Image Map

domingo, 29 de maio de 2011

PARECE QUE TUDO ESTA VOLTANDO A SER COMO ANTES

Como Sebastião Canuto da Hora, ex-Presidente da Comissão de Arbitragem do estado de Alagoas diz:
"A arbitragem alagoana só será como antes se a CEAF-AL e o SINDAFAL voltarem a falar a mesma língua...se unirem em prol da arbitragem local".
Diante toda cobrança feita pela nossa reportagem as coisas parecem estarem caminhando para o lugar devido. O sucesso da arbitragem alagoana.
Percebi em entrevista neste final de semana com o atual Presidente da CEAF-AL , Hércules Martins, e com uma conversa informal que tivemos sexta-feira com o Presidente do SINDAFAL (Sindicato dos Árbitros de Alagoas) Charles Hebert, que as duas entidades agora estão falando a mesma língua.
No bate papo que tive com o Hércules para o programa "Domingão Esportivo", o presidente nos confirmou que o teste físico feito com todos os árbitros para o Campeonato Alagoano profissional da primeira divisão deste ano foi inadequado, pois a avaliação física não atendia as normas exigidas pela FIFA regulamentada pela CBF, o famoso FIFA TEST. Disse também, que o teste feito aqui em Alagoas beneficiava alguns árbitros mais prejudicava outros, e isso não podia acontecer. Tudo isso porque no teste realizado aqui possuem tempo e corridas(tiros) inferiores aos que são cobrados pelo teste da CBF que utilizam o tempo e os tiros do FIFA TEST. Hércules confirmou na entrevista que para a segunda divisão do Campeonato Alagoano de futebol que começará provavelmente em Agosto deste ano será feito um único modelo de avaliação aos moldes do FIFA TEST para quem for trabalhar em partidas profissionais. Ou seja igualdade de condições a todos os árbitros, até porque não pode haver diferenças, já que eles recebem o mesmo valor da taxa de arbitragem pagas pelos clubes nas partidas que acontecem nos campeonatos realizados pela Federação Alagoana de Futebol. Diferente de alguns estados, como por exemplo o nosso vizinho Sergipe, que paga taxas diferenciadas para quem pertence ao quadro da CBF, um absurdo, fazendo com que haja discriminação por parte dos próprios membros da comissão e da arbitragem naquele Estado.
Recebemos um e-mail de uma fonte que nos passou como seria o próximo teste físico da arbitragem alagoana. Nesta mensagem Hércules Martins informa aos seus comandados como e quando será feito o próximo teste da CEAF-AL.
Outra coisa muito interessante que vocês podem acompanhar neste texto, é a volta da avaliação teórica, a mesma que a CBF realizou semana passada. Já que aqui em Alagoas não se fazia desde 2009.

O E-MAIL:

Enviadas: Sexta-feira, 27 de Maio de 2011 17:09:56
Assunto: Atividades para 2º semestre


Em reunião da CEAF-AL (Hércules, Alton e Fernando) neste tarde (27.05), ficou definido as seguintes atividades:
Para todos:
1- Avaliação Teórica: 22/06/11 - 19:00 hs - Colégio Saint German (Livro de Regras 2010/2011);
2- Avaliação Física: 21/07/11 (Protocolo definido será divulgado oportunamente com duas fases: 1ª Tiros de 40m e 2ª Tiros de 150m) -
Turnos: Manhã (Grupo 2 - Protocolo 2) e Tarde (Grupo 1- Protocolo 1);
3- Treinamento Integrado (Inter-Temporada): Aguardar data do início da 2ª divisão.
Bons treinamentos e estudos.
Obrigado.
CEAF-AL.


No e-mail do Hércules só ficou faltando colocar os tempos que serão realizados , mais já deu para perceber que há uma diferença em relação aos testes que estão sendo feitos aqui na CEAF-AL.
Para o que o leitor do Notícia na Mira fique por dentro do que estamos falando vai ai os dois modelos que são aplicados aos nossos árbitros. O da CEAF foi utilizado este ano para o campeonato Alagoano e o FIFA TEST na avaliação feita pela CBF para os árbitros que possuem o escudo da entidade.

TESTE DA CEAF-AL
20 tiros de 150m em 32 segundos com 40 de descanso para os árbitros e 32 segundos por 45 de descanso para os assistentes.

FIFA TEST
6 tiros de 40 m para árbitros 6,4 segundos e para assistente 6,2
20 tiros no mínimo e no máximo 24 tiros de 150m com os seguintes tempos:
árbitro corre 30 seg. descansa 40 segundos.
assistente corre 30 seg e descansa 45.
Isso equivale a aproximadamente entre 10 e 12 voltas em uma pista de atletismo de 400 metros.

Com a volta da Avaliação teórica, a aplicação do FIFA TEST e também da paz celada entre as duas entidades podemos dizer que a arbitragem alagoana vive uma nova fase.
Dava para ver no semblante dos árbitros e assistentes que foram a sede da CEAF-Al na sexta-feira passada, a satisfação de novamente ter um grupo unido com um só objetivo.
Estamos sempre acompanhando tudo.
E parabéns ao Hércules e ao Charles, que deixaram os problemas anteriores de lado e estão imbuídos de fazerem com que a nossa arbitragem se destaque cada vez mais no cenário nacional e aqui em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário