Image Map

terça-feira, 21 de abril de 2020

CSA mostra novas imagens do CT do Nelsão

O CSA vai retomar suas atividades no futebol fora do velho Mutange. Nesse período de quarentena, as obras no CT Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, estão sendo finalizadas. Aos poucos, o local vai ganhando as cores do clube.

Nesta segunda, o CSA liberou mais fotos do Nelsão. A academia está instalada, o campo principal, onde o Corinthians-AL mandava seus jogos, recebe os retoques finais e o campo 2, que vai servir mais para treinamentos, está pronto.

O CSA estendeu as férias dos atletas até o dia 30 de abril. Ainda avalia como vai ser feita a retomada do futebol. Por enquanto, Federação Alagoana e CBF não deram sinal verde para os clubes. Precisam de mais tempo para avaliar o cenário da pandemia.

Transição

O CSA fechou contrato de aluguel do Nelsão por dois anos. Esse período começou a contar em janeiro de 2020.

Na semana passada, a diretoria definiu também que o novo CT do clube vai ser construído em Rio Largo. Até lá, o Azulão vai tocar o futebol na antiga casa do Corinthians-AL. Toda a estrutura do Mutange já foi transferida.


NM com Globoesporte.com/al 
Fotos: Augusto Oliveira/ASCOM CSA
Leia Mais ►

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Clubes de AL rechaçam volta de Estadual e vice do Coruripe critica CBF

FOTO: AILTON CRUZ
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem defendido a continuidade dos campeonatos estaduais em maio para evitar medidas jurídicas dos clubes menores e para manter a boa relação com as federações estaduais. Porém, a postura da entidade não agrada aos clubes do interior de Alagoas. 
O Coruripe, por exemplo, enxerga a medida da Confederação Brasileira de Futebol como uma forma de favorecer a Federação Paulista de Futebol (FPF) e Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
"A CBF está sendo muito parcial com as federações de futebol de São Paulo e Rio de Janeiro. Isto acontece porque as duas entidades precisam receber as cotas milionárias de televisão que variam de R$ 6 à R$ 26 milhões e estão suspensas por causa da pandemia. Então, elas estão pressionando a CBF para abrir datas para conclusão dos Estaduais, mesmo de portões fechados. Isso é uma parcialidade gigantesca e uma desigualdade absurda com os demais estados", disse Franciney Joaquim, vice-presidente de futebol do Hulk. 
A retomada do Campeonato Alagoano é rechaçada por parte das equipes do interior alagoano devido a questão financeira dos clubes. As equipes de menor porte necessitam de patrocínios para manter a estrutura e participar das competições, mas, com o esporte paralisado devido a pandemia do Covid-19, as verbas e o apoio das Prefeituras Municipais foram suspensas. 
Desta forma, o discurso é uniforme: "não temos dinheiro para disputar o campeonato em maio". Isto se dá porque os clubes contam com planejamentos até março e estenderam até abril. O CSE, por exemplo, enxerga a volta da competição como ainda mais prejudicial. 
"Não acredito na volta do Alagoano, mas, caso isso aconteça, nós teremos prejuízo ainda maior do que já estamos tendo. Conseguimos pagar os jogadores e a comissão técnica, mas estamos devendo os fornecedores e não temos orçamento para suprir essa despesa", disse Barbosa, presidente do Tricolor de Palmeira dos Índios.
Tendo em vista as orientações dos órgãos de saúde, a CBF entende como solução retornar as competições, mas, de portões fechados. Apesar do Coruripe ter recebido o repasse financeiro enviado pelo órgão gestor do futebol brasileiro, já que irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, o vice do Verdão do Litoral Sul enxerga a atitude como desumana com a vida financeira dos clubes. 
"Entendo que essa imposição deles (CBF) para finalizar o Estadual de portão fechado e sem nenhum aporte financeiro é no mínimo desumano, incoerente e egoísta. Não se faz futebol sem dinheiro e o dinheiro vem de patrocinadores", pontuou.
O valor repassado pela entidade é de R$ 120.000,00 para cada clube da quarta divisão nacional.
Seguindo a linha de raciocínio do colega dirigente, o mandatário do CSE também condena a volta dos Estaduais pois mesmo sem público as partidas levarão pessoas aos estádios para trabalhar. "Mesmo de portões fechados haverá o contato físico, dentro de campo estará arbitragem, jogadores, maqueiros, gandulas, representantes da FAF, imprensa e fora de campo estarão dirigentes dos dois clubes. Então, se alguém tiver infectado irá infectar outras pessoas. O CSE não concorda com a CBF e espera que a FAF dê o Alagoano por encerrado", disse Barbosa.
Outro clube alagoano que recebeu o valor repassado pela confederação, o Jaciobá, mesmo com este valor sente dificuldades para a retomada da competição e sugere uma alternativa para resolução do Campeonato Estadual. A equipe sertaneja soma até o momento um prejuízo financeiro de R$16 mil além do projetado pelo clube.


"Nós somos favoráveis ao encerramento do campeonato nos moldes que estão. Sabemos que a pandemia não vai passar agora e os clubes do interior não tem como manter os seus plantéis e nem trazer os jogadores que já foram liberados. Para continuar a competição, precisaríamos de no mínimo de 30 dias para que os atletas recuperassem a forma. Então, vamos aguardar o posicionamento da FAF mas o Jaciobá defende o fim do Alagoano", disse Giuseppe Gomes, vice presidente do Conselho Deliberativo.
NM com Jean Nascimento
Leia Mais ►

Presidente do Murici não acredita em retorno do Campeonato Alagoano: 'já era'

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER
Na última reunião entre a Comissão Nacional de Clubes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na terça feira (14), a entidade nacional defendeu a tese de que os campeonatos estaduais fossem retomados em maio, pois teme ações judiciais dos clubes considerados pequenos e a perda de apoio das federações estaduais, segundo o repórter Cristiano Silva, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre.
Líder do Campeonato Alagoano, o Murici tem dificuldades para retomar as atividades após a pandemia da Covid-19, já que boa parte do elenco alviverde terá seus contratos vencidos no dia 30 de abril e o presidente do clube, Geraldo Amorim, afirma que é inviável o retorno da competição no próximo mês. 
"O Murici entende que esse campeonato já era, em maio não há a mínima condição de retorno. O prejuízo que tinha que acontecer já aconteceu", disse o mandatário.
DIFICULDADES
Logo após o anúncio da paralisação do Estadual em março, os clubes do interior falaram sobre as dificuldades de manter as folhas e gastos para os demais meses.
O CEO, clube da cidade de Olho d?Água das Flores, revelou através de seu diretor financeiro, Henrique Martins, que os gastos ultrapassariam o valor total da folha salarial do elenco, que gira em torno de R$ 62 mil, chegando a R$ 90 mil.
Já o Jaciobá, por exemplo, gasta a mais R$ 4 mil por semana, chegando a R$ 16 mil até o momento.
NM com Jean NAscimento
Leia Mais ►

domingo, 19 de abril de 2020

Diretoria de futebol do CRB prorroga as férias dos atletas até o dia 30 de abril

FOTO: Gustavo Henrique
O CRB ampliou o período de férias por mais dez dias. A princípio, os jogadores voltariam às atividades no dia 20 de abril. Na terça, em videoconferência, clubes das séries A e B se reuniram com representantes da CBF e decidiram prorrogar a suspensão dos treinos. O CRB esperou até esta sexta para acompanhar os demais. As atividades voltam em 30 de abril.

O time alagoano completou um mês paralisação por causa da pandemia de coronavírus. A diretoria foi ampliando o prazo de retorno até decidir pelo período de férias.

O último jogo do Galo foi no dia 14 de março. Em Aracaju, o time considerado reserva bateu o Confiança por 1 a 0, gol de Bruno Cosendey. A vitória manteve a esperança de classificação na Copa do Nordeste. Depois, o futebol foi paralisado no dia 16 por causa da pandemia.

NM  com Globoesporte.com/al


Leia Mais ►

sábado, 18 de abril de 2020

Presidente da federação se reúne com secretário de saúde para discutir retorno do Alagoano

 Foto: Arquivo / GloboEsporte.com

O Presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, para discutir o cenário da pandemia do novo coronavírus e estudar medidas viáveis para o retorno do Campeonato Alagoano.


Em entrevista ao GloboEsporte.com, Feijó contou detalhes da reunião, realizada na última segunda-feira. Outro encontro está marcado.

- A reunião foi positiva, assim como todas as reuniões que estão sendo feitas. Todo mundo tentando entender como vão caminhar as coisas. Mas houve sensibilidade por parte do secretário, e já deixamos marcado [um novo contato] para a próxima segunda com esse intuito de semanalmente irmos avaliando o quadro.

Apesar do primeiro encontro ter sido proveitoso, Feijó disse que ainda não tem como estipular uma data para retorno do Campeonato Alagoano. Ele explicou os principais motivos.

- Estamos acompanhando atentamente a situação pra voltar o mais rápido possível, com segurança, e adotando as medidas que forem necessárias. É importante salientar que essa decisão não é construída de maneira isolada, vários atores fazem parte dela: órgãos de saúde, sindicatos, CBF, pois vai precisar haver um movimento coordenado para ajuste de calendário, clubes e por aí vai.

Cenário


O Campeonato Alagoano foi paralisado no dia 16 de março por causa da pandemia de coronavírus. Até a paralisação, cinco rodadas já tinham sido disputadas e um jogo abriu a sexta rodada da competição, com o empate entre Murici e CSE, por 2 a 2.

Com um jogo a mais, o Murici lidera o estadual, com 12 pontos. O CRB é o segundo, com 10; o CSA vem na terceira colocação, também com 10, mas um gol a menos de saldo [6 contra 5 em favor dos regatianos]. O CSE fecha o G-4, com sete pontos conquistados.

NM com Denison Roma


Leia Mais ►