Image Map

domingo, 19 de junho de 2022

Em Palmeira dos Índios, CSE e ASA fazem clássico decisivo no Grupo 4 da Série D



O Agreste de Alagoas vai parar neste domingo (19), às 16 horas, no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. CSE e ASA se enfrentam pela 4ª vez no ano, porém, agora o duelo é válido pela 10ª rodada do Grupo 4 da Série D do Brasileiro. O Clássico do Interior reserva, ainda, uma importância tremenda, já que pode aproximar o Alvinegro do mata-mata ou colocar o Tricolorido dentro do G4.

Dos rivais, o CSE chega numa fase pior. O clube palmeirense está no 6º lugar do grupo, com apenas 11 pontos, um a menos que o primeiro clube do G4, que é o Santa Cruz. Pior, já acumula duas partidas sem vitórias, já que perdeu para o vice-lanterna Atlético de Alagoinhas, por 2 a 1, além de ficar no 0 a 0, com o Santinha, dentro de casa. Apesar disso, o clube segue muito vivo na briga por uma vaga na 2ª fase.

Ao contrário do adversário, o Gigante não perde há quatro jogos. Entretanto, o problema é que são três empates e apenas uma vitória. A última derrota alvinegra se deu contra o próprio CSE, em maio, por 3 a 2. De lá para cá, mudanças aconteceram, a equipe trocou de técnico e trouxe reforços. Porém, mesmo assim, o ASA segue líder do grupo, com 15 pontos, até o início da rodada.

CSE

O empate com o Santa Cruz, por 0 a 0, veio com gosto amargo, após tantas chances criadas. O CSE segue com o melhor ataque do Grupo 4, com 16 gols marcados, porém, a defesa ainda incomoda, já que são 16 gols sofridos. A situação fez Betinho trocar sua dupla de zaga e deve repetir a dose neste domingo (19). Abrindo mão de Salazar, a defesa deverá ser formada por Hugo e Janelson.

No ataque, ainda há dúvidas. No último confronto, Thiago Recife conseguiu ocupar a vaga de Rômulo como centroavante, mas o titular ainda não é unanimidade. Fato é que o técnico palmeirense deve armar uma equipe mais rápida, ofensiva, podendo apostar em um trio formado por Matheus Régis, Thiago Recife e Grafite.

Lima retorna de suspensão, mas não deve ser titular. Apesar de ter muitos jogadores pendurados, casos de Erivelton, Thiago Recife, Hugo, Wanderson, Jerfersson, Jeanderson e Marcos Antônio, a galera se segurou para ter disponibilidade no clássico. Assim, Betinho deve escalar o Tricolorido com: Jerfersson; Renat, Janelson, Hugo e Izaldo; Amaral, Luizinho (Grafite), Vargas e Júnior Timbó; Matheus Régis e Thiago Recife (Rômulo).

ASA

Do lado arapiraquense da história, também há incômodo. Na rodada passada, os resultados ajudaram e o Alvinegro tinha a chance de disparar na tabela do Grupo 4. O triunfo não veio, mas o empate fora de casa, com o Jacuipense, foi suficiente para garantir o ASA por mais uma rodada dentro do G4. Nos cálculos do técnico Jota, 20 pontos já serão suficientes para chegar na 2ª fase.

Já com seus jogadores, há uma precaução imensa com o centroavante Júnior Viçosa. Convivendo com lesões durante a temporada, Viçosa preocupou a diretoria no final do último jogo. Apesar disso, o atacante deve iniciar entre os titulares, mesmo que não tenha condições para aguentar os 90 minutos.

Jota não tem nenhum problema por suspensão. Os jogadores que estão fora são os que já estavam no Departamento Médico, casos do lateral Lázaro, o volante Fidélis e o atacante Vanger. O zagueiro Benne e o meia Diogo Vitor também são dúvidas e não devem iniciar o jogo. Apesar disso, a espinha dorsal montada pelo técnico do Fantasma, deve ser mantida.

Xande ainda briga por vaga com Diego Rosa, mas a experiência deve pesar. O problema do ASA pode vir em jogos futuros, já que tem seis pendurados como: Júnior Viçosa, Roger Gaúcho, Marcos Antônio, Benne, Gutti e Magdiel. Com isso, o Gigante deve entrar no clássico com: Renan Rinaldi; Michel, Cristian Lucca, Brumati e Alysson Dutra; Jorginho, Zé Wilson e Roger Gaúcho; Diego Rosa (Xande), Anderson Feijão e Júnior Viçosa.

Arbitragem

Para comandar o clássico, a arbitragem virá do Rio Grande do Norte. Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (CBF/RN) será o árbitro principal. Maxwell Rocha Silva (CBF/AL), ao lado de Lennon Mccartney Farias Paes (CBF/AL) ficam como bandeirinhas. José Jaini Oliveira Bispo (CBF/AL) será o quarto árbitro.

NM com Guilherme Magalhães

Foto: ítalo Ramon


Leia Mais ►

sábado, 18 de junho de 2022

Presidente da CBF recebe comitiva do ASA-AL em sua sede no Rio de Janeiro



O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, recebeu nesta terca-feira (14) a visita de uma comitiva de dirigentes do ASA. O Presidente do clube alagoano, Higor Godoi, esteve na Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), acompanhado de Cledison Silva e Cláudio Jorge Filho, vice-presidentes, e de Marcos Rogério de Siqueira, diretor de futebol do ASA.

A reunião contou ainda com a participação do Presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó. Entre os assuntos debatidos, estiveram ideias e propostas para o desenvolvimento do futebol brasileiro e suas competições, em especial às disputadas pelo ASA, que está na Série D do Brasileirão. Após o encontro, os dirigentes alagoanos receberam camisas personalizadas da Seleção Brasileira. O Presidente Ednaldo Rodrigues também foi presenteado com um uniforme oficial do ASA.

NM com Site da CBF

Foto:Lucas Figueiredo/CBF

Leia Mais ►

sexta-feira, 17 de junho de 2022

De olho na parte de cima da tabela, CRB recebe o Ituano no Trapichão



Nesta sexta-feira (17), o CRB vai para seu segundo jogo seguido dentro do Estádio Rei Pelé. Com bola rolando às 21h30, o Galo recebe o Ituano pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto é importante, já que pode encostar o time regatiano no grupo que briga pelo acesso, enquanto o clube paulista quer se afastar ainda mais da zona do rebaixamento.

Panorama

Não foi a derrota para o Cruzeiro que apagou o bom momento do Regatas dentro da Segundona. A vitória sobre o Vila Nova, por 1 a 0, na última rodada, foi suficiente para acalmar os ânimos dentro da equipe. Atualmente, o CRB está na 12ª posição, com 14 pontos, em uma situação bem mais confortável do que estava no início da competição.

O Ituano não está lá essas coisas, entretanto, conseguiu um respiro na última rodada. O Rubro-Negro venceu o Brusque, por 1 a 0, fora de casa, e conseguiu escapar da zona do rebaixamento. Contudo, o cenário ainda não é muito positivo. O time paulista ocupa o 15º lugar, com 13 pontos, apenas um acima da Ponte Preta, primeiro clube dentro do Z4.

CRB

Com um tempo mais longo de preparação, a semana do Galo foi bem proveitosa. Sem viajar, todo o elenco teve um tempo maior para se recuperar fisicamente. Tal tempo, inclusive, foi aproveitado pelo meia Maicon, que retornou ao time contra o Vila Nova e pode, enfim, começar o jogo entre os 11 titulares. É um caso parecido com o atacante Fabinho, que também retornou contra os goianos.

A lista de retornos não para por aí. Quem também volta é o zagueiro Wellington Carvalho. Suspenso contra o Vila, o zagueiro ganha disponibilidade, porém, Daniel Paulista pode optar por um esquema convencional, utilizando dois zagueiros. Assim, Wellington só começaria entre os titulares, caso o técnico sacasse Fabinho do ataque.

Pela característica dos últimos confrontos, é possível que o técnico regatiano mantenha o 4-4-3, apostando numa formação mais ofensiva. Isso porque o Ituano encontra-se atrás na tabela. Daniel não terá o atacante Willie. O jogador rescindiu com o clube nessa quinta-feira (16) após pouco mais de um mês no clube.

A escalação de Daniel não tem muito segredo, apenas algumas dúvidas. A principal questão é quem atuará no meio-campo, sendo que Rafael Longuine iniciou contra o Vila Nova. Claudinei, lesionado, é desfalque certo. Desta forma, o Galo deve jogar com: Diogo Silva; Raul Prata, Gum, Gilvan e Guilherme Romão; Yago, Uilian Correia e Rafael Longuine (Maicon); Richard, Fabinho (Wellington Carvalho) e Anselmo Ramon.



ITUANO

Do outro lado, também há um Galo, mas o Galo de Itu. O clube paulista está de volta à Série B, após 14 anos, e a campanha tem tido altos e baixos. Após um bom início, quando chegou próximo do G4, a segunda metade do 1º turno não tem sido proveitosa. A equipe treinada pelo ex-regatiano Mazola Jr. chegou a ficar seis jogos sem vitórias, sendo quatro derrotas e dois empates, derrubando o Ituano para o Z4.

A sequência foi quebrada com a vitória fora de casa sobre o Brusque, porém, o Rubro-Negro vai para seu segundo jogo seguido na condição de visitante, precisando vencer. O lado positivo é que o Ituano pode ter retornos importantes contra o CRB. O meia Gerson Magrão (ex-CRB) e o atacante Neto Berola (ex-CSA) já treinaram com bola e devem ser relacionados.

Fora, ainda está o lateral esquerdo Roberto, no período de transição entre o DM e o campo. No mais, a disponibilidade da maioria dos jogadores é garantida. Uma das principais qualidades do Marechal de Ferro nesta Segundona tem sido o ataque. Com 12 gols em 12 jogos, o Ituano tem o 4º melhor ataque, ao lado do Londrina.

Optando por um 4-4-2 contra o Brusque, Mazola deve seguir com essa formação. O técnico tem sido bem servido pelo atacante Rafael Elias, o Papagaio, que deve retornar ao time titular. Gerson Magrão, retornando de lesão, pode entrar no lugar de Kaio. Assim, o Ituano deve jogar com: Pegorari; Pacheco, Léo Santos (Lucas Dias), Bernardo e Mário Sérgio; Caique, Jímenez, Rafael Pereira (Lucas Siqueira) e Kaio (Gerson Magrão); Aylon e Papagaio.

Arbitragem

Maguielson Lima Barbosa (CBF/DF) apita o confronto no Trapichão. Lucas Costa Modesto (CBF/DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (CBF/DF) serão os assistentes de campo. José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (CBF/AL) fica como quarto árbitro. Já no árbitro de vídeo, Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa) será o VAR, com assistência de Frederico Soares Vilarinho (CBF/MG).

NM com Guilherme Magalhães

Fotos: Ailton Cruz e Ascom Ituano

Leia Mais ►

Já com Alberto Valentim, CSA viaja para Campinas nesta sexta-feira



A logística do CSA para a 13ª rodada da Série B está definida. Após treinar nesta sexta-feira (17), o Azulão pegará voo, no período da noite, para Campinas, interior de São Paulo, onde enfrentará o Guarani, às 11 horas deste domingo (19). O voo deve partir de Maceió às 18 horas, com previsão de chegada às 21h, já no interior paulista.

A grande novidade na delegação será o técnico Alberto Valentim, oficialmente anunciado pelo clube nessa quarta-feira (15). O novo treinador terá ao seu lado o auxiliar Marcão e o preparador físico Márcio Henriques. O mineiro de 47 anos também chega em Maceió nesta sexta-feira (17), porém, no período matutino. O novo técnico azulino tem sua apresentação marcada para às 12h30, no CT do Nelsão.

Além da apresentação, o treinador irá conceder entrevista coletiva, ao lado do presidente executivo do CSA, Omar Coêlho. Valentim chega para sua primeira experiência no futebol do Nordeste, após passar por grandes clubes como Botafogo, Vasco e Athletico-PR.

Agora a corrida do time marujo é para regularizar o treinador. Até está sexta-feira (17), às 23h59, o nome do professor tem que aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, para que ele possa ficar no banco de reservas. Caso não aconteça, há chances de Adriano Rodrigues ainda assumir, de forma interina.

Média de idade

A contratação de Alberto Valentim pelo CSA seguiu um perfil que tem sido comum nos últimos treinadores. O time azulino tem feito apostas em professores com um perfil mais jovem, ditos da 'nova geração' do futebol brasileiro. Dos seus últimos sete técnicos, apenas um deles tinha mais de 50 anos, que era o caso de Ney Franco, treinador do clube na metade de 2021, que tinha 54 anos na época.

Fora isso, desde 2020, após a queda da Série A, todos os técnicos azulinos assumiram com idades inferiores a 50, com um pouco menos de experiência. Foram eles: Eduardo Baptista (48), Alberto Valentim (47), Argel Fuchs (45), Mozart (42), Mauricio Barbieri (39) e Bruno Pivetti (37). Valentim, inclusive, recentemente contratado, é um dos mais velhos do período.

A média de idade dos últimos sete técnicos do CSA é de 44,5 anos. Enquanto isso, a média entre os 20 técnicos da Série B do Brasileiro é de 45,6 anos. O técnico mais velho é Hélio dos Anjos, da Ponte Preta, com 64 anos. Já o mais jovem é Luan Carlos, do Brusque, que tem 30 anos.

NM com Guilherme Magalhães

Foto: Ascom CSA

Leia Mais ►

Penedense goleia o Miguelense por 8 a 0 e consegue vaga nas semifinais



O Penedense está vivíssimo na busca pelo acesso. Na tarde desta quinta-feira (16), o Alvirrubro recebeu o Miguelense no Estádio Alfredo Leahy, em Penedo, pela 6ª rodada da Série B do Alagoano. Apesar de todo mundo apostar em um equilíbrio, o que se viu em campo foi um atropelo dos donos da casa, que venceram por 8 a 0, com gols de Roberto, Drei, Polinho (2x), Cristiano e um hat-trick de Jonathan.

O placar não mudou a posição do Penedense na classificação do campeonato. O Alvirrubro está em terceiro, mas agora com nove pontos conquistados, três acima do próprio Miguelense, que encerra a rodada em 5º lugar, com seis pontos. O Alviverde está eliminado, por folgar na última rodada.

Os gols

O show do Penedense iniciou ainda no primeiro tempo. Logo com seis minutos, Jonathan deu um passe de cabeça para Polinho, da pequena área, abrir o placar. Não demorou muito e um minuto depois, Polinho retribuiu o favor. Roubou a bola na defesa e tocou para Jonathan ampliar para 2 a 0, com apenas sete minutos de jogo.

O tempo correu, mas a etapa inicial ainda teve mais gols. Aos 37 minutos, cobrando pênalti, Jonathan marcou seu segundo no dia e o terceiro do Penedense: 3 a 0. Em desespero, o Miguelense se perdeu em campo. Aos 42 minutos, roubando a bola no ataque, o time ribeirinho criou mais uma chance e Jonathan mandou para a rede. Hat-trick do centroavante e 4 a 0 só no primeiro tempo.

No segundo tempo, ainda deu tempo para aumentar o massacre. Após cobrança de escanteio, aos 4 minutos, Cristiano apareceu sozinho, mandando de cabeça: 5 a 0. Com o ritmo lento, o jogo se encaminhava para a tranquila vitória ribeirinha. Aos 36, com a falha da defesa alviverde, ainda deu tempo para Polinho marcar seu segundo gol, o sexto do Penedense.

No final, já querendo sair de campo, o Alviverde ainda assistiu o Penedense chegar mais duas vezes, de forma fatal. Grande destaque do jogo, aos 42min, Polinho tocou para Roberto mandar uma bomba: 7 a 0. Para encerrar, aos 44, Drei cobrou uma falta muito bonita e fechou o placar em um histórico 8 a 0.

NM com Guilherme Magalhães

Foto: FAF

Leia Mais ►