Image Map

sábado, 27 de maio de 2017

CRB decide estender número de contratações. Agora, volante entra em pauta

Com Yuri e Chico(foto) já "pendurados" - e o acúmulo de cartões representa um complicador numa competição longa como a Série B -, a direção do CRB decidiu estender o número de contratações. Agora, o clube vai ao mercado para também conseguir a aquisição de um volante.
Até o momento, chegaram para a disputa do Campeonato Brasileiro um goleiro, um lateral, dois meias e dois atacantes. O Galo também quer anunciar, nestes próximos dias, um zagueiro.
Entre os novatos, ainda aguardam regularização o lateral Pedro Botelho e o atacante Ytalo. Botelho vem do Boavista-RJ, enquanto o alagoano Ytalo vem do Osasco Audax-SP.
Quanto aos já regularizados, o treinador Léo Condé só não chegou a utilizar o goleiro Edson Kolln. Já estrearam os meias Rodolfo e Elvis, além do atacante Erick Salles.
Após ter aberto a 3ª rodada na última terça-feira, o time ganhou folga nessa quarta. Os treinamentos foram retomados na manhã desta quinta, com atividade em academia para quem participou do jogo inteiro contra o Santa Cruz - os demais participaram de treinamento com bola no CT Ninho do Galo.
Já a tarde desta quinta foi de folga, mas esta sexta-feira (26) será de atividade nos dois períodos, com a atividade de sábado (27) se resumindo ao período da manhã. Quanto ao domingo (28), ainda não foi decidido se haverá treinamento.
O CRB só volta a campo na sexta-feira da próxima semana, no dia 2 de junho, para enfrentar o Oeste, em Barueri (SP), em partida marcada para as 20h30.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

Meia-atacante Jhulliam pede atenção ao seu time no jogo deste domingo

FOTO: ASCOM DO ASA
A reabilitação veio diante do Remo, mas o meia-atacante Jhulliam disse que seu time tem que ter bastante cuidado porque o próximo adversário está ferido e vai querer reagir em cima do ASA.
- O Sampaio [Corrêa] é um clube de tradição e vai tentar descontar a derrota na rodada passada em cima de nós. Portanto, temos que ser cautelosos mas sem abdicarmos da ofensividade, até porque continuamos a atuar em casa. Mais posse de bola que eles vai ser fundamental. Enfim, temos que ter a mesma entrega que houve contra o Remo.
O ASA estreou na Série C 2017 com derrota. Porém, Jhulliam acrescentou que se a cada nove pontos disputados seis forem conquistados, acredita que sua equipe vai estar brigando pela parte de cima da tabela e consequentemente ficar mais perto do acesso à Série B do próximo ano. E seguir vencendo é muito importante porque depois o ASA volta a sair.
- É colocarmos em campo nossa proposta de jogo e irmos em busca de mais três pontos - concluiu Jhulliam, um dos titulares do Gigante, que participa de treino com bola, de portões fechados, esta tarde.
De manhã houve apenas trabalho específico para os jogadores que estão em recuperação, como são os casos do lateral-direito Douglas, zagueiro Anselmo e volante Nata.
O lateral Douglas segue no Departamento Médico, onde está tratando uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Já o volante Nata e o zagueiro Anselmo se recuperam bem das cirurgias que se submeteram, respectivamente no púbis e ligamento cruzado do joelho.
Com a volta do volante Leanderson, que diante do Remo cumpriu suspensão por ter sido expulso contra o CSA, o ASA deve começar enfrentando o Sampaio Corrêa com Carlão; Everton, Mauro Viana, André Lima e Léo Campos; Mazinho, Leanderson, Juninho, Doda, Jhulliam; e Leandro Kível. Para a entrada de Leanderson, Téssio sai. Detalhe que na segunda-feira Leanderson vai ser julgado pelo STJD.
ASA x Sampaio Corrêa é às 16h deste domingo, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. E o preço dos ingressos segue o mesmo: R$ 20 para qualquer setor das arquibancadas, com a exceção das metálicas, que seguem interditadas. Idosos, estudantes, mulheres, pessoas com necessidades especiais e doadores de sangue têm direito a 50% de desconto.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

sexta-feira, 26 de maio de 2017

O ranking histórico da Copa do Nordeste, com 53 clubes entre 1994 e 2017

A Copa do Nordeste teve 14 edições oficiais de 1994 a 2017. Até hoje, 53 clubes dos nove estados da região já participaram do torneio. Indo além da lista de campeões, com sete times, sendo o Vitória o maior vencedor, tetra, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. Da pioneira edição em Alagoas, quando o nome foi estabelecido, até a decisão na Fonte Nova em 2017, foram realizadas 979 partidas, com 2.702 gols marcados. No geral, uma média de 2,75. Em relação à pontuação absoluta, o Bahia assumiu a liderança isolada. Com a campanha do tri, o tricolor de aço desempatou a disputa com arquirrival, até então 239 x 239. Agora, tem cinco pontos de vantagem. Curiosamente, ambos disputaram o mesmo número de jogos (140).

Em seguida vem o Sport, cuja ausência em 2010 pesa bastante no histórico geral, pois naquele ano houve um turno com 14 rodadas – em disputa marcada pela imposição da Liga do Nordeste frente à CBF, numa batalha judicial. Apesar do vice em 2017, o leão somou menos pontos que o Vitória, semifinalista (20 x 22). Portanto, a diferença aumento em relação aos dois primeiros. Já o Santa Cruz, 3º colocado em 2017, subiu duas posições no ranking de pontos, ultrapassando Ceará e América de Natal. Entrou no G4. Enquanto isso, o Náutico amargou a terceira eliminação seguida na fase de grupos. Ainda assim, conseguiu voltar ao top ten histórico.

Outra curiosidade está lá no fim da tabela. O Uniclinic, um dos dois estreantes em 2017, registrou a pior campanha da história. Seis jogos, seis derrotas, nenhum gol marcado e -24 de saldo. É, com toda justiça, o 53º e último lugar.

Observações do blog sobre a composição dos dois quadros expostos (ranking de pontos, abaixo; ranking de colocações no G4, acima):
Todas as campanhas no G4 na Copa do Nordeste (1994-2017). Arte: Cassio Zirpoli/DP
1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Resultados da fase preliminar à final.
2) A ordem dos times no ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube
3) A ordem no ranking de colocações foi estabelecida da seguinte forma: títulos, vice-campeonatos e semifinais (em 1998, com a fase semifinal em dois quadrangulares, foi considerada a pontuação total). O número de vezes no G4 (última coluna) aparece como adendo ao desempenho de cada clube.
4) O Torneio José América de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à mesma competição. Por sinal, em 2016 a Liga do Nordeste, através de Alex Portela (também ex-presidente do Vitória), teria enviado um ofício à CBF pedindo a oficialização do torneio, o que incluiria até a primeira edição, de 1975, que teve o CRB como vencedor. Como segue sem uma resposta oficial (e pública), o blog manteve a disputa à parte. 
5) Os asteriscos em Botafogo e Sampaio se referem às punições do STJD, perdendo 4 (2014) e 6 (2015) pontos, respectivamente. A pena se mantém.
Ranking de pontos da Copa do Nordeste (1994-2017). Crédito: Cassio Zirpoli/DP

NM com blog do Cassio Zirpoli
Leia Mais ►

CRB fica nove dias sem jogos até iniciar maratona na Série B: 7 partidas em junho

Foto: Raissa Matias
Os jogadores do CRB ganharam folga depois da vitória contra o Santa Cruz. Após a partida, serão nove dias até o próximo desafio na Série B. O time volta a campo no dia 2 de junho, diante do Oeste. É o tempo para os reforços começarem a se entrosar e o time juntar fôlego para o Brasileiro. Em junho, o Galo terá sete partidas.

A maratona começa na próxima semana. Fora de casa, o CRB viaja até Barueri para enfrentar o Oeste. O Galo volta a jogar em Maceió no dia 6, contra o Brasil de Pelotas, e já arruma as malas para Santa Catarina. O adversário será o Criciúma no dia 9. Nessa primeira parte, o CRB joga três partidas, em um intervalo de nove dias, com duas viagens.

Depois, o Galo vai ganhar tempo para respirar, se livra da rotina de embarque e desembarque e passa nove dias em Maceió. O CRB tem dois jogos seguidos no Rei Pelé: enfrenta o Vila Nova, no dia 13, e encara o Londrina, no dia 17. A terceira partida fora de casa dessa sequência será contra o ABC, no dia 20. Três dias depois o Galo joga com o Paysandu, em casa.
O CRB enfrenta o Náutico, pela 11ª rodada, e a CBF não definiu o dia da partida. O jogo pode ser ainda em junho, nos dias 27 ou 30, ou no dia 1 de julho.

Sequência de jogos do CRB em junho

02/06 - Oeste x CRB, em São Paulo
06/06 - CRB x Brasil-RS, no Rei Pelé
09/06 - Criciúma x CRB, em Santa Catarina
13/06 - CRB x Vila Nova, no Rei Pelé
17/06 - CRB x Londrina, no Rei Pelé
20/06 - ABC x CRB, no Rio Grande do Norte
23/06 - CRB x Paysandu, no Rei Pelé

NM com Globoesporte.com/al
Leia Mais ►

Thiago Potiguar alerta CSA para o restante da Série C: "Precisamos ter tranquilidade"

O CSA vai tentar vencer a terceira partida seguida na Série C. O desafio da vez é contra o Botafogo-PB, em João Pessoa. Com duas vitórias em dois jogos, o meia-atacante Thiago Potiguar pede que a equipe siga tranquila, sem euforia. Ele ainda lembrou o que aconteceu no Alagoano, quando o time perdeu após 11 partidas, e acrescentou que, nos jogos como visitante, o ideal é somar, seja um ou três pontos.

- Precisamos ter tranquilidade. Sabemos do momento que passamos no estadual. 
Estávamos invictos, perdemos uma e parece que o mundo caiu na nossa cabeça. A Série C é muito difícil. Importante é a gente somar. Fazendo pontos fora de casa, é um resultado bom. Fomos contra o Sampaio com o objetivo de somar - comentou.
Os azulinos prometem ir em bom número para o Estádio Almeidão, em João Pessoa. Potiguar conta com o apoio dos torcedores no próximo jogo.

- Se forem dois torcedores, a gente agradece. É o torcedor que empurra o time, que grita, xinga, faz tudo. Ele está lá para ver o resultado. Temos a consciência de que são importantes para o clube e jogadores. Espero que a torcida compareça na Paraíba, para nos dar um apoio a mais - disse.

O Azulão é o líder do Grupo A com seis pontos, tem o melhor ataque e ainda não sofreu gols na Série C. Thiago relembrou que passou por isso na temporada passada. Fala que, ganhando em casa, o time deve conseguir avançar de fase.

- Passei por isso no América-RN. Ganhamos as duas primeiras e não soubemos lidar com isso. Achamos que éramos os caras. Temos que acordar que faltam muitos jogos pela frente. Sou experiente na Série C. O que falo para os meus companheiros é para sempre somar pontos fora de casa e fazer o papel como mandante. Ganhando todas em casa, vamos nos classificar e, se Deus quiser, iremos subir - declarou o jogador azulino.


O duelo do Azulão contra o Botafogo-PB é neste domingo, às 16h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. 

NM com Globoesporte.com/al

Leia Mais ►