela fisioterapia esportiva para recuperar um atleta.


* Dr. Thiago Alencar - Preceptor do Estágio de Traumato ortopedia da FAA/IESA, Fisioterapeuta da associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, especialista em Acupuntura, Fisioterapeuta do Hospital Geral do estado de Alagoas(Urgência e Emergência) e Pós-graduado em Fisioterapia em terapia intensiva pela Universidade Castelo Branco.

Algumas fotos do Simpósio:
O Presidente Executivo do CSA, Jorge VI, abriu o evento.
Victor Albuquerque Preparador Físico do CSA
Platéia formada em sua maioria por estudantes de Fisioterapia da FAA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário