Image Map

terça-feira, 16 de maio de 2017

Treinador Maurílio Silva vê erros do ASA em demasia na estreia da Série C

FOTO:AILTON CRUZ
Trabalhar para que, a partir de agora, os acertos superem os erros. Foi o que disse o treinador Maurílio Silva durante a entrevista coletiva desse domingo (14), quando o ASA estreou com derrota para o CSA (3x0) na Série C do Campeonato Brasileiro. À imprensa, o comandante alvinegro admitiu que o Fantasma não fez por merecer sequer o empante diante do Azulão, no Rei Pelé.
"Erramos demais, enquanto que o CSA foi competente nas finalizações. É buscar a reação já no próximo jogo, pois, vamos cumprir duas partidas diante do nosso torcedor", analisou o treinador, referindo-se aos próximos desafios pela competição nacional, contra o Remo-PA, no próximo sábado, e diante do Sampaio Corrêa-MA, no dia 28.
Já o zagueiro André Lima disse comungar da opinião de seu comandante, ressaltando que o elenco também tem de conversar entre si durante as partidas, a fim de reduzir os erros.
- Temos que corrigir os erros individuais. Creio que foi por aí que perdemos. Já eles [CSA] trabalharam bem a bola e foram merecedores da vitória.
Regularizado
Após derrota nesse domingo, além do volante Leanderson expulso, a boa notícia nesta segunda-feira é a regularização do zagueiro Luís Henrique. O nome do atleta apareceu esta tarde no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
O elenco alvinegro volta aos treinamentos na manhã desta terça-feira, após folga geral nesta segunda. E a programação de atividades visando ao jogo contra o Remo é a seguinte:
Terça-feira (16)
8h30 - reapresentação de todo o elenco
15h30 - treinamento físico e técnico
Quarta-feira (17)
8h30 - treinamento físico-técnico
15h30 - treinamento técnico-tático
Quinta-feira (18)
8h30 - descanso recuperativo
15h30 - treinamento técnico-tático
Sexta-feira (19)
8h30 - treinamento técnico-tático
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ney da Matta enaltece o jogo coletivo depois de vencer na estreia da Série C

Na estreia dos alagoanos na Série C do Campeonato Brasileiro, o CSA levou a melhor sobre o ASA, na tarde deste domingo (14), no Estádio Rei Pelé e venceu a equipe alvinegra por 3 a 0. E logo depois da partida, o recém-chegado técnico do CSA, Ney da Matta, concedeu entrevista coletiva e comentou o resultado positivo na primeira rodada da competição nacional.
O comandando azulino elogiou a equipe e enalteceu o trabalho em equipe na vitória de hoje. E mesmo vencendo, o treinador afirmou que a equipe precisa melhorar para o decorrer da competição, mas disse que esse não seria o momento para apontar algum erro do time. 
"Futebol é coletivo, é um ajudando o outro, todos devem se ajudar e esse foi um jogo de superação, de muita entrega dos jogadores. E todo dia temos que melhorar, nunca devemos estar satisfeitos com o que estamos vivendo. Agora não é a hora de falar o que precisamos ajustar. Gostei da vitória, mas a nossa equipe precisa melhorar ao longo da competição. A entrega deles foi muito importante", afirmou.
Da Matta ainda falou da sua experiência na Série C e deixou claro que não fará metas de pontuações para a classificação.

"Temos que jogar jogo a jogo. Se fizermos o dever de casa e beliscar pontos fora, vamos nos classificar bem. Mas teremos times que vão dificultar aqui dentro. Mas o mais importante é que temos de ter respeito aos adversários, mas saber que temos que nos impor aqui dentro. Se não me engano essa é a sexta Série C que participo e em quatro vezes nós chegamos. Nós temos que pontuar, vamos jogador dois jogos fora de casa agora. Está muito cedo para falar que o time está embalado, a vitória foi legal. Vamos comemorar hoje porque amanhã isso já passou".
Agora, a equipe Azulina terá dois jogos seguidos fora de casa, contra adversários difíceis. No próximo sábado (20), a equipe encara o Sampaio Corrêa, no Maranhão, ás 16h no Castelão. E no domingo (28), o time marujo viaja até a Paraíba para enfrentar o Botafogo.
O outro lado
Se de um lado, o técnico azulino ficou satisfeito com a vitória, Maurílio Silva, comandante da equipe Alvinegra, deixou claro sua insatisfação com o time na tarde de hoje. "Foi uma estreia horrível, onde faltou muita atitude, muita coragem, onde as vezes que erramos acabamos sofrendo gol. A nossa equipe não se comportou bem e não fomos felizes na posse de bola, saída de bola e mesmo onde estivemos bem na marcação, acabamos sofrendo gol", lamentou.
Para tentar se reabilitar na competição, o Fantasma terá pela frente a equipe do Remo, no próximo sábado (20), às 16h, para tentar a reabilitação na competição nacional.
NM com Marcio Chagas
Leia Mais ►

Medicina Esportiva: Dados mostram raio-x de lesões no Brasileirão

A partir de dados coletados por meio do Sistema de Mapeamento de Lesões da CBF, a Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) divulgou levantamento inédito que apresenta um panorama sobre as lesões sofridas pelos atletas durante o Campeonato Brasileiro da Série A de 2016. Os resultados foram obtidos a partir de informações cadastradas pelos próprios clubes ao longo das 38 rodadas, em processo eletrônico semelhante ao usado no registro de atletas. 
– Contamos com um grande apoio dos médicos para nos ajudar com essas informações. Quando a Uefa adotou esse tipo de sistema, por exemplo, o maior desafio foi conscientizar sobre a facilidade de uso do sistema e da importância desses dados para o futuro. Aqui nós tivemos forte adesão dos clubes de imediato – afirma Jorge Pagura, presidente da CNMF. 
Todos os dados informados pelos clubes só podem ser acessados pela CBF. Há um acordo de confidencialidade entre clubes e a entidade, como explica Pagura:  
– Somente o chefe da Comissão Médica do clube tem a senha para o acesso ao sistema, que funciona como o de registro de atletas. O departamento de Tecnologia de Informação da CBF foi quem o desenvolveu e já trabalhamos nesse projeto há muito tempo. Nenhuma informação individualizada será divulgada. O sistema utilizado é totalmente protegido.
As informações coletadas por meio do sistema de mapeamento irão gerar, a médio prazo, estatísticas que servirão de apoio para possíveis mudanças de comportamento em relação à prática esportiva, como proposição de alterações de regras e da tabela dos campeonatos.
– Nas nossas amostragens já é possível termos um detalhamento sobre a incidência das lesões, como a faixa de campo e o período do jogo em que elas mais acontecem. Em dois ou três anos, vamos ter padrões comparativos e naturalmente melhores conclusões sobre o tema – prevê Pagura. 
Resultado é alerta para treinadores e atletas
No total, os dados mostram que 299 lesões foram detectadas no decorrer dos 380 jogos do campeonato mais disputado do mundo. As contusões na coxa dos atletas lideram a lista, com 127 ocorrências ou 42,4% do total de lesões. Os lances envolvendo a cabeça do jogador vêm em seguida. É o número mais preocupante. Foram 29 lesões deste tipo, sendo 11 delas de concussão cerebral, a mais perigosa. 
– Quando o jogador bate a cabeça, ele pode ter uma concussão, que é um inimigo oculto. Se obedecermos as regras, a gente estará fazendo um esporte seguro e um futuro mais seguro ainda para o jogador de futebol – alertou Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol sobre a importância de técnicos, atletas e torcedores de compreenderem os limites para o retorno de um às atividades após um trauma de cabeça. 

Veja os números completos da pesquisa: 



NM com site da CBF
Leia Mais ►

domingo, 14 de maio de 2017

Na volta ao Campeonato Brasileiro da Série C, CSA derrota o ASA por 3x0

FOTO: AILTON CRUZ

Na sua volta ao Campeonato Brasileiro da Série C, após nove anos, o CSA não deixou barato ao aplicar 3x0 no ASA jogando na tarde deste domingo no Estádio Rei Pelé.
O resultado teve direito a estreante balançar a rede adversária: atacante Michel Douglas. Os outros gols foram assinalados por Marcos Antônio e Vanger.
Este placar deixa inclusive o Azulão na liderança provisória do grupo A por causa do saldo de gols. Mas a rodada de estreia só vai ser encerrada nesta segunda-feira com a partida Confiança x Salgueiro.
O CSA agora sai para enfrentar o Sampaio Corrêa enquanto que o ASA vai receber a visita do Remo. Estes jogos vão ser no próximo sábado, dia 20, começando simultaneamente às 16h.
Como foi
A partida foi marcada por estreias. Pelo lado do CSA, Michel Douglas, Dick e Boquita; pelo do ASA, Jhulliam e Everton.
O primeiro bom momento da partida foi criado pelo CSA. Thiago Potiguar avançou e deu passe em direção a Michel Douglas, mas a defesa do ASA se antecipou e tocou para a linha de fundo, gerando o  primeiro escanteio do jogo.
O CSA começou imprimindo jogo veloz, principalmente quando partia em contra-ataque. Mas o jogo tinha poucos momentos de área. Até que aos 31 minutos o contragolpe azulino funcionou. O ASA perdeu a bola em mais um avanço ao ataque, Daniel Costa tocou para Thiago Potiguar, que lançou para Marcos Antônio. Este, na falha do marcador, tirou do goleiro Carlão para abrir o placar.
O ASA, que explorava mais as bolas paradas, mexeu logo após sofrer o primeiro gol, com o treinador Maurílio Silva trocando Airton por Léo Campos. Mas seria surpreendido antes de ir para o intervalo, pois aos 47 minutos o estreante atacante Michel Douglas, que já havia desperdiçado chance da entrada da área, agora ao perceber Carlão adiantou tocou no canto oposto do goleiro alvinegro para fazer 2x0.
O 2º tempo começou com o atacante Leandro Kível percebendo o goleiro Mota adiantado, mas este teve poder de recuperação e praticou a defesa. Logo em seguida foi a vez de Daniel Costa ter em seus pés a chance de ampliar para o CSA - a primeira aos 3 e a segunda aos 11 minutos. Porém, não era seu dia de balançar a rede adversária.
O técnico Maurílio Silva foi deixando seu time mais ofensivo na tentativa de buscar a reação. E teve pelo menos dois bons momentos: o primeiro foi aos 19, com o volante Juninho chutando forte para arrojada defesa do goleiro Mota; e o segundo aos 41 minutos, quando o armador Leanderson finalizou de fora da área, a bola resvalou no zagueiro Leandro Souza e o goleiro Mota teve que se esticar para espalmar para escanteio.
Um minuto após Leanderson, que estava de cartão desde o 1º tempo, empurrou Vanger quando o CSA tentava mais um contra-ataque e foi expulso. Na sequência, a bola chegou nos pés de Vanger, que decidiu arriscar para o goleiro Carlão defender parcialmente e cometer pênalti em Dick, que chegava para pegar o rebote e concluir em gol. Mas aos 44 o atacante Vanger foi para a cobrança, colocou bola no canto e goleiro no outro para fazer 3x0 para o CSA e dar números finais aos jogo, que na etapa complementar teve quatro minutos de acréscimos.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

CSA e ASA fazem clássico alagoano pela série C do Campeonato Brasileiro

FOTO: AILTON CRUZ/
Depois de se enfrentarem três vezes pelo Campeonato Alagoano - com uma vitória para cada lado -, CSA e ASA voltam a se enfrentar neste domingo, pela estreia das equipes na Série C do Brasileirão. O confronto que coloca frente a frente vice-campeão e 3º colocado no Estadual, respectivamente, acontece às 16h, no Rei Pelé.
Os representantes de Alagoas estão no grupo A, que mais oito equipes, das regiões, Nordeste, Norte e Centro-oeste. A Série C é dividida em duas chaves com 10 times cada. Os quatro melhores de cada grupo passam para a próxima fase, já eliminatória. As equipes que conseguirem chegar às semifinais estarão, automaticamente, garantidas na Segundona do próximo ano.
CSA e ASA vivem situações diferentes. Apesar de não ter chegado à decisão, o Fantasma manteve a base do time que disputou o Alagoano, além de seu treinador - eleito o melhor do Estadual -, o que não aconteceu com o CSA, que, após ser derrotada pelo CRB nas finais, demitiu Oliveira Canindé e contratou Ney da Matta, além de ter dispensa oito atletas, contratando outros 15 até aqui. 
O Alvinegro ganhou o reforço do zagueiro Mauro Viana e do lateral-direito Everton, que foram regularizados e já podem estrear neste domingo. Porém, a base do time que bateu o Murici, na disputa pelo 3º lugar, em Arapiraca, deve ser mantida, com Carlão; Douglas, Eron, André Lima e Airton; Mazinho, Juninho, Leanderson e Thiago Souza; Jean Carlos e Leandro Kível. 
Pelo time do Mutange, o novo comandante também não deve promover nenhuma mudança, já que teve pouco tempo, inclusive, para conhecer seus comandados. Sendo assim, a provável escalação do CSA para o duelo desta tarde tem Mota; Celsinho, Leandro Souza, Thales e Rafinha; Dawhuan, Everton Heleno, Didira e Daniel Costa; Vanger e Thiago Potiguar.


E o confronto de logo mais terá arbitragem local, com Júlio Cesar Farias no apito. Ele será auxiliado por Pedro Jorge Santos Araújo e Rondinelle dos Santos Tavares, todos do quadro CBF.
NM com Marcio Chagas
Leia Mais ►