Image Map

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Meio-campo do ASA, Júnior Araújo fala sobre retorno do Alagoano: 'Não volta'

FOTO: JHONATHAN JEFERSON/FUTRIO
O meio-campista do ASA Júnior Araújo comentou sobre como está sendo este período de paralisação dos jogos no Campeonato Alagoano, a preparação física durante a quarentena devido ao novo coronavírus. Ele concedeu entrevista à Rádio Pajuçara Arapiraca 101,9 FM, nesta quarta-feira (1°).
Na sua segunda passagem pelo Alvinegro, Júnior disputou nove jogos e balançou as redes apenas uma vez nesta temporada. Em casa, no Rio de Janeiro, o meia falou como está sendo o momento de quarentena e de treinamentos. "Estou conseguindo manter minha parte física. Nosso preparador físico Rodrigo Albuquerque passou algumas que dão para realizar em casa", disse Júnior Araújo.
Paralisado desde 16 de março, o Campeonato Alagoano ainda não tem data para voltar, ainda mais com uma nova prorrogação dos clubes, que deram férias coletivas para seus atletas até o dia 20 de abril, incluindo a própria Federação Alagoana de Futebol (FAF). O meia de 24 anos emitiu sua opinião sobre o futuro da competição Estadual. "Acho que não volta. Já estamos em abril e o campeonato vai até dia 26. Creio que a CBF dará prioridade para o Campeonato Brasileiro", comentou o atleta.
Júnior Araújo, que está na sua segunda passagem pelo ASA, ressaltou as diferenças entre a temporada atual com a de 2019, onde o time teve um bom início no Brasileiro da Série D, entrando numa boa sequência de cinco vitórias. "Na primeira passagem, tínhamos um time com profissionalismo, com gana de vencer. O que mudou de lá para cá foi isso: a força de vontade de colocar em prática. É difícil de falar, porque as coisas mudam muito. Nunca é a mesma coisa", falou Júnior.
Na segunda passagem do atleta no Alvinegro, ele atribuiu a situação do ASA na tabela, estando em 7° lugar, lutando para não cair, na volta tardia nos treinamentos dos atletas.
NM com Luiz Caldas
Leia Mais ►

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Clubes pequenos pedem dinheiro à CBF durante pausa de competições

Gazeta Press
Representantes dos clubes pequenos que disputam as primeiras divisões estaduais do país enviaram nesta quarta-feira uma carta à CBF na qual pedem ajuda financeira. A articulação foi relatada pela coluna Dinheiro FC.
O pedido vai no sentido de demandar à entidade o pagamento de R$ 75 mil mensais a cada um dos clubes enquanto durar a paralisação do futebol por causa do coronavírus: um período mínimo de seis meses.
O documento tem 142 signatários, mas o grupo diz que fala em nome de aproximadamente 250 clubes. A maioria se vê em apuros por não estar em qualquer uma das quatro divisões do futebol nacional.
Na carta, os dirigentes citam que o auxílio financeiro será usado "para atender a situação de emergência alimentar pela qual passam nossos atletas, CTs, funcionários, comissão técnica e seus familiares, como também fazer face às despesas atinentes aos contratos em vigência, evitando que não venhamos declarar falência e encerrar as atividades em consequência de causas trabalhistas, já que atualmente resta inviabilizado o pagamento dos atletas e funcionários".
A demanda também é por isenção de taxas cobradas pela CBF e pelas Federações com inscrição de atletas, rescisões de contratos e outros itens. Os clubes pedem ainda que a entidade os mantenha atualizados em relação ao que fará com os estaduais.
Se a CBF ajudar todos os 250 clubes, terá que desembolsar R$ 18,75 milhões mensalmente. A entidade repassa a mesma parcela de R$ 75 mil/mês a cada uma das 27 federações, montante que gira em torno de R$ 2 milhões.
Antes mesmo do envio da carta, a CBF já tinha ciência do movimento e esperava receber o pedido. O que não significa que a resposta será positiva. Em 2019, a entidade registrou superávit de R$ 190 milhões. A receita bruta ficou em R$ 957 milhões, um recorde.
NM com Igor Siqueira e Diogo Dantas
Leia Mais ►

Diretoria do CSA mostra novo ônibus do clube e fala em sonho realizado

A diretoria do CSA apresentou nesta terça o novo ônibus do clube. Os dirigentes Rafael Tenório e Raimundo Tavares mostraram imagens e destacaram que a novidade traz mais comodidade aos atletas.

Quando as atividades do futebol voltarem, a diretoria promete mostrar mais detalhes do ônibus, que é 0 KM e já está plotado.

- Agora é oficial. Nós vamos entregar o nosso ônibus ao CSA, o grande sonho da nação azulina, para que os jogadores possam fazer suas viagens confortavelmente. Vamos entregar assim que sairmos dessa situação em que o Brasil se encontra (pandemia) - comentou o presidente do clube, Rafael Tenório.

Presidente do Conselho Deliberativo, Raimundo Tavares informou ainda que o CSA vai ter um hotel no novo CT do clube, que deve ser construído em Rio Largo ou Marechal Deodoro.

No dia em que os jogadores voltarem às atividades, o CSA vai treinar no CT Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa. O clube vai ficar no antigo estádio do Corinthians-AL até a construção da nova casa.

- E os jogadores já vão ter o ônibus à disposição - disse Tavares.

Fotos: Ascom CSA


NM com Globoesporte.com/al
Leia Mais ►

terça-feira, 31 de março de 2020

Reforços não se apresentaram ao CRB, mas vão receber salários

Diego Torres ainda está na Argentina — Foto: Márcio Cunha/Chapecoense
Anunciados no dia 17 deste mês, três dos últimos quatro reforços do CRB ainda não treinaram no Ninho do Galo, mas já começam a receber salário pelo novo clube. O único que se apresentou e começou as atividades no Galo foi o atacante Bill.

Além de Bill, os meias Diego Torres e Magno Cruz, e o volante Thiaguinho vão reforçar o CRB na sequência da temporada. A parada forçada das atividades, por conta da pandemia do coronavírus, atrapalhou o planejamento. Mas a Diretoria do Galo garantiu o pagamento de salário dos reforços.

- Todos os jogadores e comissão técnica vão receber seus salários nesta terça-feira, dia 31. Inclusive os quatro últimos reforços. Eles já assinaram contratos com o CRB, e os pagamentos deles serão feitos amanhã, diretamente para os clubes de origem.

Férias coletivas

O CRB estava com o retorno das atividades marcado para o dia 5 de abril, mas a diretoria decidiu seguir a linha dos outros clubes da Série B e deu férias coletivas aos profissionais até o dia 20 de abril.

NM com Globoesporte.com/al
Leia Mais ►

Mutange fecha de vez os portões: CSA agora vai buscar novo local para continuar sua história

CT Gustavo Paiva está fechado de vez — Foto: GloboEsporte.com
O portão do velho Mutange está fechado. De vez. Vale até guardar a data: 30 de maio de 2020. A despedida foi melancólica. Sem o som da torcida, sem o barulho que o futebol proporciona.

O Estádio Gustavo Paiva, que se transformou no CT do Azulão e foi tão presente na vida dos torcedores, virou a partir desta terça uma lembrança.

Ele está ali há 97 anos. Fundado em 22 de novembro de 1922, acompanhou o crescimento do CSA e do futebol alagoano. Teve até uma partida internacional em 1951. O craque Dida brilhou no empate por 1 a 1 contra os argentinos do Vélez Sarsfield.

Os mais velhos marujos têm memórias de jogos, de vitórias, de campeonatos. Os mais jovens têm o Mutange como referência por ser o Centro de Treinamento. Foi de lá que surgiu a reação mágica que levou o CSA da Quarta para a Primeira Divisão do Brasileiro em apenas três anos. Um feito inédito no país.
Goleiro Carijó para o ataque do Vélez no amistoso de 1951, no Mutange — Foto: Museu dos Esportes, divulgação
O estádio abriu suas portas para Oscarzinho, Dida, Paranhos, Rommel, Peu, Jacozinho, Edson Ferreira, Lino, Catanha, Wilson, Didira, Jonathan Gómez e outros tantos jogadores que marcaram o nome na história do clube.

Quando os treinos voltarem, após a pandemia, o CSA estará numa casa alugada. O Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, vai ser o CT para o time até a construção da nova casa.

De acordo com a diretoria, dois municípios estão sendo avaliados: Rio Largo e Marechal Deodoro. Em enquete feita pelo GloboEsporte.com, os internautas preferiram Marechal, perto do Polo Industrial, mas foi quase um empate técnico. Essa opção venceu a disputa com 50, 12% dos votos. Rio Largo teve 49,88%.

O novo CT, de acordo com a diretoria, vai ser construído com o dinheiro da indenização paga pela Braskem, empresa mineradora que explorou o sal-gema na região do Mutange.

Campeão do mundo com a Seleção, Dida começou a carreira no Mutange — Foto: Arquivo Museu do Esporte
Despedida

A última atividade com os jogadores no CT Gustavo Paiva foi realizada no dia 16 de março. Recuperado de uma fratura no tornozelo, o centroavante Alecsandro participou da coletiva e, aos 39 anos, disse estar empolgado com o retorno ao futebol. Ele fez até um gol na vitória por 4 a 0 contra o Freipaulistano, dia 15, pelo Nordestão. Ninguém sabia que essa seria a última entrevista no CT.

No dia 17 de março, o CSA anunciou a paralisação das atividades por causa da pandemia de coronavírus. Nesse período, fez a mudança para o Nelsão, mas, na correria para cumprir os prazos, deixou as traves no velho Mutange. Isso resume a valsa da despedida.

NM com Globoesporte.com/al

Leia Mais ►