Image Map

sábado, 25 de fevereiro de 2012

VIROU ROTINA. ASA NA FINAL.

foto: Alberto Oliveira
Com apenas um empate em 1 a 1 com o Corinthians Alagoano, o ASA de Arapiraca confirmou seu favoritismo e a sua classificação para a grande final do 1º turno do Alagoano 2012.

Um jogo bastaste disputado, principalmente no primeiro tempo. Um pouco desumano por causa do horário da partida prejudicando assim a parte técnica das duas equipes.
foto: Alberto Oliveira
                                                   Didira do ASA sempre fazendo a diferença.
No final um resultado justo para o que foi apresentado pelas duas equipes, e uma justa classificação para o time de arapiraquense que na primeira partida já tinha vencido por 5 a 0 no Fumeirão.

A arbitragem foi um capítulo a parte. Vamos aos fatos:

Pênaltis: A polêmica da partida.

O Companheiro Waldemir Rodrigues da Rádio Gazeta escreveu em seu blog no futebol alagoano.com:
“O Corinthians até poderia ter ganho o jogo (perdeu um pênalti inexistente que compensou outro não marcado pelo árbitro), mas não se pode fugir da realidade: o empate de 1 a 1, registrado neste sábado, no Pilar, garantiu uma classificação justa do ASA para a decisão do Primeiro Turno do Campeonato”.

E realmente ficou claro que o árbitro George Alves Feitosa errou feio nestes lances.

Por sinal lances muito difíceis, muito rápido. Mais não para mim que estava na frente da TV. Onde tudo era mais fácil de ver e analisar.

Autoridade com autoritarismo

Concordo com a colocação feita pelo companheiro da Rádio Jornal, o comentarista Miguel Torres quando disse que um árbitro não pode confundir essas duas palavras.

Tentando segurar o jogo no começo era visível a forma com que a arbitragem tentava intimidar os atletas, gritando e gesticulando com os jogadores de forma áspera. O que não é recomendado.

Parte física

Percebi que o clima de quase 38º com sensação de 40º, pois já trabalhei na cidade do Pilar e o clima além de muito quente é totalmente abafado, não fez mal apenas para os atletas, mais para arbitragem também que pouco acompanhou os lances capitais do primeiro tempo, tanto é que os dois pênaltis ( o que houve e o que não houve) o árbitro estava distante da jogada. E em um o assistente nº2, não levantou a bandeira. Segundo tempo foi tranqüilo.

Gestos Obscenos.

foto: Alberto Oliveira
Não e possível que nenhum dos 4 árbitros viram os gestos que o lateral Leandrinho do Corinthians fez para três torcedores do próprio time do Pilar que estavam no alambrado xingando o atleta cada vez que ele pegava na bola. E tudo isso aconteceu na hora da comemoração do gol de empate.

Na volta do intervalo o companheiro Júnior de Melo da Difusora entrevistou o lateral e ele de forma humilde pediu perdão pela besteira que fez.
Mais uma vez o assistente nº 2, Benilson dos Santos estava na frente de tudo e não levantou sua bandeira.
Um absurdo que os árbitros não viram? Ou fizeram que não viram?

No “Balanço Final” (analise de vários aspectos da partida) dei nota 5,00  para arbitragem. Lembre-se assisti o jogo na TV, onde fica mais fácil fazer uma avaliação cheia de detalhes e replays.

foto: Widerlan Araújo
FICHA TÉCNICA
Corinthians Alagoano 1 x 1 ASA

Campeonato Alagoano – 1º Turno – Semifinal – 2º Jogo
Local: Estádio Rubens Canuto (Pilar)
Árbitro: George Alves Feitosa (FAF)
Assistentes: Wladson Michelangelo (CBF) e Benilson Santos (CBF)
4º Árbitro: Silvio Acioli (FAF)

Cartões Amarelos: Jailton, Jonathan, Lauro Cardoso (Corinthians Alagoano) André Nunes, Jorginho, Audalio(ASA)
Expulsão: Jorginho (ASA)
Gols: Didira(ASA) 27’ e Leandrinho (Corinthians Alagoano) 43’ do 1º tempo

Equipes:

Corinthians Alagoano: André Nunes, Leandrinho, Da Silva, Selmo Lima e Fabiano; Serginho, Pio e Felipe Batista (Lauro Cardoso); Afonso (Washington), Jailson e Jonathan (Daniel).Técnico: Ubirajara Veiga

ASA: Tutti, André Nunes, Edson Veneno e Audálio; Chiquinho Alagoano, Marcelo Costa (Gabriel), Jorginho, Dirira, Valdivia (Neto) e Marcinho; Lucio Maranhão.Técnico: Heriberto da Cunha

Renda e público: Não divulgados.

ADENDO:
Depois da matéria publicada, vi este post no site do analista de arbitragem professor Don Josinaldo. Vale a pena colocar aqui o seu comentário muito parecido com a nossa analise.
http://arbitragememfoco.blogspot.com/

A atuação do árbitro neste jogo foi regular. Já que o jogo era televisionado pela TV Pajuçara, quis demonstrar algo mais e acabou colocando sua arbitragem em risco. Mostrou um pouco nervoso na partida e a forma que tratava os atletas não condiz com a sua personalidade que é, principalmente que viu ele apitar CRB e CSA, de muita calma. Não deu o pênalti para o Corinthians, o jogador foi deslocado pelo atleta do ASA, ele estava distante do lance. Outra coisa, o gol do ASA foi falta por jogada perigosa e ele não marcou, a forma que o jogador Didira fez pôs em risco o atleta do Corinthians. E o pênalti que ele marcou realmente não existiu, o atleta do Corinthians se jogou. Mais uma vez ele estava distante da jogada. Para mim, ele foi regular nesta partida, se fosse para dar nota era 5,0. Sem contar que no gol do Corinthians o atleta que marcou fez gestos inadequados para a torcida do ASA e deveria ser expulso, mas não foi e quem deveria informar era o assistente, Benílson dos Santos Silva.


Sei do potencial do George Alves, mas da forma que às vezes conduz uma partida e quando ela é televisionada pesa mais na sua forma de comandar. Precisa repensar sobre o posicionamento em campo. Há muito tempo veio falando disso, mas alguns árbitros e assistentes vêm ignorando os fatos, acham que até eu não posso falar nada de arbitragem, ledo engano. Sou formado na área e tenho profundo conhecimento sobre o assunto, mas muitos árbitros não têm.

Postado por arbitragemeemfoco às Domingo, Fevereiro 26, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário