Image Map

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Médico do CSA diz que não acredita no retorno do futebol em maio

CSA também tem um representante no grupo criado pela Federação Alagoana para elaborar um plano da retomada do futebol no estado. O médico Fábio Lima conversou com o GloboEsporte.com sobre o cenário em Alagoas e foi cauteloso.

- Alagoas tá começando a chegar no pico do coronavírus. Quando se fala de Brasil, fala-se de um continente e não apenas de uma região.

Não faz sentido pensar em voltar ainda nesta semana. A gente ainda está na incerteza, não sabe o tamanho da encrenca que tem. Sabe que é grande, mas o tamanho exato ninguém sabe.

Ele falou também sobre as projeções de redução dos casos da covid-19 no estado e afirmou que não confia no retorno do futebol no mês de maio.

- Os estudos falam [na redução] de meados para o final de maio. Se assim for, a minha opinião pessoal, não é do grupo, é que não teremos condição de voltar o futebol neste mês de maio. Isso não é definitivo. A gente vem conversando, para ter um norte das coisas. Esse documento que o grupo está elaborando vai constar as orientações para cada clube, o que cada atleta precisa fazer e que conduta, de um modo geral, a federação vai acabar tomando.

Fábio ressaltou que o grupo e a federação estão sendo rigorosos em relação à segurança dos atletas.

- O presidente Felipe Feijó está absolutamente inteirado com as recomendações das organizações de saúde. Ele não iria colocar em risco as pessoas. A gente precisa ter a recomendação pronta para, quando houver a possibilidade de retorno, todos seguirem a mesma cartilha. Essa é a proposta do grupo. É um caminho que obrigatoriamente todas as federações irão tomar.

NM com Texto e foto de Denison Roma
Leia Mais ►

Após um mês e 18 dias, Rafael Longuine realiza cirurgia no joelho direito

ASCOM CRB
O meia do CRB, Rafael Longuine, finalmente conseguiu realizar a cirurgia no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho direito. O procedimento cirúrgico aconteceu nesta quarta-feira (29). O tempo elevado, 1 mês e 18 dias após a lesão, para ocorrer o procedimento do jogador se deu por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Através das redes sociais, o atleta comentou o sucesso da cirurgia. "Mais um capítulo da minha vida, da minha história! Graças a Deus estou bem e foi tudo bem com a minha cirurgia! Agora é foco total na recuperação pra voltar bem e fazer o que eu amo!", publicou o meia. 
Longuine se machucou na partida de ida contra o Cruzeiro, pela terceira fase da Copa do Brasil, no dia 11 de março, no Mineirão, após um lance próximo a linha lateral aos 43 minutos do primeiro tempo.
Antes da cirurgia, o meio-campista iniciou um tratamento conservador no Centro de Treinamentos do Santos - clube ao qual pertence - e a tendência é que ele siga a recuperação também nas dependências do Peixe.


É necessário um período de oito a nove meses de resguardo para este tipo de lesão. Apesar disso, o Galo da Praia garante que seguirá pagando os salários de Rafael Longuine até o término do contrato de empréstimo, que acontece em dezembro.
NM com Jean Nascimento
Leia Mais ►

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Fim de férias, protocolo e testes: em reunião paralela a federações, clubes discutem volta aos treinos

Reprodução CBF
Paralela à reunião das federações com a cúpula da CBF, a Comissão Nacional de Clubes se reuniu nesta tarde por videoconferência e, por decisão unânime, decidiu pelo fim de férias de atletas. A data de retorno das atividades - da maioria dos clubes - está marcada para o dia 2 de maio, mas alguns já vão voltar dia 1º de maio (sexta-feira).

O país registrou o recorde de óbitos nas últimas 24h. Foram 474 mortes. O Brasil tem 71.886 casos, com 5.017 mortes, segundo informações desta terça-feira do Ministério da Saúde

A CBF vai distribuir aos clubes o protocolo nacional de retorno progressivo dos treinos para cada clube tentar adaptar à sua realidade. Ainda há necessidade de liberação das autoridades estaduais, que não recomendam aglomerações. Por isso, num primeiro momento, os atletas podem seguir com atividades dentro de suas casas. Porém, uma outra reunião, esta da Comissão Nacional de Médicos, que vai definir ajustes para cada realidade ainda nesta noite de terça-feira.

No Rio, o Fluminense vai comunicar aos atletas retorno das atividades - neste momento, "home training" - dia 1º de maio. Por enquanto, os outros clubes grandes cariocas ainda não se manifestaram.

Em Curitiba, o Paraná marcou o dia 4 para retorno das atividades, também com cada jogador em suas casas no primeiro momento. No dia 11, a intenção é o retorno ao treino presencial. O Athletico ainda espera as autoridades de saúde para definir este planejamento.

Por sua vez, o Coritiba marcou dia 1º de maio para volta das férias. O Coxa tenta autorização para treinar no campo já e pediu aos jogadores para retornarem para Curitiba.

Em Goiâniaos clubes aguardam sinalização da Federação Goiana de Futebol, mas projetam o dia 4 de maio como possível retorno aos treinos.

Mais cedo, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o secretário-geral Walter Feldman, se reuniram com presidentes de federações estaduais. Ouviram intenções de retorno de atividades de pelo menos duas federações. Paraná e Santa Catarina querem voltar aos jogos dia 16 de maio.

O protocolo da CBF será distribuído aos clubes - está pronto e aprovado pela diretoria da entidade nacional do futebol, mas passou por últimos ajustes.

Também houve orientação sobre a compra de testes para coronavírus. A CBF quer testar todos atletas, estafe e pessoas da convivência desse grupo em todo o país. Os clubes vão fazer a própria aquisição de testes. Cada teste varia entre R$ 150 a R$ 250.

NM com Nadja Mauad e Raphael Zarko
Leia Mais ►

CBF sugere a federações articulação para volta dos estaduais em 17 de maio

Lucas Figueiredo/CBF
A cúpula da CBF teve uma reunião por videoconferência com as federações estaduais nesta terça-feira na qual os rumos do calendários brasileiro foram tratados. A sugestão da CBF é que, se possível, as filiadas tentem viabilizar o retorno dos campeonatos locais no fim de semana do dia 17 de maio (domingo).
O presidente da CBF, Rogério Caboclo, admitiu que o cenário pode não ser o mesmo em todos os estados, já que há diferença na disseminação do coronavírus e também no posicionamento das autoridades. Rio e São Paulo, por exemplo, têm governadores com postura mais rígida em relação às atividades esportivas.
Caboclo fez questão de pontuar que o dia 17 de maio é uma sugestão e não uma determinação, sublinhando a falta de poder da CBF para ordenar algo do gênero. A proposta não é passar por cima das autoridades.
A volta do futebol, com portões fechados, nos estaduais seria consequência do retorno aos treinos já no começo de maio. Assim, os clubes teriam condições de fazer uma intertemporada.
Para a CBF, é importante o desenrolar dos estaduais para que se abra espaço no calendário para o Brasileirão e a Copa do Brasil. A volta dos torneios nacionais traz um quadro mais complexo, já que demandaria uma diminuição mais ampla do coronavírus no país, com liberação de voos e trânsito entre estados.
As federações estaduais têm autonomia para colocar à mesa com governadores e prefeitos protocolos médicos que se adequem às respectivas realidades.
Após o encontro com as federações, a diretoria da CBF engatou outra reunião: com os clubes, cujos jogadores voltarão de férias ao fim desta semana.
NM com Agência o Globo
Leia Mais ►

terça-feira, 28 de abril de 2020

Marcelo Cabo elogia grupo da federação e confia no retorno rápido do CRB: "Sou otimista"

Denison Roma/GloboEsporte.com
A criação de um grupo para elaborar o plano da retomada do futebol alagoano foi muito elogiada pelo técnico do CRB. Em entrevista , Marcelo Cabo destacou a iniciativa da federação de de buscar especialistas para discutir a segurança em tempos de pandemia.

- Eu acho importante criar esse grupo de especialistas para nortear o retorno do futebol de Alagoas. Eu não tenho muito conhecimento dos profissionais que estão engajados nesse grupo de estudo, mas achei muito prudente da federação fazer esse tipo de estudo para que a gente possa ter muita convicção em cima de dados e procedimentos para que possa voltar ao futebol.

Longe das atividades de campo há mais de um mês, o treinador regatiano contou qual o sentimento de ficar tanto tempo afastado do trabalho.

- A gente está sentindo muita falta do futebol nesse momento. Pelo tempo dessa quarentena, eu já vou completar a sexta semana, a gente mudou todo o nosso cotidiano. Mas é importante que todos os segmentos estejam muito bem conectados para que a gente tenha um norte para se pensar no retorno e, se possível, dentro de toda segurança.

Sobre a reapresentação do CRB, Cabo disse estar otimista.

- Espero que a gente consiga que voltar no dia 2 [de maio] aos treinamentos, mas dentro de uma autorização dos órgãos competentes de saúde, da CBF, da FAF... Claro que vai ser criado um protocolo, e o desejo de todos é voltar no dia 2. Eu tenho uma expectativa em cima dessa data, mas que seja feita com muito cuidado, para que a volta seja com segurança para trabalhar.

Eu tenho uma expectativa muito grande. Eu sou uma pessoa otimista, e vamos torcer para que tudo dê certo.

Técnico disse que não vê a hora de voltar ao trabalho — Foto: Mac Cavalcante/GloboEsporte.com
Foto: Mac Cavalcante/GloboEsporte.com 

O último jogo disputado pelo CRB foi no dia 14 de março. Em Aracaju, o time alagoano venceu o Confiança por 1 a 0 e manteve as chances de classificação na Copa do Nordeste.

Dia 11, pela Copa do Brasil, o Galo derrotou o Cruzeiro, por 2 a 0, no Mineirão. As férias do elenco regatiano começaram em 26 de março.

NM com Denison Roma 
Leia Mais ►