Image Map

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

1987,NOVAMENTE DE NOVO.

"Uma mentira contada várias vezes torna-se uma verdade".


Não neste caso, acompanhe passo a passo dessa novela e tudo que aconteceu naquele disputadissimo campeonato de 1987.

11/09/1987
Início da Copa União (Módulo Verde, para a CBF, com a Taça João Havelange): Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro.

13/09/1987

Começa o Módulo Amarelo (Taça Roberto Gomes Pedrosa), com quatro partidas. O América/RJ desistiu e a competição teve apenas 15 times, contra 16 do Verde.

13/12/1987

Com um gol de Bebeto, o Flamengo bateu o Internacional por 1 x 0, no Maracanã, e conquistou a Copa União. O Fla se declarou tetracampeão nacional.

13/12/1987

Na Ilha do Retiro, um incrível empate por 11 x 11 na decisão por pênaltis do Módulo Amarelo, entre Sport e Guarani. De maneira pra lá de incomum, os dirigentes dos dois clubes dividiram o título e encerraram as cobranças. Posteriormente, o Guarani (citado na súmula por abandono) abriu mão do título - para o jogo não ser impugnado - e em 22 de janeiro a CBF deu o troféu ao Rubro-negro.

14/01/1988

A 10ª Vara da Justiça Federal (JF) acatou a ação cautelar solicitada pelo Sport para que nem o Conselho Nacional de Desportos (CND) nem a CBF aceitassem qualquer deliberaçãodo novo Conselho Arbitral do Brasileiro de 1987 - convocado pelo Flamengo - para mudar o regulamento da competição, salvo se essa deliberação fosse por unanimidade.

15/01/1988

Dia histórico no caso, com a realização do Conselho Arbitral dos clubes para votar a modificação do regulamento do Brasileirão, excluindo o cruzamento dos dois módulos e confirmando o título do Flamengo. Dos 32 times inscritos, 29 compareceram e votaram. E apenas Sport, Guarani, Náutico, Fluminense e Vasco (esses dois do Clube dos 13) votaram contra a mudança. O número foi suficiente para manter o quadrangular, pois apenas a unanimidade mudaria o formato da competição. Porém, o CND, presidido por Manoel Tubino (falecido em 2008), declarou o Fla como campeão, por entender que bastava ter a maioria na votação. Uma ação contraditória, pois uma resolução do próprio CND afirma que era necessária a unanimidade (artigo 5º da Resolução nº 16/86).

24/01/1988

O Sport vence o Internacional por WO, na abertura do quadrangular final. Respeitando a tabela, o time rubro-negro entrou em campo, na Ilha, assim como o trio de arbitragem, e esperou o adversário durante 30 minutos.

27/01/1988

Mais um WO no Recife. Dessa vez contra o Flamengo, principal expoente contra a causa leonina. Apesar da certeza de que o Fla não apareceria, 38 torcedores do Leão pagaram ingresso. Após aguardar durante meia hora, o árbitro Ulisses Tavares deu a vitória ao Sport, pontualmente às 22h. A sirene da Ilha (hoje desativada) tocou.

07/02/1988

Após o empate por 1 x 1 em Campinas, em 30 de janeiro, o Sport venceu o Guarani por 1 x 0, na Ilha do Retiro, com um gol do zagueiro Marco Antônio, e conquistou o título brasileiro de 87 no campo. Só então a tradicional "taça das bolinhas" (símbolo oficial do Campeonato Brasileiro entre 1975 e 1992) foi entregue ao capitão Estevam Soares assim que a partida acabou.

10/02/1988

O Sport entrou na 10ª Vara da JF (primeira instância) com uma ação ordinária declaratória pedindo o reconhecimento do título, substituindo a ação cautelarque manteve o regulamento com o cruzamento dos módulos. O documento foi contra a União Federal (na figura do CND), CBF, Flamengo e Internacional. Juiz do caso: Antônio Bruno de Azevedo Moreira.

02/07/1988

Sport e Guarani estreiam oficialmente na Taça Libertadores da América, representando o país como campeão e vice do Brasileirão do ano anterior.

25/10/1988

Ação cautelar pedindo a proibição de circulação e comercialização do álbum de figurinhas da Copa da União de 1988 (da editora Abril), que tinha o Flamengo como o campeão de 1987. O Sport ganhou a causa e os álbuns foram retirados das bancas de todo o país.

02/05/1994

(Justiça Federal)Sentença da 10ª Vara da Justiça Federal/PE proferida pelo juiz Élio Wanderley de Siqueira Filho, confirmando o título de 1987 para o Sport. O processo de número 00.0004055.0 teve 11 páginas. Abaixo, um trecho do texto original."Para declarar válido o regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987, editado pela diretoria da CBF; declarar ainda necessária a aprovação da integralidade dos membos do Conselho Arbitral da dita entidade para a sua modificação, determinando a CBF e a União Federal (Conselho Nacional de Desportos) que se abstenham de ordenar a convocação, convocar ou acatar a decisão do Conselho Arbitral, tendente à modificação do citado regulamento, sem a deliberação unânime de seus membros, concluindo, por determinar que seja reconhecido o demandante (Sport) como campeão brasileiro de futebol profissional do ano de 1987, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)".

24/04/1997

(TRF)Sentença do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região/Recife, negando a apelação requerida pela União, nos termos do voto do relator, o juiz Abdias Patrício.

23/03/1999

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter, não julgou o mérito do caso, aceitando a sentença original da 10ª Vara. E negou seguimento ao agravo da União, que não atendeu aos requisitos exigidos pelo Códico de Processo Civil (CPC). Assim, a maior instância da justiça brasileira manteve o Sport como único campeão brasileiro de 1987.

16/04/1999

Às 10h41, o processo foi baixado do TRF/5ª, sendo transitado em julgado. A União foi condenada a pagar as custas do processo. Como era um valor simbólico, os dois advogados do Sport abriram mão do pagamento.

16/04/2001

Fim do prazo para o Flamengo entrar com uma ação rescisória, que era a única hipótese para tentar modificar a decisão judicial definitiva, apresentando uma nova evidência no caso. Não conseguiu. Caso encerrado.21/02/2011CBF ignora decisão judicial e proclama dois campeões brasileiros em 1987, considerando dois torneios paralelos naquele ano, indo de encontro à Justiça, que considerou os módulos como um só torneio. Para anular a decisão, Sport deve provocar a Justiça.

Aqui todas as sentenças.

2) Sentença TRF 5a Região
3) Sentença final STJ

E quantas vezes for preciso vim aqui no Noticia na Mira para passarmos estas informações, viremos. Talvez ai sim esta verdade vire uma verdade.

3 comentários:

  1. viva o CSA22/2/11

    Será q o vitória da bahia vai reinvidicar tb a divisão do titulo de 1993, ja q a cbf resolveu beneficiar a covardia e a indisciplina de quem nao respeita regulamento, se acha acima do bem e do mal e defeca na cabeça do resto do brasil principalmente dos nordestinos, dando o titulo brasileiro de 87 ao flamengo.
    O vitoria disputou um campeonato nos msm moldes, onde chegou a final e perdeu jogando, de forma honrada e nao em vergonhosos e covardes WO's.
    Se a cbf foi capaz de presentiar a covardia do flamengo q teve medinho do modesto sport do recife. deveria da tb o titulo de 1993 ao tb modesto vitoria q enfrentou o poderoso palmeiras dentro de campo. afinal, se p o FLA, basta chegar as semi finais pra ser considerado campeao, entao todos os vices campeoes devem pleitear dividir o titulo c os campeos de cada ano em que o campeonato brasileiro foi disputado. pois esses ao menos chegaram a final passando longe do cagaço flamenguista.....

    semana passada vi em alagoas e paraiba cenas de submissao q me envergonharam demais cm nordestino. pois enquanto esses caras do sudeste nos escolacham, nos chamando de sub raças e generalizando tds os nordestinos no adjetivo de paraibas, nós, subalternos incaltos, reverenciamos esses esnobes e prepotentes.
    em campina grande os paraibanos lotarao o estadio p ver o sao paulo. E em maceio, q acompanhei em loco, deu nojo ve aquele bando de "paraibas" inclusive a imprensa local tietando o time e os jogadores do flamengo, ridículo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que você colocou.
    Menos com chamar o Sport de modesto. kkkkkkk
    Agora a imprensa local tietando da nojo mesmo.
    Exelente comentário, participe mais vezes!
    Um abraço do amigo Paulo Lira.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24/2/11

    O reconhecimento oficial da CBF do Titulo do Flamengo tem um benefício prático:
    cobre de vergonha aqueles que cinicamente se aproveitaram da situação ambígua para se apropriar de fatos, glórias e símbolos que não lhes pertenciam.
    A imagem do sao paulo futebol clube , do seu presidente juvenal juvencio , zeti e rogerio ceni afanando a taça de bolinhas ENVEGONHAM todo cidadao decente de carater e moral, é um exemplo de tudo que à de pior nos seres humanos , aproveitadores e malandros, que nao horaram nem o campeonato que jogaram e que organizaram .
    Ao presidente do sao paulo, sua diretoria , zetti e rogerio ceni deixo um recado do ilustre Ruy Barbosa ..
    .De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

    ResponderExcluir