Image Map

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Marcelo Cabo defende volta do futebol na hora certa: 'Importante que voltemos seguros'

FOTO: ASCOM CRB
Chegada a terceira semana de quarentena em Alagoas, o torcedor alagoano já sente falta de ir aos estádios. Com técnicos e jogadores não é diferente, mas esta parcela do futebol tenta se reinventar mesmo sem bola rolando. Marcelo Cabo, contou sobre a rotina durante a quarentena e a possibilidade sobre a volta de futebol de portões fechados.
Por causa da pandemia da Covid-19, as atividades do Galo foram paralisadas no dia 17 de março, mas, ainda assim, os trabalhos não param entre comissão técnica e diretoria através de aplicativos de mensagens e vídeos, como contou o treinador. "Temos feito reuniões via áudios e vídeos, tanto entre nós da comissão, quanto eu com a direção, já tratando um planejamento de regresso", disse Cabo.
A CBF estuda a possibilidade de retomar o futebol com portões fechados, a depender do desenvolvimento da pandemia no Brasil. Desta maneira, alguns clubes são contrários à medida, bem como outros defendem o retorno nesta situação.
Sobre isto, Marcelo Cabo opinou e acredita que inicialmente as partidas deverão mesmo ser realizadas sem público. "Estamos aguardando a volta ansiosamente, mas o importante é que voltemos seguros, assim que os órgãos competentes consentirem o retorno. Acredito que neste primeiro momento os jogos sejam realmente de portões fechados e uma liberação de público progressivamente, de acordo com as autoridades competentes", opinou o treinador do Galo.
Em meio à paralisação, o Regatas sofreu uma baixa importante com a saída do preparador físico Leonardo Cupertino, que se transferiu para o Vasco da Gama. A importância do profissional se dá porque as atividades praticadas pelos atletas em suas residências tinham o aval de Cupertino.
Apesar disso, Cabo disse que nomes para ocupar a vaga deixada estão sendo avaliados, mas, para preservar a condução das negociações, o comandante técnico não revelou nomes.
NM com Jean Nascimento
Leia Mais ►

Felipe Feijó comemora repasse da CBF às federações e diz como vai usar os recursos

Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na segunda-feira uma ajuda de mais de R$ 19 milhões para os clubes das Séries C e D do Brasileiro, participantes das Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro Feminino e também para as federações estaduais de futebol.

Em Alagoas, o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, conversou com a imprensa nesta terça-feira e disse de que forma pretende utilizar o valor de R$ 120 mil destinado à FAF.

- A CBF está de parabéns com a medida. A federação tem seus compromissos com suas folhas, tem despesas fixas e tudo isso tem que ser honrado. Nesse momento, é uma situação que vai acalmar todo mundo para tentar sobreviver nessa crise - disse Feijó, em entrevista ao repórter Orlando Batista.

Perguntado qual o custo mensal de despesas da Federação Alagoana de Futebol, Feijó evitou entrar em detalhes.

- O dinheiro vai servir pra manutenção da federação e pra continuar a ajuda a todos, na medida da nossa capacidade. Na maneira que a gente pode ajudar, a gente ajuda sempre. A federação tem um modelo de negócio que vende-se, arrecada-se e distribui. Distribui como auxílio, como pagamento de arbitragem, de diversas formas...
Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com
Feijó disse também que, assim como os clubes, as federações foram prejudicadas com a paralisação do futebol.

- A gente tem vários compromissos: tem folha salarial a pagar, tem despesas fixas e, assim como os clubes, as federações terão dificuldades para se manter nesse momento. As fontes de receitas estão zeradas. Arrecada-se com o percentual dos jogos, o que não existe. Arrecada-se com taxas cartorárias, como inscrição, transferência de jogadores, que já não existem mais.

Os beneficiados em Alagoas


Em Alagoas, além da Federação Alagoana de Futebol, Coruripe e Jaciobá [representantes do estado na Série D] e a equipe do União Desportiva Alagoana [representante na Série A2 do Brasileiro Feminino] também serão beneficiados com o repasse da Confederação Brasileira de Futebol.

NM com Globoesporte.com/al
Leia Mais ►

IFAB muda regra de mão na bola e toque no início do braço não será mais infração

FOTO: DIVULGAÇÃO
A International Board (IFAB) divulgou na última terça-feira as mudanças nas regras do futebol para a temporada 2020/21. Entre as diversas orientações para os árbitros, chama a atenção a alteração na regra de mão na bola: a partir de junho, o toque no começo do braço (junção com a axila) não será mais considerado infração.
"Com a finalidade de determinar com clareza a infração de mão, se estabelece o limite do braço no ponto inferior da axila", diz o comunicado da IFAB.
A organização - responsável por mudanças ou manutenções nas normas do esporte - também indica que, na nova regra, o toque de mão involuntário no ataque só deve ser assinalado caso leve diretamente a um gol ou a uma "ocasião manifesta de gol". Isso muda diretamente a última recomendação, que pedia que os árbitros marcassem falta em qualquer toque da bola na mão na fase ofensiva das jogadas.
Outra mudança importante diz respeito às cobranças de pênaltis. A IFAB orienta agora que uma infração do goleiro (como adiantar-se antes da cobrança) só deve ser punida caso a ação influencie diretamente o resultado final. Por exemplo: se o goleiro se adiantar, mas o atacante chutar a bola no travessão ou para fora, a cobrança não deve ser repetida.
Caso o arqueiro seja punido, e a cobrança repetida, ele será advertido. O cartão amarelo só deve ser mostrado no caso de o goleiro cometer uma nova infração.
Além disso, os cartões amarelos mostrados durante os jogos não contarão mais em uma disputa direta de pênaltis. Se um atleta for punido durante o tempo normal e, depois, novamente na disputa de pênaltis, deverá ser relatado na súmula como dois cartões amarelos - e não como uma expulsão. E, caso cobrador e goleiro cometam infrações simultâneas, o cobrador é quem deve ser punido.
O documento da IFAB também traz uma orientação importante com relação ao VAR, sistema de árbitro assistente de vídeo. A organização aponta que agora "sempre que o incidente revisado seja suscetível a considerações subjetivas, o árbitro deve revisá-lo no monitor à beira do campo".
As mudanças na regra entrarão em vigor de forma obrigatória no dia 1º de junho em todo o mundo. As competições que começam (ou começariam) antes desta data podem escolher se implementam as orientações neste ano ou apenas na edição seguinte. O Brasileirão, a princípio, se encaixaria neste caso. Os torneios paralisados por conta da pandemia do COVID-19 tem duas opções: concluir a disputa com as regras da temporada 2019/20 ou adotar, imediatamente, as normas para 2020/21.
Outras mudanças nas regras implementadas pela IFAB:
  • O toque de mão voluntário por parte de um defensor será considerado na hora de determinar um lance de impedimento;
  • Se o árbitro permitir a cobrança de uma falta rapidamente ou der vantagem após uma falta que interfira em um lance claro de ataque, não será mostrado o cartão amarelo;
  • Os jogadores que não respeitarem os 4m de distância obrigatória num lance de bola ao chão serão punidos com cartão amarelo;
  • Se o goleiro cobrar um tiro de meta ou falta para que um companheiro devolva com o peito ou a cabeça, o lance deve ser repetido. O arqueiro só será punido se isso acontecer repetidamente.
NM  com Débora Rodrigues
Leia Mais ►

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Após cinco anos, Claudia Petuba deixa a Secretaria do Esporte para disputar eleições

Agora ex-secretária, integrante do PC do B buscará vaga na Câmara de Vereadores de Maceió
Depois de cinco anos à frente da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Claudia Petuba deixou a pasta e terá pela frente um novo desafio. A integrante do PC do B irá disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Maceió.
Segundo apurou o MinutoEsportes, a gestora teria uma garantia de continuar à frente da Secretaria durante o mandato do Governador Renan Filho. No entanto, o partido escolheu o seu nome como candidata a vereadora nas eleições de outubro deste ano.
À frente da Selaj, Petuba encontrou grande desafios para conduzir uma pasta que estava sendo recriada e recebeu a missão de mudar o cenário esportivo em Alagoas, apoiando mais de 30 entidades esportivas, como também ações na capital e no interior do Estado.
Além disso, diversas foram as ações da Secretaria que ganharam destaque, como o “Na Base do Esporte”, primeiro programa social com viés esportivo do Governo de Alagoas, que atende um número superior a 3 mil pessoas de 20 núcleos considerados de maior vulnerabilidade social da capital alagoana, com investimento que gira em torno de R$ 1 milhão.
Outro programa de destaque é o Bolsa Atleta Alagoas, que oferece um apoio financeiro para 20 atletas divididos em três categorias; modalidade individual, modalidade coletiva e paraolímpica, com pagamento de um salário mínimo durante 12 meses para cada atleta.
"Primeiro gostaria de destacar a iniciativa do Governador Renan Filho de criar a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, que havia sido extinta. Agradeço a confiança do cargo e a oportunidade de levar uma série de programas e ações para quem mais precisa. A comunidade do esporte, do lazer e da juventude, recebeu muito mais que atividades, mas atenção e dignidade”, disse Petuba.
Agora ex-gestora esportiva, a profissional formada em direito e administração terá um desafio ainda maior pela frente, não apenas na área do esporte. “Foram cinco anos à frente da Selaj, em que mudamos o cenário esportivo alagoano, atendendo mais de 30 modalidades esportivas e beneficiando milhares de pessoas por todo Estado. Chegou a hora de encarar um novo desafio, pelo qual irei lutar da forma que acredito, por quem mais precisa, seja no esporte, na saúde, na educação e onde mais precisarem de uma representante. Essa é a linha do PC do B, partido que irei defender e buscar uma vaga na câmara de vereadores, junto com lideranças populares que sabem o que o povo mais precisa”, concluiu.
Claudia Petuba se desincompatibilizou do cargo de Secretária de Estado na última sexta-feira e agora vai se dedicar ao projeto da campanha para as eleições.
NM com Minuto Esporte
Leia Mais ►

Preparador físico Léo Cupertino deixa o CRB e confirma transferência para o Vasco

Foto: Gustavo Henrique / CRB
CRB sofreu uma baixa nesta terça-feira. O preparador físico do clube, Léo Cupertino, confirmou que está se transferindo para o Vasco da Gama.

Léo chegou ao Galo em outubro de 2019, com o técnico Marcelo Cabo e o auxiliar-técnico Gabriel Cabo. O trio estava no Vila Nova antes de acertar com o time alagoano e desembarcou em Alagoas na reta final da Série B.

Cupertino conhece bem o estado de Alagoas. Além de atuar no CRB, o preparador foi bicampeão alagoano pelo rival CSA, onde também conquistou o acesso para a Série A do Brasileiro em 2018.

Ele começou a carreira no Tombense, em Minas Gerais, há 21 anos. Depois, passou por Francana, atuou na Coreia do Sul e no Catar. Retornou ao Brasil e trabalhou também no Ipatinga, Bahia, Vitória e Criciúma.

NM com Globoesporte.com/al



Leia Mais ►