Image Map

sábado, 9 de maio de 2020

Clubes da Série A reduzem salários de jogadores na pandemia

Vasco e Sport têm dívidas atrasadas e por isso não negociam
Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br.
A pandemia do novo coronavírus criou ainda mais dificuldades financeiras aos clubes de futebol do Brasil. Segundo a Sports Value, baseada em seu banco de dados com resultados financeiros de clubes brasileiros, a receita em 2020 deverá ter uma perda de cerca de 17%, algo em torno de R$ 1,1 bilhão. Por isso, diante desse quadro 15 clubes da Série A do Brasileirão se valeram da Medida Provisória 936 para reduzir salários por até 90 dias, com percentuais entre 15% e 70%. O Bragantino, com forte patrocinador, já anunciou que não vai se valer da MP.
O Coritiba ainda não fechou o percentual da negociação, mas já conversa com jogadores. O Botafogo demitiu mais de 40 funcionários, entre eles o ex-jogador Sebastião Leônidas, de 82 anos, que trabalhava no futebol de base, mas não abriu negociação com os jogadores. Já o Vasco e o Sport estão com salários atrasados (o clube carioca não pagou um salário sequer em 2020, enquanto o Leão só pagou o mês de janeiro). Por isso, os jogadores "querem resolver o que está para trás antes de resolver para frente", disse o volante Fellipe Bastos em entrevista à emissora SporTV.
Veja a situação de cada um dos clubes:
Athletico-PR - O furacão confirmou que vai reduzir os salários de todos os atletas profissionais em 25%, a partir de maio e até o início de agosto. Os funcionários com vencimentos acima de R$ 5 mil também serão atingidos.
Atlético-GO - O presidente Adson Batista negocia com os jogadores e, em média, o corte será de 30% nos salários.
Atlético-MG - Após demitir funcionários, o galo reduziu em 25% os salários de quem recebe acima de R$ 5 mil, incluindo jogadores. O clube queria cortar os salários pela metade, mas os jogadores recusaram a proposta do presidente Sérgio Sette Câmara, fato confirmado pelo meia Marquinhos.
Bahia - O tricolor acertou com jogadores, comissão técnica e diretoria um corte de 25% dos vencimentos.
Botafogo - A diretoria alvinegra luta para manter os salários em dia e, por isso, estuda reduzir a folha salarial, mesmo que para isso negocie atletas. O volante Gustavo Bochecha deve ir para o Coritiba. O meia Cícero já foi comunicado de que não está nos planos de Paulo Autuori.
Bragantino - Com o suporte de uma empresa de bebidas energéticas, mantém os salários em dia e não estuda redução apesar da pandemia.
Ceará - O vozão pretende economizar R$ 700 mil e negociou a redução de 25% nos salários de jogadores, comissão técnica e funcionários.
Corinthians - O timão aplicou valores distintos nos cortes de salários. Os jogadores profissionais, das categorias de base e do time feminino terão redução de 25% nos salários a partir de maio, mas apenas nos pagamentos em carteira, não atingido o que é pago nos direitos de imagem. Já a comissão técnica, incluindo o treinador Tiago Nunes, teve corte de 70%.
Coritiba - O presidente do coxa, Samir Namur, confirma a negociação de redução sobre os salários de maio, mas o percentual ainda não foi acertado. A estimativa é de que seja aplicado o percentual de 25%, além da suspensão de contratos de funcionários do setor administrativo do clube.
Flamengo - O clube demitiu 6% de seu quadro de funcionários (cerca de 60 pessoas) e acertou com os jogadores uma redução de 25% nos vencimentos dos meses de maio e junho.
Fluminense - O tricolor carioca teve uma negociação com muitas variáveis, já que o clube ainda devia 60% dos salários de fevereiro, que já foram quitados. Pelo acordo com os jogadores, de corte salarial até junho, ficou acertado que o mês de abril terá remuneração integral, por ter sido de férias, mas 50% do salário, além do 1/3 previsto por lei, só sairão em dezembro. Em março a redução será de 15%, e em maio de 25%. Se os jogos voltarem em junho, o salário voltará a ser integral. O clube já pagou 40% dos salários de março, outros 25% ainda serão pagos em breve e os demais 20% até o fim do ano, totalizando 85%.
Fortaleza - O tricolor cearense foi o primeiro clube da Série A a fechar acordo com os jogadores e desde março negociou acordo de 25% de redução salarial do elenco profissional. Os jogadores concordaram em abrir mão em definitivo de 10% dos salários de abril e de só receberem outros 15% após a volta do futebol.
Goiás - O alviverde não revelou os valores, mas o clube reduziu os salários dos jogadores entre 25% e 50%.
Grêmio - O mesmo aconteceu com o tricolor gaúcho, que anunciou redução salarial, mas sem tornar público os termos do acordo. Para a diretoria, isso seria sinal de preservação do bom relacionamento com os atletas. A imprensa gaúcha comenta que o percentual foi de 25%. Os direitos de imagem dos atletas, desse período de paralisação do futebol, só será pago em 2021.
Internacional - O colorado adotou a mesma estratégia e, em nota oficial, usou o termo "questões de confidencialidade" para não revelar os termos do acordo de redução salarial dos jogadores. Em Porto Alegre, comenta-se que o corte foi de 30%
Palmeiras - O verdão anunciou acordo de redução de 25% dos salários dos jogadores e do técnico Vanderlei Luxemburgo e demais membros da comissão técnica, em maio e junho.
Santos - O peixe buscou reduzir os salários dos jogadores em 50%, mas não foi aceito e o percentual ajustado foi de 30% em maio, sobre os salários de jogadores e comissão técnica. Desse percentual, 15% não serão reembolsáveis.
São Paulo - O tricolor paulista teve a negociação mais tensa e praticamente impôs sua vontade de reduzir em 50% os salários. A proposta foi apresentada aos jogadores, mas apenas os líderes do grupo, entre eles Daniel Alves, teria entendido a posição do clube. No entanto, não houve unanimidade, até porque o clube deve dois meses de direitos de imagem. Mesmo sem acordo, o clube adotou o corte pela metade dos vencimentos.
Sport - O executivo de futebol do clube, Lucas Drubscky, confirmou que, antes de fechar qualquer negociação com os jogadores, quer quitar os meses de fevereiro e março. O leão, inclusive, negocia empréstimo em bancos em razão da queda de receitas. Apenas essa semana a diretoria deu início a negociação com os atletas.
Vasco - O clube não pagou salários em 2020 e, por isso, não negocia redução para os meses de maio a julho. Essa semana, o Vasco anunciou a suspensão dos contratos de cerca de 250 funcionários.
NM com Agência Brasil
Leia Mais ►

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Executivo de futebol do CRB projeta cenário do mercado após quarentena: "Leilão"


A pandemia causada pela Covid-19 está afetando a economia mundial. O futebol foi também atingido em cheio. Com queda nas receitas, os clubes precisam encontrar meios de minimizar o prejuízo financeiro e, ao mesmo tempo, projetar o futuro.

Executivo de futebol do CRB, Thiago Paes falou com o GloboEsporte.com e fez um panorama de como enxerga o mercado no pós-quarentena.

- Eu entendo que os efeitos pós-Covid 19 serão sentidos em todos os segmentos. No futebol, eu acho muito difícil os clubes saírem ilesos disso.

Para o dirigente, quando a bola voltar a rolar e o mercado estiver aquecido, o leilão de atletas será inevitável.

- Quanto maior é a demanda, maior será a oferta. Se você tem muito jogador no mercado e muitos clubes tentando contratar esses jogadores, isso acaba virando um leilão e, muitas vezes, os valores acabam sendo inflacionados.

Thiago afirmou também que a situação dos clubes antes da paralisação forçada vai ditar a condição deles quando o futebol recomeçar.

- Como muitos clubes que já passaram por dificuldades financeiras vão ter mais dificuldades e não vão conseguir entrar nessa disputa por atletas, aqueles clubes que têm uma maior solidez no pré-pandemia serão menos impactados. Com isso, terão uma condição mais saudável de abordar determinados atletas e não ter tanta disputa por esses jogadores. Consequentemente, isso gera um custo menor.

O dirigente do Galo opinou quais alternativas os times vão precisam adotar para se dar bem após a parada.

- Um outro ponto que eu vejo é a questão da criatividade. Vai ter que haver uma criatividade muito grande por parte dos clubes no sentido de proporcionar algumas trocas, acredito que no mercado europeu surgirão empréstimos com opções de compra, empréstimos com obrigação de compra para determinadas metas serem atingidas, e isso consequentemente poderá ser replicado aqui no futebol brasileiro.

NM com Denison Roma (texto e foto)
Leia Mais ►

CSA faz acordo com elenco e reduz salários em 25% durante três meses

Foto: Mac Cavalcante/GloboEsporte.com
CSA anunciou que tomou uma decisão difícil para manter as contas equilibradas. Prejudicado com a falta de receita por conta da Covid-19, o clube propôs uma redução salarial de 25% dos salários e direitos de imagem dos jogadores. O grupo aceitou a decisão.

Executivo de futebol do Azulão, Marcelo Barbarotti contou ao GloboEsporte.com como o acordo foi construído com o elenco.

- Nessa parada, nós fizemos um acordo com os atletas para uma redução salarial de 25% para os meses de abril, maio e junho. Isso é uma negociação, precisou ser explicado tudo e o elenco mostrou o comprometimento que tem com o CSA. Os jogadores foram muito receptivos em ajudar ao clube.

Para o assunto chegar a todos os atletas, Barbarotti disse que procurou líderes do elenco, que se encarregaram de transmitir a mensagem ao grupo.

- Eu sentei pessoalmente com o Alan Costa e o Leandro Souza, foram os interlocutores. Expliquei tudo e eles debateram com o grupo. Depois, nós formalizamos isso, fizemos um aditivo contratual individual, todos assinaram, e levamos para formalização no sindicato. Tudo isso foi legalizado.

NM com Denison Roma 


Leia Mais ►

Marcelo Cabo já faz planos para o retorno de Olívio: "Tem sua marca no CRB"

Foto: Douglas Araújo / Assessoria CRB
A proximidade do retorno de Olívio às atividades no CRB não anima apenas a torcida. No clube, muita gente comemora a retomada da carreira do jogador, que virou ídolo regatiano.

O técnico Marcelo Cabo conversou com o GloboEsporte.com e confirmou que também não vê a hora de contar com o reforço do volante, campeão alagoano com o clube em 2016.

- Não só eu, mas os demais integrantes da comissão técnica, diretoria e os próprios jogadores estão muito felizes pelo retorno do Olívio está próximo. O clube ganha, o elenco ganha, é um jogador que tem a sua marca no clube. Então a gente está muito alegre de saber que no retorno aos treinamentos ele já vai poder trabalhar com o grupo.

Para o treinador, além de ganhar mais um reforço, o CRB recupera uma linda história.

- Um jogador de muita perseverança, que passou por todo esse momento durante quatro anos... E a gente entende que está muito próximo o retorno dele. A gente sabe da importância dele para o CRB.

Marcelo apontou que a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus termina beneficiando o volante.

- E, com esse momento que a gente está vivendo, com certeza, as competições serão alongadas, talvez entrem por 2021, e ele a partir de outubro vai poder jogar e aproveitar ainda o pouco da temporada de 2020. A gente fica muito alegre com o retorno dele, depois de ter passado por tudo isso. É um jogador de uma relevância muito grande para o CRB.

Punição
 Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Olívio foi pego no exame antidoping na partida contra o Vasco, pela Copa do Brasil de 2016, no dia 11 de maio, e acabou suspenso preventivamente pelo STJD. Em seguida, o volante foi punido com um ano de suspensão pela Primeira Comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O clube recorreu, mas o Pleno do STJD manteve a condenação.

Insatisfeita com a punição, a Agência Mundial Antidoping (Wada) recorreu ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), pedindo o aumento da punição para quatro anos.

Ele começou a cumprir a suspensão em 2016, jogou sete partidas pela Série B de 2017 e voltou a ser punido.

NM com Denison Roma
Leia Mais ►

FAF e clubes alagoanos entram em campo na luta contra o coronavírus

 Foto: Reprodução/Instagram
Os oito clubes que disputam a 1ª Divisão do Campeonato Alagoano vestiram a camisa no combate ao novo coronavírus. Em uma ação, comandada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), ASA, CEO, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Jaciobá e Murici publicaram, cada um, em seu respectivo Instagram, uma letra que forma a palavra "Resistir". A publicação foi feita na manhã dessa quinta-feira (7) e completou o mosaico formado no perfil da FAF (@fafalagoas) na mesma rede social. 
A ação integrada teve o objetivo de conscientizar os torcedores sobre a importância do isolamento social e das medidas de prevenção à Covid-19, neste cenário crítico da pandemia que atinge todo o Brasil e o mundo. 
Até essa quarta-feira (6), segundo números da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), haviam sido confirmados 1.703 casos de contaminação por coronavírus, com 89 óbitos no Estado. 
Vale lembrar que a pandemia paralisou o futebol e outras competições esportivas em Alagoas, no Brasil e no mundo inteiro. Em Alagoas, o Campeonato Alagoano foi uma das competições paralisadas, quando se encontrava em sua sexta rodada. 
Segundo o presidente da FAF, Felipe Feijó, este cenário de pandemia e de cuidados para a prevenção da Covid-19 tem motivado a entidade a realizar ações com o intuito de amenizar os danos causados pela mesma. "A ação no Instagram, em parceria com os clubes, serve para reforçar o engajamento dos torcedores nos cuidados para conter a disseminação do vírus. Esta luta é de todos nós", destacou Feijó. 
Ele explicou que a palavra "Resistência" tem sido utilizada com frequência nas redes sociais da entidade alagoana, fazendo uma referência à história e à importância do Estadual. 
De acordo com o diretor de marketing da Federação Alagoana, Ricardo Lima, o termo representa muito mais no atual momento. "O futebol alagoano, em sua essência, reflete a história do povo alagoano, um povo guerreiro, cuja força é demonstrada na resistência", observou. "Na terra de Zumbi, o verbo ?Resistir? faz parte do cotidiano dos alagoanos e traz esperança para vencermos esta batalha", acrescentou. 
A imagens com as letras que formam a palavra "resistência" podem ser conferidas no Instagram dos clubes.
Ao postarem a imagem, eles publicaram a seguinte mensagem: "Sabemos que o jogo não tá fácil, mas juntos podemos vencer a batalha. É preciso resistir!". Em seguida postaram as hashtags: #Resistência #FiqueEmCasa #FutebolGuerreiro #FutebolDeAlagoas #FAF e, ainda, uma hashtag com o respectivo nome do clube, em sua página correspondente.
A FAF também escreveu nas páginas de cada clube a frase: "Estamos juntos", seguida do nome do time.
Os torcedores das oito equipes aprovaram a ideia e as imagens tiveram inúmeras curtidas e várias mensagens de apoio e incentivo. "Todos nós vamos conseguir vencer essa batalha", escreveu o administrador da página crbalvirrubro1912, do CRB. 
Já emerson_leonardo7, torcedor do CSA, postou a mensagem: "Deus abençoe a todos".
"Com certeza juntos somos mais fortes", postou o torcedor jaminhokleyton, do Coruripe. 
"Não 'tamo' vencendo no Alagoano vamos vencer o Covid", comentou edufdesouza, que torce pelo ASA.
NM com Fernanda Medeiros 
Leia Mais ►