Image Map

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Olívio vai retornar às atividades. Ele foi punido por doping e não joga desde 2017.

 Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
O torcedor do CRB tem um motivo a mais para comemorar quando o elenco voltar ao Ninho. Nesta quinta-feira, o presidente do clube, Marcos Barbosa, falou com o GloboEsporte.com e avisou que o volante Olívio vai retornar às atividades. Ele foi punido por doping e não joga desde 2017.

- Consultamos o nosso departamento jurídico e fomos avisados que o Olívio pode voltar a treinar a partir de maio e pode jogar em outubro deste ano. Com isso, quando as atividades voltarem no Ninho do Galo, o Olívio será reintegrado ao elenco e estará treinando com os companheiros.

O dirigente disse ainda que durante a suspensão o clube não abandonou o jogador, de 32 anos.

- O Olívio até hoje é funcionário do CRB. Com a liberação a partir de maio, ele volta a ser contratado como jogador do clube.

Punição
 Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
Olívio foi pego no exame antidoping na partida contra o Vasco, pela Copa do Brasil de 2016, no dia 11 de maio, e foi suspenso preventivamente pelo STJD. Em seguida, o volante foi punido com um ano de suspensão pela Primeira Comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O clube recorreu, mas o Pleno do STJD manteve a condenação.

Insatisfeita com a punição, a Agência Mundial Antidoping (Wada) recorreu ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), pedindo o aumento da punição para quatro anos.

Ele começou a cumprir a suspensão em 2016, jogou sete partidas pela Série B de 2017 e voltou a ser punido.

NM com Globoesporte.com/al


Leia Mais ►

Sede única e disputa em 10 dias: Liga prepara proposta para volta da Copa do Nordeste

 Foto: Luciano Marcos/ABC
Jogos em uma única sede e 10 dias de competição. Essa será a proposta que a Liga do Nordeste encaminhará para os clubes e para a CBF, com o intuito de reduzir os danos causados pela paralisação do futebol, em decorrência da Covid-19. De acordo com o presidente da Liga, Eduardo Rocha, a ideia é minimizar os riscos com viagens e otimizar o tempo, uma vez que o calendário do futebol nacional deverá ficar conturbado.

"Vamos ter uma reunião com os clubes e a proposta é que os jogos sejam disputados em única sede, com espaçamento de dois dias entre eles. Temos só que ver como faremos com a última rodada classificatória. Mas a nossa proposta será essa. Até para evitar muitos deslocamentos."

Ainda de acordo com o dirigente, o Recife deve ser a sede escolhida, por ser o estado mais central e com boas condições de alojar vários jogos ao mesmo tempo. Além de possuir três bons centros de treinamento: Sport, Náutico e Retrô.

- Acho que o Recife pode ser uma boa sede, porque temos quatro estádios e isso nos permite até fazermos quatro jogos simultaneamente. Temos Arruda, Arena de Pernambuco, Ilha do Retiro e Aflitos. Além de ter o CT do Retrô, que tem boa estrutura e pode ser utilizado por outros clubes, porque dispõe de mais de um campo. As viagens, para evitarmos aeroporto, podem ser feitas até de ônibus, com delegações reduzidas.

Na avaliação de Eduardo, o fato de os jogos provavelmente serem liberados com portões fechados, faz com que a vantagem por jogar "em casa" seja muito reduzida. O que diminuiria a resistência dos clubes sobre a proposta de as partidas acontecerem em uma sede única.

"Se voltar normal, com torcida, lógico que seguiremos a competição normal, em todas as suas sedes. Agora, se não tiver público, a gente vai em uma sede, porque não tem vantagem. Não faz diferença, porque é tudo estádio de futebol."

Embora ainda não tenha previsão de retorno, Eduardo deixa claro que a possibilidade de não retomar a competição inexiste.

- Não tem o menor sentido se falar em não ter conclusão da Copa do Nordeste. Uma competição absolutamente rentável para os clubes e que gera receitas não será deixada de lado. Vamos concluir, sim.

NM com Elton de Castro 


Leia Mais ►

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Tavares diz que houve precipitação ao anunciar Rio Largo como sede do novo CT

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
No último dia 17, o CSA anunciou oficialmente que o novo Centro de Treinamentos do clube seria construído em Rio Largo. Porém, na manhã desta quarta-feira (22), o presidente do Conselho Deliberativo, Raimundo Tavares, disse, em entrevista ao programa CBN Esportes, da Rádio CBN, que ainda não existe definição sobre a situação. 
"Estou indo a Maceió para conversar com o presidente Rafael e algumas pessoas do CSA para tratar justamente da aquisição dessa área em que muito foi falada, na semana passada, para ser em Rio Largo. Porém, o presidente Rafael, em momento nenhum, vai deixar de ouvir o Conselho, trocar ideias e conversar com a direção. O que aconteceu foi um chamado do prefeito da cidade para discutir uma doação e isso ainda está em fase de conversação", disse Tavares. 
Cortesia
Através das redes sociais pessoais do prefeito e do clube, houve a divulgação de que a cidade metropolitana já estava definida como a nova sede do Azulão e o mandatário do Conselho Deliberativo azulino acredita que o anuncio foi precipitado. "Houve uma precipitação, quero entender assim, do próprio prefeito, que colocou nas redes sociais antes, e eu tomei conhecimento de todas as publicações. Mesmo por ser uma doação, é um processo que demora um pouco, não é da noite pro dia", comentou. 
A saída do bairro do Mutange, em Maceió, se deu pelas rachaduras no solo daquele local por causa de ações da Braskem. Com a decisão, o CSA entrou em acordo com a empresa petroquímica e alugou por dois anos as dependências do Estádio Nelson Feijó e iniciou o projeto para construção de um novo CT. Inicialmente o clube colocava como opções os municípios de Marechal Deodoro e Rio Largo. 
Sobre as duas opções, negociações foram iniciadas e a diretoria maruja até divulgou que faria uma enquete com a torcida para a escolha do melhor local, o que não foi feito até o momento. Em Marechal, o CT seria situado próximo ao polo petroquímico, enquanto na outra cidade seria próximo ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na BR-104. 
Quanto ao Nelsão, o clube mantém as reformas e espera retomar as atividades no estádio após a pandemia do novo coronavírus. Ainda sobre as novas dependências azulinas, Raimundo Tavares explicou que o estatuto do clube deve ser respeitado. "Numa compra deve-se respeitar o estatuto e jamais o clube vai adquirir uma área sem levar ao Conselho, e, mesmo sendo uma doação, a princípio, também terá que ser levado aos conselheiros". 
Tavares, inclusive, explicou como se dá o processo de doação de um terreno. "Mesmo sendo doado, é preciso ser levado à Câmara de Vereadores, colocado em prática o estatuto do CSA, além de uma série de outras coisas", exemplificou Tavares.
NM com Jean Nascimento

Leia Mais ►

Relator do projeto clube-empresa acredita que times encontrarão dificuldades após pandemia

Deputado Pedro Paulo critica posicionamento do governo - 
Rio - O forte impacto no gramado devido à pandemia do novo coronavírus deixou mais latente a expectativa de uma mudança de rota no futebol brasileiro fica ainda mais latente. Relator do projeto do clube-empresa (que foi aprovado na Câmara), o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) não esconde que o futebol continuará a encarar realidades diferentes em todas as camadas.

"Na Primeira e na Segunda Divisão, já vemos agremiações que carecem de uma estrutura mais empresarial e precisarão de uma ajuda maior. O problema ficará maior entre clubes que, antes mesmo da pandemia, já enfrentavam grandes problemas financeiros", disse.

Ao LANCE!, o parlamentar discorre sobre a maneira como o Governo vem "socorrendo" os clubes neste momento difícil e aponta como o projeto de clube-empresa terá de lidar com a pandemia do novo coronavírus.

LANCE!: Quais são os caminhos para os clubes brasileiros voltarem a se estruturar diante dos tempos difíceis de uma pandemia?
Deputado Pedro Paulo: Primeiramente, é necessário fazer uma divisão entre clubes das Séries A ou B e os milhares de clubes recreativos que basicamente são centros de lazer, mas têm pessoas empregadas. Já na Primeira e Segunda Divisão nacional, por exemplo, vemos agremiações que carecem de uma estrutura mais sólida, e vão necessitar de um recurso de capital de giro para se reestruturar e voltar a conseguir a competitividade que tinham em outros momentos. Sem dúvida, haverá muitos desafios em relação a pagamento de parcelas do Profut e, assim, conseguirem novas perspectivas.

L!: A linha de crédito foi um caminho encontrado para o Congresso contribuir com os clubes diante dos efeitos desportivos causados pelo novo coronavírus. Qual tem sido a importância dela?
Cada caso é um caso. O Flamengo, que conseguiu consolidar sua estrutura financeira, utilizou a linha de crédito estritamente para garantir seu fluxo de caixa. Porém, ela é relevante para que clubes garantam seus funcionários empregados, com carteira assinada. Uma coisa também crucial neste momento é que os clubes consigam novo refinanciamento das parcelas no Profut e possam honrar seus compromissos.
NM com Odia
Leia Mais ►

terça-feira, 21 de abril de 2020

Você lembra? De 2016 para cá, CSA teve sete treinadores e um interino

Os últimos quatro anos foram marcantes para o torcedor do CSA. De 2016 a 2020, diferentes técnicos comandaram o time entre a Série D a Série A do Brasileiro.

Foram sete treinadores nesse período e um interino, Jacozinho, que fez a transição entre um profissional e outro.

  • Os técnicos: Oliveira Canindé, Ney da Matta, Flávio Araújo, Marcelo Cabo, Argels Fucks, Maurício Barbieri e Eduardo Baptista
  • Jacozinho assumiu o time na transição
  • O mais jovem foi Maurício Barbieri, com 39 anos
  • O mais velho foi Flávio Araújo, com 57 anos
  • Em 2020, Azulão já teve dois técnicos

Canindé
Primeiro técnico da lista, Oliveira Canindé foi anunciado e apresentado ao clube ainda em 2015 para comandar o CSA. Antes, o técnico trabalhou no Mutange em 2014 e teve uma boa segunda passagem pelo Azulão, levando o time ao acesso à Série C e ao vice da Série D.

Contando o primeiro trabalho no CSA, ainda em 2014, Canindé, de 54 anos, comandou o time em 83 partidas. Foram 45 vitórias, 16 empates e 22 derrotas.

Ney da Matta
Em 2017, Canindé foi substituído por Ney da Matta, responsável por montar a equipe que disputou a Série C. Ele permaneceu no Mutange até o fim da primeira fase, sendo desligado do clube após brigar num treino com o volante Rosinei. O problema aconteceu no dia 7 de setembro.

Ney foi o técnico do Azulão em 19 partidas. Ele somou 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Em 2019, o treinador morreu aos 52 anos, em Minas Gerais.

Jacó

Jacozinho, auxiliar técnico do clube, assumiu o cargo interino na última rodada da primeira fase da Série C. Nesse jogo, o CSA empatou com o Cuiabá por 1 a 1.

Flávio Araújo
Flávio Araújo, de 57 anos, foi anunciado para terminar a Série C e conquistou o acesso à Segunda Divisão e o título da competição. Ajudou a bordar uma estrelinha dourada na camisa do time.

Araújo esteve no cargo até as últimas rodadas da fase de classificação do Alagoano de 2018 e foi substituído por Marcelo Cabo.

Flávio trabalhou no CSA em 14 partidas. Foram seis vitórias, cinco empates e três derrotas, aproveitamento de 54,77%.

Cabo
Marcelo Cabo, de 53 anos, foi contratado em fevereiro de 2018 e conquistou o 38º título alagoano, quebrando dez anos de jejum. Em seguida, comandou o time na campanha histórica no Brasileiro. No fim da temporada, o CSA conquistou o acesso para a Série A após 31 anos.

Mesmo sendo bicampeão estadual, Cabo deixou o clube em junho de 2019. O treinador ficou no comando do time por 81 jogos. Foram 33 vitórias, 25 empates e 23 derrotas.

Argel
Argel Fucks, de 45 anos, foi contratado no dia 2 de julho. Fez barulho e conquistou resultados importantes na Série A, como as vitórias sobre Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Ele comandou o time em 27 jogos, com sete vitórias, seis empates e 14 derrotas.

A saída foi polêmica. Faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, Argel aceitou uma proposta do Ceará e deixou o CSA. A diretoria criticou duramente a decisão do técnico.

Jacó

Jacozinho, de 64 anos, assumiu o cargo interinamente até o fim do campeonato, em três partidas. O CSA foi rebaixado para a Série B em 2019.

Barbieri
O CSA começou a temporada de 2020 com o técnico Maurício Barbieri (ex-Flamengo). Ele ficou no clube até o início de fevereiro.

Em seis jogos oficiais, venceu dois, perdeu três e empatou um. Barbieri tem 39 anos e foi o treinador mais jovem do clube nas últimas temporadas.

Baptista
Na terceira rodada do Campeonato Alagoano, Eduardo Baptista, de 48 anos, assumiu o cargo e treinou a equipe em duas partidas pelo estadual e quatro pela Copa do Nordeste. Foram até agora quatro derrotas, um empate e duas vitórias.

NM com Arthur Pessoa
Fotos: Foto: Mac Cavalcante/GloboEsporte.com ,   Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas,   Foto: Felipe Nyland/ Gazeta de Alagoas,   Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press,  


Leia Mais ►