Image Map

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AVALIAÇÃO TEÓRICA PARA OS CBF

Foi realizada na noite de hoje na sala de Oficina de Artes do SESC –Poço a avaliação teórica para os árbitros e assistentes que fazem parte do quadro de CBF(RENAF -2012).

Foram 40 questões de múltipla escolha onde os quesitos eram baseados no Regulamento Geral das Competições, Estatuto do Torcedor, Regras do Futebol, técnicas de arbitragem e conhecimento da língua espanhola no total de 10% (4 questões).

O primeiro a terminar a prova foi o árbitro Josevaldo Bizarria. Segundo a maioria, a avaliação deste ano foi muito mais difícil do que a do ano passado, contendo questões complexas que necessitava bastante da atenção do candidato.

Dentre os que fizeram parte desta avaliação estavam também os Aspirantes as vagas que foram disponibilizadas pela Comissão de Arbitragem da CBF.

Os árbitros centrais José Reinaldo e Ricardo Laranjeira. Já na parte de assistentes fizeram a prova o Esdras Mariano de Lima e o Lennon Maccartney Farias.Também no quadro feminino Mª de Fátima Mendonça e Raquel Ferreira Barbosa participaram da avaliação. Sem contar os dois assessores de arbitragem o Alton Olímpio e o Hércules Martins, vice e presidente da CEAF-AL respectivamente.

Todos os candidatos deveram conseguir uma nota igual ou maior que 7 para estarem aptos a participarem das competições nacionais deste ano, caso não atinjam a média, ficarão fora dos campeonatos. A segunda chance para os reprovados será no dia 30 de agosto.

Duas coisas me chamaram atenção na avaliação desta noite:

Ainda falando daquela denúncia feita no mês passado pelo site www.apitonacional.com.br
que dizia que CEAF-AL estaria indicando para as duas vagas a mais disponibilizadas pela C.A.CBF árbitros que não correspondiam a exigências feitas pela Comissão Nacional.

O porquê de eles estarem fazendo as provas então?

A comissão estadual devia acabar logo com essa polêmica e apresentar para imprensa os certificados de conclusão do 3º grau dos aspirantes.

Segundo a matéria do site, José Reinaldo e Ricardo Laranjeira não possuem a tal conclusão de nível superior exigida pela CBF para se tornar árbitro do quadro nacional.

E a segunda coisa é o porquê temos dois aspirantes a assistente fazendo a prova, Lennon e o Esdras, se só nos foi ofertada apenas mais uma vaga?

O que quero dizer é exatamente o porquê o Lennon esta concorrendo contra o Esdras se ele está com pendência de documentação na CBF.

Inclusive da relação que esta lá na C.A. CBF o Lennon Maccarteney e o Julian Ferino dos Santos são os que ainda possuem algum tipo de pendência junto à comissão nacional.

Confira os árbitros e assistentes que participaram da avaliação de hoje:

QUADRO MASCULINO

ÁRBITROS
FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO
CHARLES HEBERT CAVALCANTE
FLÁVIO FEIJO DE OMENA
JOSEVALDO BISARRIA DE MELO

ASSISTENTES
CARLOS JORGE TITARA DA ROCHA
PEDRO JORGE DOS SANTOS
JULIAN FERINO DOS SANTOS
OTÁVIO CORREIA DE ARAÚJO NETO
WLADSON M SILVA DE OLIVEIRA
RONDINELLE DOS SANTOS TAVARES
ADEILTON G. DA HORA
THALIS AUGUSTO SILVA MONTEIRO

ASPIRANTES ÁRBITROS
JOSÉ REINALDO VASCONCELOS
RICARDO LARANJEIRAS

ASPIRANTES ASSISTENTES
LENNON MACCARTENEY FARIAS
ESDRAS MARIANO DE LIMA

QUADRO FEMININO

ASSISTENTE
Mª DE FÁTIMA MENDONÇA
RAQUEL FERREIRA BARBOSA

ASSESSORES DE ARBITRAGEM
ALTON OLIMPIO
HÉRCULES MARTINS

Gostaria de agradecer ao Fiscal e Secretário do TJD-AL , Oswaldo Júnior pela foto concedida a nossa reportagem que esteve no local da avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário