Image Map

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

CSA não contará com Apodi e outros dois contra a Chapecoense


O CSA terá desfalques importantes para a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, contra a Chapecoense, às 21h, da quarta-feira (4), na Arena Condá. A delegação maruja viajou para Santa Catarina nesta segunda-feira (2).

Para o confronto, o zagueiro Alan Costa, o meia Euller e o "curinga" Apodi não poderão entrar em campo devido ao terceiro amarelo recebido na derrota por 2x1 para o Bahia, no domingo (1), no Estádio Rei Pelé. Este último, ainda, corre o risco de ficar fora das ultimas duas partidas do campeonato devido a dores na posterior da coxa esquerda e vai ser reavaliado nesta segunda-feira.

A boa notícia fica por conta do retorno do artilheiro da equipe na Série A, Jonatan Gómez. O argentino cumpriu suspensão automática diante do Esquadrão e, por isso mesmo, não pôde ajudar a equipe no jogo que praticamente selou o rebaixamento do Azulão à Série B de 2020.
"Lutamos muito, trabalhamos e caímos de pé. Um time macho, um time forte. Não jogamos a toalha. Continuamos firmes e vamos até o final. Todas as vezes que precisarem de mim, vou colocar a minha cara para bater. Se o planejamento, no início, tivesse sido bom, a gente ainda estaria lutando pela permanência", cravou o técnico Jacozinho ao fim da partida.
Uma provável escalação azulina contra a Chape tem: Jordi; Dawhan, Ronaldo Alves, Luciano Castán e Rafinha; João Vitor, Nilton, Jean Cléber e Jonatan Gómez; Bustamante e Ricardo Bueno.
Matemática
O CSA ocupa a 18ª colocação, com 32 pontos. O clube é tido como virtual rebaixado porque, restando apenas seis pontos em disputa, está a seis do Ceará, primeiro fora do Z4. Mesmo que o Vozão não pontue até o fim da competição e o Azulão vença os dois, os times empatariam em pontos e em número de vitórias. No segundo critério, o saldo de gols, o CSA teria que tirar uma diferença que hoje é de 25 gols.
Em contrapartida, toda esta matemática vai por água abaixo caso o Cruzeiro bata o Vasco, nesta segunda, no fechamento da 36ª rodada do Brasileirão. Se isso ocorrer, a Raposa chegaria aos 39 pontos, abrindo sete de abertura para os azulinos. Matematicamente, Avaí e Chapecoense estão credenciados à Segundona da próxima temporada.
NM com Maurício Manoel FOTOs: FELIPE NYLAND/GAZETA DE ALAGOAs
Leia Mais ►

CRB finaliza a temporada de 2019 com aproveitamento de 50,52%

FOTO: AILTON CRUZ/GAZETA DE ALAGOAS
O ano do CRB chegou ao fim após a derrota por 2x0 para o Bragantino, campeão da Segundona do Campeonato Brasileiro. Durante a temporada, o Galo disputou cinco competições diferentes: Série B, Copa do Brasil, Copa do Nordeste - incluindo o Pré-Nordestão - e o Campeonato Alagoano.
O saldo de aproveitamento total dos campeonatos disputados pelo Galo foi positivo: 50,52%. O Regatas esteve em campo 64 vezes, sendo 25 vitórias, 22 empates e 17 derrotas. A equipe alagoana também balançou as redes em 72 oportunidades e foi vazada em outras 58, com um saldo de 14 gols.
Confira os números do Galo nesta temporada
Campeonato Alagoano: 2º colocado - 11 jogos (Saldo de gols: 12)
  • Vitórias: 8
  • Empates: 1
  • Derrotas: 2
Copa do Nordeste: Quartas de final - 11 jogos (Saldo de gols: 2) *incluindo a pré
  • Vitórias: 2
  • Empates: 8
  • Derrotas: 1
Copa do Brasil: 3ª fase - 4 jogos (Saldo de gols: 1)
  • Vitórias: 0
  • Empates: 3
  • Derrotas: 1
Série B: 7º colocado - 38 jogos (Saldo de gols: 1)
  • Vitórias: 15
  • Empates: 10
  • Derrotas: 13
Durante o ano de 2019, 53 atletas estiveram presentes no elenco do Galo: foram cinco goleiros, quatro laterais direitos, nove zagueiros, quatro laterais esquerdos, nove volantes, sete meias e 15 atacantes. 
No Galo, três nomes assumiram o comando técnico na temporada. Roberto Fernandes esteve à beira do gramado desde 21/09/2018 a 06/04/2019, em 21 jogos, sendo oito vitórias, onze empates e duas derrotas. O técnico Marcelo Chamusca chegou em 14/04/2019 e saiu no dia 11/10/2019, comandando a equipe em 32 jogos, sendo 13 vitórias, sete empates e 12 derrotas. 
Por último, o atual e já confirmado para 2020, Marcelo Cabo, que chegou no dia 15/10/2019, comandou em 10 jogos, vencendo 4 partidas, empatando em 4 oportunidades e perdendo duas.
O time de Alagoas já começou a pensar na temporada de 2020 e acertou a renovação com o goleiro Edson Mardenn, o lateral esquerdo Igor Cariús e o volante Claudinei.
NM com Débora Rodrigues 
Leia Mais ►

domingo, 1 de dezembro de 2019

Tempo de renovações: CRB conversa com jogadores e tenta manter a base de 2019

Foto: Denison Roma/GloboEsporte.com
O CRB encerrou a temporada 2019 neste sábado e agora traça planos para 2020. De contrato renovado, o técnico Marcelo Cabo conversa com a diretoria sobre a base que ele pretende utilizar no próximo ano. Já renovaram o goleiro Edson Mardden, o lateral-esquerdo Igor e o volante Claudinei.

Podem ainda ficar os zagueiros Wellington Carvalho e Ewerton Pásoca, o lateral-direito Israel, os meio-campistas Lucas Siqueira e Ferrugem, além do atacante Willie. O meia Felipe Menezes se recupera de uma grave lesão no joelho e também deve seguir no elenco.

O volante Ferrugem falou com o GloboEsporte.com neste domingo sobre a possibilidade de renovação. Ele se recupera também de uma lesão no ombro.

- Ainda não tivemos um contato em relação à renovação. Tudo em seu tempo e sem pressa nenhuma. Estou muito tranquilo neste momento. Tive alguns contatos de outros clubes, mas a minha prioridade é resolver tudo com o CRB antes de tomar qualquer decisão. Esse momento tem que ter muita tranquilidade.

Ferrugem, de 31 anos, disse ainda que espera começar 2020 treinando normalmente. Ele disputou 36 jogos em 2019 e marcou seis gols.

- Estou em fase muito avançada da recuperação e devo iniciar a temporada 2020 pronto. Esse mês de dezembro será de muita dedicação ao fim do tratamento e para o início dos trabalhos físicos. Acredito que as próximas semanas serão muito importantes neste sentido”.

O volante destacou que o CRB montou um time forte no Brasileiro, capaz de lutar pelo acesso até as últimas rodadas.

- O CRB tem tudo para manter uma base muito forte. Essa base vai fazer a diferença em 2020. Iniciar a próxima temporada com um grupo forte será fundamental para o clube ter sucesso no ano que vem.

NM com Globoesporte.com/al
Leia Mais ►

CSA perde para o Bahia e está praticamente rebaixado à Série B de 2020: 2 a 1


O CSA tentou, teve várias chances de gols para virar o placar, mas não conseguiu. Acabou perdendo para o Bahia, por 2 a 1, na noite deste domingo (1), no Estádio Rei Pelé, e praticamente está rebaixado para a Série B de 2020. O duelo foi válido pela 36ª rodada do Brasileirão. 
O Azulão foi comandando à beira do gramado pelo técnico Jacozinho no lugar de Argel Fucks, que deixou o time azulino na mão, após a partida contra o Cruzeiro, para ir comandar o Ceará. Os gols do Bahia foram assinalados por Gilberto e Artur Caíke; enquanto Nilton marcou o gol do Azulão.
Com este resultado, o time azulino segue com 32 pontos, ainda na 18ª posição na tabela. E o Esquadrão de Aço fica com 48 pontos, ocupando a 11ª colocação.

Matematicamente, o clube alagoano chegará aos 38 pontos em caso de vitórias contra Chapecoense e São Paulo, pela 37ª e 38ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A mesma pontuação do Ceará, que ocupa a 16ª posição. Com os dois resultados positivos, o Azulão iguala as mesmas dez vitórias do time cearense mas teria o descenso decretado pelo saldo de gols já que é preciso tirar uma diferença de 26 tentos em relação ao Vozão.
O próximo adversário do CSA será a Chapecoense, na quarta-feira (4), às 21 horas, na Arena Condá. Enquanto o Bahia vai enfrentar o Vasco, na quinta-feira (5), às 19h15, na Arena Fonte Nova.
O jogo

A partida começou com o Bahia pressionando a Saída de bola do CSA, que estava recuado, marcado. Aos 5 minutos, o Azulão chegou assustando. Ricardo Bueno bateu cruzado e Apodi não chegou, para alívio dos baianos.
Aos 10 minutos foi o Bahia quem chegou com perigo. Gilberto recebeu a bola fora da área e chutou de longe, mas o goleiro Jordi defendeu. 

Aos 21 minutos, ocorreu um lance polêmico no Trapichão: Gilberto tentou o domínio, a bola saiu pela linha de fundo, mas o árbitro assistente mandou seguir. Na sequência, o centroavante cruzou para o meio da área e Élber fez o gol do Bahia. Só que o árbitro Vinícius Furlan levantou os braços e parou a jogada, anulando o gol.
Se esse gol do Bahia não valeu, o seguinte foi válido. E ele saiu aos 32 minutos, quando Flávio tocou para Gilberto na intermediária e o centroavante não perdoou: guardou a bola no fundo da rede de Jrodi, abrindo o placar para o Esquadrão de Aço: 1 a 0.
O CSA tentou aos 35 minutos. João Vitor descolou um belo lançamento para Apodi, que dominou a bola e soltou o canudo, mas viu Douglas fazer uma defesa espetacular. Aos 39 minutos, Dawhan recebeu o passe dentro da área, fez o giro e caiu pedindo pênalti, mas o árbitro não foi na onda dele e mandou o jogo seguir.
Aos 44 minutos, o Bahia quase fez o segundo gol. Artur Vitor levantou a bola na área, cobrando falta, e Lucas Fonseca, livre, deu um toque por cobertura, mas Jordi conseguiu dar um tapinha, mandando para escanteio.
O primeiro tempo foi até os 48 minutos. E nesse tempo, o CSA ainda tentou. Rafinha fez a cobrança da falta e Douglas afastou de soco, parcialmente. A bola ficou viva e o goleiro tricolor subiu novamente para fazer a defesa em dois tempos.
Após a cobrança da falta, o árbitro assinalou o fim do primeiro tempo, com a vitória parcial do Bahia sobre o CSA, por 1 a 0, com gol do 
alagoano Gilberto.



Etapa final

No segundo tempo, o time baiano foi quem começou levando perigo. Aos 2 minutos, João Pedro cruzou rasteiro, achou Ronaldo que chutou e o goleiro azulino fez uma defesa espetacular, livrando o Azulão de levar o segundo gol.

Aos 7 minutos, o CSA tentou. Rafinha fez o cruzamento, Ricardo Bueno tentou o cabeceio, mas a zaga tricolor afastou. Na sobra, Nilton tentou o passe para dentro da área e não teve sucesso na jogada. Mas aos 9 minutos, Nilton teve sucesso e fez o gol de empate do Azulão: Rafinha caprichou na cobrança de escanteio e Nilton se antecipou na primeira trave para estufar as redes do Bahia, deixando tudo igual: 1 a 1.
O CSA melhorou no jogo e tentava com perigo. E aos 17 minutos, o Bahia teve um jogador expulso de campo: Ronaldo, que deu uma entrada dura no tornozelo de Jean Kléber e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
Aos 23 minutos, em cobrança de escanteio de Rafinha, a bola passou por toda a grande área e ficou com Bustamante. O atacante levantou novamente na área e achou Castán, que dominou, mas não conseguiu fazer o chute.

O CSA era o dono do jogo, chegava sempre ao ataque e tentava o gol da virada. Aos 26 minutos, o Azulão chegou. Gilberto não conseguiu o domínio, a bola ficou com Bustamante que tocou para Alan Costa e o zagueiro arriscou um belo chute de fora da área, mas a redonda foi caprichosamente para fora. 
Aos 27 minutos, nova tentativa do CSA. Ricardo Bueno colocou veneno na bola, de fora da área, e quase virou o jogo, pois a bola passou muito perto. Aos 30 minutos, veio a resposta perigosa do Bahia. Em cobrança de falta, Artur Vitor pegou bem na bola e acertou um chutaço no travessão. Aos 35 minutos, de novo o Azulão tentou, chegando com muito perigo. Rafinha chutou cruzado, Douglas deu um tapinha e "tirou o doce da boca" de Ricardo Bueno.
E como quem não faz leva, o CSA, que teve várias chances de fazer o gol da virada, acabou sofrendo o segundo gol do Bahia. Foi aos 40 minutos. Artur Vitor tocou para o xará, Artur Caíke, que mandou a bola no canto direito de Jordi: 2 a 1.

Aos 47 minutos, Rafinha levantou a bola na área, ela foi desviada e Douglas mandou para escanteio. O jogo foi até os 50 minutos, quando o árbitro apitou o seu final. E com a derrota por 2 a 1, o CSA está virtualmente rebaixado para Série B do Brasileiro.
CSA - Jordi; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castán e Rafinha; João Vitor, Apodi (Hector Bustamante), Nilton e Jean Kleber (Warley); Euller (Bruno Alves) e Ricardo Bueno. Técnico: Jacozinho.
Bahia - Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio, Ronaldo e Gilberto (Fernandão); Elber (Arthur Caíke) e Artur Vitor (Wanderson). Técnico: Roger Machado.
Árbitro: Vinícius Furlan (SP).
Auxiliares: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
Renda: R$ 94.501,00
Público pagante: 6.058
Público total: 7.371
NM com Fernanda Medeiros FOTOs: FELIPE NYLAND
Leia Mais ►

CRB se despede da temporada 2019 com derrota por 2x0 para o Bragantino-SP

FOTO: ARI FERREIRA/BRAGANTINO
O CRB concedeu a cereja do bolo na festa do acesso do Bragantino. Neste sábado (30), o Galo não suportou a pressão do campeão da Série B e levou dois gols no segundo tempo, finalizando a temporada de 2019 com um gostinho amargo. Ytalo e Claudinho decretaram o 2x0 no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP.
Com o resultado, o Galo terminou a Segundona na 7ª colocação, com 55 pontos, três a menos que a melhor pontuação já conquistada pelo clube em toda trajetória na competição, ocorrida em 2016. 

Isolado na liderança, com 75 pontos, o Bragantino subiu para a Série A de 2020 junto de Sport, Coritiba e Atlético-GO. Em contrapartida, a Série C da próxima temporada terá a presença de Vila Nova, Criciúma, São Bento e Londrina.
CRB perigoso
O primeiro tempo da partida em Bragança paulista reservou bons momentos para o CRB. Aos 6' minutos, Barreto parou Élton no meio-campo ofensivo e concedeu falta a favor do Galo. O camisa 77 jogou a redonda no na área e Lucas Abreu cabeceou, obrigando Alex Alves fazer uma grande defesa.
O baixinho da Arábia estava inspirado. Aos 8', Élton carregou a bola e, na entrada da área, soltou uma bomba rasteira, raspando o poste direito do Bragantino. O CRB seguiu melhor na partid até aos 20 minutos inciais, mas, depois, o dono da festa começou a aparecer.
Liderado pelo meia Claudinho, destaque da equipe na Série B, o Bragantino manteve a bola nos pés, só que não conseguiu fazer o goleiro Fernando Henrique a trabalhar. Assim continuou a equipe de Antônio Carlos Zago, com posse e nenhuma efetividade.
Cereja do bolo
Pressionado moralmente para se despedir da Segundona com vitória, o Braga subiu a linha de marcação e tomou uma postura mais ofensiva na etapa final. Logo aos 8', Aderlan ajeitou para Claudinho, que chutou rasteiro, mas a bola bateu na muralha montada pelo CRB frente a meta de FH.
O clima era festivo e, aos 11 minutos, ficou clara essa teoria. O zagueiro Anderson Marques, de 33 anos, foi sacado pelo técnico Zago para entrada de Léo Ortiz. Esta foi a última partida do xerife que se aposentou dos gramados neste sábado. Durante a caminhada até a saída de campo, Anderson foi abraçado por todos os jogadores do Braga e, inclusive, pelos regatianos. 
Quando a partida foi retomada, o Bragantino tratou de fazer aquilo que estava acostumado na Série b: o gol. Aos 28', Ytalo tabelou com Aderlan, tirou Fernando Henrique da jogada e estufou a rede alagoana: 1x0.
FOTO: TWITTE
Após ser vazado, o técnico Marcelo Cabo retirou o volante Lucas Siqueira e colocou o centroavante Edson Cariús. Porém, quem chegou com perigo mesmo foi Claudinho, que soltou um balaço na entrada da área e obrigou o arqueiro Fernando Henrique se esticar todo para evitar a ampliação do placar. 
Aos 37', Edimar pegou a bola na meia lua da grande área, fintou dois defensores do CRB, mas Robinho, em posição irregular, se antecipou ao lance e fez o gol, que foi anulado. O mesmo não aconteceu com Claudinho, aos 44 minutos, que recebeu um belo passe de Aderlan dentro da pequena área e não teve problemas para finalizar, fazer o 2x0, e colocar a cereja no bolo da festa no Nabi Abi Chedid. 
NM com Maurício Manoel
Leia Mais ►