Image Map

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Após live, ASA TV entrega uma tonelada de alimentos a comunidades de Arapiraca

No último sábado (23), o ASA TV, canal no Youtube, transmitiu a grande final do Campeonato Alagoano de 2000, onde o ASA superou o CSA e conquistou o segundo título Estadual. Intitulada 'Live Campeão 2000', a transmissão online arrecadou uma tonelada de alimentos para comunidades de Arapiraca e a entrega aconteceu nesta segunda-feira (25).
As doações da 'live' aconteceram através de QR Code que levou a uma vaquinha para efetivação da doação. Na tarde desta segunda, integrantes da plataforma levaram os donativos arrecadados ao lixão de Arapiraca, Lar dos Velhinhos, Circo Romeiro e outros pontos onde vivem famílias carentes da cidade alagoana.

De acordo como Weslley Farias, responsável pelo canal do Fantasma, outro jogo marcante da história alvinegra deverá ser transmitido. Trata-se da semifinal da Copa do Nordeste de 2013, onde o Alvinegro eliminou o Ceará ao vencer por 1 a 0, com gol de Léo Gamalho, no Estádio Castelão. 
"Consegui com o Esporte Interativo a transmissão deste jogo, mas o clube ainda precisa enviar um ofício e, em caso de autorização, faremos. É um momento onde quanto mais ações como essa forem realizadas, melhor, pois tem muita gente passando necessidade, principalmente, no Lixão aqui de Arapiraca. Me sensibilizei bastante com a situação lá", disse Weslley.
NM com Jean Nascimento
Leia Mais ►

Eduardo Baptista cita atletas com leitura de jogo acima da média: "Felipe Melo e Ronaldinho"

 Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Um assunto que se destaca no debate sobre o futebol é a inteligência tática. Até que ponto atletas com boa leitura de jogo podem fazer a diferença dentro de um elenco.

GloboEsporte.com conversou sobre este assunto com Eduardo Baptista, técnico do CSA. Para ele, a inteligência tática deve ser ensinada ainda na formação dos jogadores.

Essa consciência tática passa muito pela questão cultural.

- Eu trabalhei no Japão seis anos e meus jogadores lá cursavam faculdade pela manhã e, à tarde, eles tinham que treinar. Então imagina o perfil desses jogadores: altamente questionadores.

- A gente ainda recebe jogadores que vêm de uma condição financeira ruim, sem educação, sem poder de concentração... Então envolve muito a educação. É por isso que a base hoje não é só ter um campinho e jogá-los lá.

Com a experiência de ter comandado grandes times do futebol brasileiro, como Palmeiras, Athletico, Coritiba, Fluminense e Sport, Baptista citou alguns jogadores acima da média quando o tema é leitura de jogo.

Uendell, volante do Cruzeiro, jogou comigo no Sport e na Ponte Preta. O Felipe Melo é de uma inteligência absurda; Diego Souza é um cara que você fala e entende, não precisa falar duas vezes. O Ronaldinho Gaúcho é absurdo. É o típico do cara que tem o dom. É um cara que eu tinha muito cuidado com o que ia falar para não podar o jogador. É de uma genialidade... Você não pode botar regras pra um cara desse. Aqui no CSA temos o Renatinho, que é um menino que tem uma leitura, ele discute muito aqui nos treinamentos; o Pimpão também tem uma leitura muito boa - disse Baptista, de 48 anos.

Segundo Baptista, a situação no Brasil está evoluindo com o investimento nas categorias de base.

- A gente, de uns anos pra cá, teve uma evolução nas categorias de base muito boa, uma qualificação no trabalho dos treinadores, da própria infraestrutura que os clubes têm na base, e preparam muito isso. A velocidade que eles recebem essa informação e põem em prática é bem mais rápida do que há 20 anos.

De acordo com o técnico, inteligência tática tem muito de ensino, mas há um fator específico que faz a diferença para os atletas entenderem as funções em campo.

- A inteligência tática tem também um pouco do dom do jogador. Eu tive oportunidade de trabalhar com jogadores que tinham dom, era deles. Eu até me pego muito para não podar esse tipo de jogador. Em alguns casos, você tem que desenhar o caminho pra o jogador percorrer. Outros têm uma leitura que você desenha até a página 3; na página 4 ele quem vai construir. Às vezes, ele tem uma solução melhor que a tua - comentou o treinador, antes de fazer um alerta.

- É importante você detectar esses jogadores [diferenciados] no elenco para não podá-los. É você deixar um caminho aberto para que ele crie. É deixar a criatividade e o talento fazerem parte da rotina dele.

NM com Denison Roma



Leia Mais ►

CRB e Ministério Público fecham parceria para localizar pessoas desaparecidas

Foto: CRB/Divulgação
Neste Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, 25 de maio, O Clube de Regatas Brasil entra firme em uma luta para incentivar famílias a denunciarem o sumiço de parentes. A partir desta data, através de uma parceria com o Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL), o CRB utilizará suas mídias sociais para colocar fotos de pessoas desaparecidas e passa a reforçar o time que luta contra um dado preocupante: quase mil famílias, somente nos dois últimos anos, apontam os dados oficiais, têm algum parente que desapareceu e nunca mais foi encontrado.
Desse número de vítimas não localizadas em Alagoas, 33,63% são de crianças e adolescentes. Dados que não podem ser mais ignorados e nos trouxeram com tudo para esta luta. O Núcleo de Direitos Humanos do MP/AL alerta para a importância de registrar esse tipo de ocorrência no Programa de Identificação e Localização de Pessoas Desaparecidas de Alagoas (Plid/AL).
Entre os anos de 2018 até maio de 2020, o Plid/AL contabilizou 996 desaparecimentos. No Brasil inteiro, também no último biênio, os números somam 82 mil pessoas que sumiram e, desse total, 40% são crianças e adolescentes. Aqui no estado, os menores de idade representam 33,63%.
Segundo o Presidente Marcos Barbosa, é um orgulho poder fazer uma parceria com o MP/AL em uma causa tão nobre. “É triste sabe que famílias alagoanas sofrem uma dor tão grande como essa. O CRB não poderia apenas chamar a atenção para este fato, temos que fazer a nossa parte e contribuir através da força da Nação Regatiana, que sem dúvida alguma vai ajudar na localização das pessoas desaparecidas no Estado”, disse ele.
Para a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MP/AL, promotora de justiça, Marluce Falcão, é motivo de muita alegria poder contar com o CRB como parceiro. “Essa é uma cooperação muito rica para nós em razão do alcance que o clube, sua torcida e os seus jogadores possuem”, comentou a promotora de justiça.
E para marcar o início dessa parceria, que muito nos honra, os atletas do Galo gravaram vídeos falando o número de pessoas desaparecidas no Brasil e ressaltaram a necessidade das famílias registrarem os casos junto ao Ministério Público.
Qualquer cidadão que quiser denunciar o sumiço de um parente deve procurar o Ministério Público em um dos canais de atendimento que podem ser encontrados no https://www.mpal.mp.br/sinalid/
NM com Minuto Esportes
Leia Mais ►

sábado, 23 de maio de 2020

Cabo participa do debate sobre inteligência tática: "Não pode passar avalanche de informações"

 Foto: Mac Cavalcante / GloboEsporte.com
inteligência tática está em debate no GloboEsporte.com/AL. Contar com jogadores de boa leitura de jogo é uma ponte para o sucesso de um treinador.

GloboEsporte.com conversou sobre o assunto com Marcelo Cabo. Para o técnico do CRB, saber explicar o tema para os jogadores pode ser a chave da questão.

A gente precisa ter um entendimento de não dar uma avalanche de informações táticas aos jogadores. A gente precisa passar pra eles uma coisa bem definida, bem didática.

- Claro que alguns jogadores têm o cognitivo mais apurado, outros com um pouco mais de dificuldade. Você trabalha, em média, com 25 jogadores... Cada ser humano tem um entendimento diferente do contexto. Mas o importante é que a gente tenha expertise e didática para poder passar para os jogadores os conceitos que a gente apregoa dentro de uma formatação da equipe.

Cabo afirma que ainda existe muita dificuldade por parte de alguns atletas para entender o que os técnicos querem dentro de campo. Para superar essa deficiência, o treinador disse que metodologia usa no dia a dia das equipes que trabalha.

- A gente encontra alguns jogadores com muita dificuldade de assimilar as questões táticas da equipe. Mas a gente procura trabalhar isso, primeiro, em vídeo. A gente coloca na lousa e depois leva para o campo. A gente tem várias maneiras de implementar essa filosofia tática, seja na parte visual, seja retratando dentro do campo. Depois, o mais importante são as correções que a gente faz no pós-jogo - disse o treinador, assegurando que exibe os jogos para os atletas avaliarem o desempenho.

- Terminando o jogo, a gente traz o vídeo dos jogos, coloca e implementa para os jogadores as correções. Isso vai inserindo no contexto incutido na cabeça dos atletas, e aí eles vão assimilando cada vez mais. Uns assimilam de imediato, outros levam mais tempo, mas a gente, com bastante didática, vai implementando.

Sobre os cinco atletas mais inteligentes taticamente com quem trabalhou, Cabo não fugiu da pergunta.

- Trabalhei com vários e vários jogadores com inteligência acima da média, com cognitivo muito bom. Mas eu destaco aqui: Ricardinho, do Ceará, que trabalhou comigo em 2015; o Gilsinho, do Atlético-GO, que foi campeão comigo em 2016; o Tiago Bastos, um lateral-direito que, trabalhou comigo no Olaria e no Tubarão-SC; o Walter, que dispensa apresentações, e o Lucas Siqueira, que trabalhou aqui comigo no CRB no ano passado.

NM com Denison Roma
Leia Mais ►

Após fraude, atleta é eliminado do e-Alagoano e semifinais serão refeitas

FOTO: ASCOM FAF
Após ter recebido denúncias de fraude no e-Alagoano, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e a Federação Alagoana de Futebol Digital e Virtual (FAFDV) decidiram eliminar o jogador que representava o CSE, Robério dos Santos, e refazer as disputas da semifinal do campeonato.
Em razão da quarentena por conta da Covid-19, a competição de futebol digital estava sendo realizada de maneira remota, com os atletas jogando em casa. Antes da final, as duas federações receberam denúncias de que Robério havia infringido uma regra do regulamento, colocando outra pessoa para disputar os jogos em seu lugar.
Segundo a nota da FAFDV, a fraude aconteceu em duas ocasiões: a primeira, na partida da 7ª rodada, contra o Ewerson Portela (ASA); a segunda ocorreu na semifinal, no confronto com Ruan Rocha (CSA).
Com a eliminação do jogador, os pontos dos jogos da fase de grupo foram transferidos ao adversário, e outro jogador se classifica para as semifinais. As datas das novas partidas ainda não foram definidas. 
As federações disseram ainda que buscam maneiras de melhorar a segurança dos confrontos e que Robério dos Santos está suspenso de competições organizadas pela FAFDV por 5 anos.
Confira a nota divulgada pela FAFDV:
"A Federação Alagoana de Futebol Digital e Virtual vem, através de sua rede social, publicar a nota conjunta com a Federação Alagoana de Futebol referente ao fato ocorrido no E-alagoano de Futebol Digital organizado pelas mesmas.
Conseguimos identificar uma conduta irregular do atleta Robério dos Santos, que num primeiro momento retrucou e foi às redes sociais dizer que a organização estava querendo prejudicá-lo.
Porém, posteriormente, houve acesso a áudios do próprio atleta dizendo como se realizava todo o procedimento para que outra pessoa pudesse jogar em seu lugar.
O mesmo entrou em contato com a FAFDV, revelando como fazia tudo e admitindo que não era o mesmo que estava jogando em algumas oportunidades, não indicando, porém, quem era a pessoa que atuou em alguns jogos por ele.
Devido à má conduta verificada, de acordo com o regulamento do E-Alagoano de Futebol Digital, o atleta será eliminado da competição e Suspenso das competições organizadas pela FAFDV por 5 anos, em decorrência de todos os fatos apurados, além de acusações infundadas e ofensas dirigidas à comissão organizadora, configurando conduta anti-desportiva com a prática de grave irregularidade no decorrer da competição".
NM com Gazetaweb.com
Leia Mais ►