Image Map

sábado, 23 de maio de 2020

CBF diz que está "monitorando, supervisionando e cobrando" clubes

A CBF iniciou processo de monitoramento, de supervisão e de cobrança dos clubes que não repassaram às atletas de futebol feminino a verba enviada pela entidade na primeira quinzena de abril. A resposta foi enviada pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman, a pedido da reportagem que vai ao ar no Esporte Espetacular deste domingo.
No dia 6 de abril, a CBF publicou nota no seu site, informando que enviaria R$ 120 mil para cada um dos 16 times da primeira divisão e R$ 50 mil para cada equipe da segunda divisão, totalizando R$ 3,7 milhões. Esse dinheiro deveria ser repassado ao quadro de funcionários do departamento feminino de cada clube para que os times não fossem desfeitos e os campeonatos retomados quando a pandemia retrocedesse. Ainda em abril, no entanto, começaram a ser publicadas em redes sociais e na imprensa denúncias de algumas atletas de que nada haviam recebido.
Na semana passada, o GloboEsporte.com publicou série de denúncias de clubes das Séries A2 e A1 do Campeonato Brasileiro feminino, apontando que pelo menos um time de cada região do Brasil não havia repassado o dinheiro.
A resposta completa da CBF foi enviada nesta semana.
- Desde o início da epidemia, a CBF definiu que o futebol feminino deveria ser uma das prioridades a ser sustentado, até por conta das dificuldades de patrocínio e de contratos de televisão. Por isso, baseado nas informações da diretoria de registros, nós demos aos 52 clubes que compõem a Série A1 e A2 do futebol feminino, os valores correspondentes a duas folhas de pagamento.
- Logo que recebemos informações, através da imprensa, de denúncias de algumas atletas de que esse pagamento não teria sido sido feito, imediatamente iniciamos um processo de monitoramento, de supervisão e de cobrança desses clubes. Posso afirmar que a absoluta maioria cumpriu adequadamente aquilo que foi inicialmente estabelecido e as atletas receberam os seus salários. Alguns clubes que por alguns motivos não conseguiram realizar esse procedimento, estão nesse momento sendo contactado sem nenhuma ingerência administrativa para que eles efetivem aquilo que foi definido pela CBF - disse Walter Feldman, secretário-geral da CBF.
Feldman também falou sobre os recibos que enviou para os clubes assinarem. Em um deles, a que o GloboEsporte.com teve acesso, está escrito que a quantia é "referente ao apoio financeiro emergencial e excepcional concedido em razão da pandemia COVID-19". Alguns clubes alegaram que esse documento não deixava claro que o dinheiro deveria ser repassado às atletas.
- Em relação ao recibo que tem sido utilizado como justificativa, é importante salientar que ele é apenas um elemento contábil, ele não especifica direitos e deveres em relação à destinação dos recursos. Mas é importante lembrar que a CBF desde o primeiro momento, publicamente, estabeleceu que eles deveriam ser destinados às atletas dos clubes brasileiros - afirmou Feldman.
NM com Globoesporte.com (texto e foto)
Leia Mais ►

Covid-19: México cancela campeonato de futebol, sem campeão

FOTO: REUTERS/ MICHAEL DALDER/DFL
O torneio Clausura do futebol mexicano foi cancelado nesta sexta-feira por não existirem as condições ideais para realizá-lo em meio à pandemia de coronavírus, informou a Liga MX, o organismo que rege o esporte no país, acrescentando que a competição não terá um campeão.
O torneio foi suspenso por tempo indeterminado em 15 de março devido à propagação mundial do coronavírus, que já infectou mais de 4,5 milhões de pessoas e causou a morte de mais de 326 mil, segundo uma contagem da Reuters.
"A assembleia extraordinária da Liga MX combinou concluir antecipadamente as edições masculina e feminina do Torneio Clausura 2020. O tempo de contingência em que vivemos provocou restrições cada vez maiores para a organização do calendário, que não nos permitem manter a competição sem pôr em risco os integrantes desta grande família", informou o organismo.
Em um comunicado, a Liga MX acrescentou que não se anunciará nenhum campeão do torneio e que na primeira semana de junho se definirá a data exata para que os clubes voltem a treinar.
"A data do início do torneio Apertura 2020 será definida com base nas recomendações do Setor Federal de Saúde", observou.
O México já registrou 59.567 casos confirmados de coronavírus, entre eles 12 jogadores do time Santos Laguna, e 6.510 mortos.
NM com Agência Brasil
Leia Mais ►

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Elenco regatiano completou quinze dias de trabalhos através de home training

FOTO: DIVULGAÇÃO/CRB
O elenco regatiano completou, nesta quinta-feira (21), quinze dias de treinamentos no sistema home training. Através de videoconferência, os atletas estão realizando trabalhos físicos e táticos.
Segundo o preparador físico do CRB, Tiago Melsert, através do home training está sendo possível trabalhar os atletas com exercícios voltados para a força, mobilidade, resistência, fortalecimento muscular, entre outros. Para ele, utilizar o home training foi a melhor solução nesta época da pandemia do coronavírus.
“Vivemos uma situação atípica, mas graças a tecnologia estamos podendo trabalhar com o elenco. Tudo que estamos fazendo agora será muito importante para quando pudermos retornar aos treinos presenciais. Os atletas têm respondido muito bem aos treinamentos, todos muitos comprometidos e profissionais com o trabalho”, disse Tiago Melfert.
Antes e depois de cada atividade física, os jogadores respondem a um questionário, que coleta dados como, por exemplo, a qualidade do sono de cada um e, com isso, ajuda a definir o planejamento para cada etapa do treinamento.
NM com Minuto Esportes
Leia Mais ►

Fumeirão passa por reforma e deve aumentar capacidade para 10 mil torcedores

O Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, vai ganhando novos ajustes para voltar a receber os jogos do ASA na continuação da temporada. A administração do Fumeirão aproveitou a paralisação de atividades no futebol para dar andamento na reforma.
A primeira parte do projeto já foi iniciada. De acordo com o administrador da obra, João Salles, no momento, os trabalhos estão concentrados no piso superior das arquibancadas. No projeto, a estrutura que está sendo montada deve aumentar a capacidade do estádio para 10 mil pessoas.
João confirmou à Gazetaweb que a obra tem previsão para ser concluída no segundo semestre e que o projeto foi modificado a fim de melhorar as instalações do estádio.
"Data exata ainda não tem, mas acredito que em outubro ou novembro devemos estar finalizando as obras. A parte do primeiro anel já foi finalizada, estamos agora no segundo anel, que vai dar a junção com as arquibancadas centrais".
Outras melhorias, como a criação de uma da ala de camarotes, reparos nas cabines de imprensa e construção de salas para o setor administrativo e um museu para o ASA também devem ser feitas. Além disso, o gramado está ganhando um tratamento especial.
NM com Débora Rodrigues
Leia Mais ►

CSA lança documentário sobre participação na Conmebol de 1999

FOTO: MUSEU DOS ESPORTES DE AL
O CSA participou da Copa Conmebol em 1999, onde sagrou-se vice-campeão. E, para marcar mais ainda essa grande conquista da história do clube marujo, a direção azulina decidiu lançar um documentário sobre a participação do Azulão na competição internacional. 
Time da foto:CSA na Conmebol de 1999 - Em pé: Roberto Alves, Fábio Magrão, Mazinho, Márcio Pereira, Jivago, e Veloso. Agachados: Mimi, Leo, Bruno Alves, Missinho e Willams Bidé
Aquele ano foi considerado mágico e inesquecível para todos os azulinos. Além do tetracampeonato estadual, o CSA fez uma ótima campanha na Conmebol, que culminou com o vice-campeonato. E os torcedores poderão rever esses momentos por meio deste documentário que será lançado neste domingo (24), às 16 horas, no canal do clube no Youtube (CSAOficial).
Ex-jogador do CSA, Otávio Quadros era o técnico da equipe na época e foi um dos entrevistados no documentário, assim como alguns jogadores daquele time. Até a decisão contra o Talleres, da Argentina, o Azulão passou por Vila Nova-GO, Estudiantes, da Venezuela, e São Raimundo-AM.
Ex-jogador do CSA, Otávio Quadros era o técnico da equipe azulina na conquista do vice-campeonato da Conmebol; ele é um dos entrevistados no documentário FOTO: JOÃO ALVIM/GLOBOESPORTE.COM
Na final contra o time argentino, o CSA venceu por 4 a 2, no dia  1º de dezembro de 1999, em jogo no Rei Pelé. Já na partida de volta, em Córdoba, o Azulão acabou perdendo por 3 a 0, no dia 8 do mesmo mês.
Essa foi a primeira e única vez, até o momento, que um clube do Nordeste chegou a uma final de competição sul-americana. Confira o link para o canal no YouTube: www.youtube.com/csaoficial.
NM com Fernanda Medeiros 
Leia Mais ►