Image Map

quarta-feira, 3 de maio de 2017

CBF e FPF farão coletiva sobre árbitro de vídeo neste sábado

Créditos: Fernando Torres / CBF
A CBF e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão realizar uma entrevista coletiva para falar sobre a primeira partida com o uso do árbitro de vídeo na história do futebol brasileiro. O contato com a imprensa está previsto para este sábado, 10h, na sede da FPF: Rua Dom Bôsco, 871 - Boa Vista, Recife (PE).
Estão previstas as participações do chefe do Departamento de Arbitragem da CBF e coordenador do projeto do árbitro de vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa; do instrutor da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) e autor do primeiro projeto para uso do árbitro de vídeo, Manoel Serapião; e do presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho.
Como já foi anunciado, o jogo que contará com essa inédita tecnologia será disputado às 16h deste domingo (7), entre Sport e Salgueiro, na Ilha do Retiro (Recife). É o confronto de ida da final do Campeonato Pernambucano 2017 (clique para ver mais).
Protocolo do IFAB
Na coletiva, serão passados outros detalhes do protocolo acertado com o International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. O projeto inovador é brasileiro e foi criado com o apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da ENAF. O árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:
- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido
O jogo Sport x Salgueiro é parte dos experimentos práticos do IFAB. A filosofia dos testes não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do futebol. O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que podem mudar, diretamente, o resultado.
NM com site da CBF
Leia Mais ►

CBF reúne quarteto que atuará com árbitro de vídeo

O chefe do Departamento de Arbitragem da CBF e coordenador do projeto do árbitro de vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa, reuniu o quarteto que atuará em campo na partida Sport x Salgueiro, primeiro jogo da história do futebol brasileiro que contará com o recurso da tecnologia do árbitro de vídeo (AV). Eles conversaram durante duas horas, na Sala Olinda do Hotel Transamérica, em Recife (PE), sobre a base do protocolo do AV. O encontro é parte da preparação para afinar os detalhes que serão colocados em prática no domingo (7), 16h, na Final do Campeonato Pernambucano, na Ilha do Retiro.
A equipe de arbitragem foi definida por sorteio, como determina o regulamento da competição, na última quarta-feira (3), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Todos são naturais do estado e fazem parte do quadro de árbitros da CBF/FPF: José Woshington da Silva, 29 anos, de Carpina (PE), será o árbitro principal; Marlon Rafael Gomes de Oliveira, 30 anos, de Paulista (PE), o assistente 1; Fabrício Leite Sales, 30 anos, de Camaragibe (PE), o assistente 2; e Gleydson Ferreira Leite, 40 anos, de Jaboatão dos Guararapes (PE), o assistente de revisão. Também está escalado Clóvis Amaral da Silva, 36 anos, de Recife, como assistente reserva.
Árbitro Central José Wachington
Preparação segue
Neste sábado (6) à noite, todos os árbitros que vão atuar em Sport x Salgueiro, incluindo o AV, participarão de novo encontro de preparação. Antes, 10h, CBF e Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão realizar uma entrevista coletiva para falar sobre a primeira partida com o uso do árbitro de vídeo na história do futebol brasileiro. O contato com a imprensa está marcado para a sede da FPF: Rua Dom Bôsco, 871 - Boa Vista, Recife (PE).
Estão previstas as participações de Sérgio Corrêa; do instrutor e autor do primeiro projeto para uso do árbitro de vídeo, Manoel Serapião; e do presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho.
Fabrício Leite e Marlon Rafael Árbitros Assistentes 
Protocolo do IFAB
Na coletiva, serão passados outros detalhes do protocolo acertado com o International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. O projeto inovador é brasileiro e foi criado com o apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da ENAF. O árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:
- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido
NM com site da CBF
Fotos: Fernando Torres/CBF
Leia Mais ►

terça-feira, 2 de maio de 2017

Novidade no futebol: cartão amarelo dará lugar a expulsão temporária


O futebol inglês dará um passo inovador no futebol na próxima temporada. A Fundação de Futebol Inglesa (FA) irá testar a aplicação de expulsões temporárias aos jogadores que disputam suas divisões inferiores. A medida será aplicada nas divisões que estão seis ou mais níveis abaixo da quinta, National League.

A expulsão temporária substituirá os cartões amarelos aplicados por protestos e reclamações contra o árbitro e o jogador punido ficará fora do gramado por apenas dez minutos. Os testes também serão realizados em ligas amadoras de divisões de base masculina e feminina.
Através de um e-mail enviado pela entidade esportiva inglesa, mais de mil equipes receberam o convite para participar deste teste. Os clubes que aceitarem participar não serão cobrados as 10 libras de multa por cada cartão amarelo recebido.
A medida foi motivada por um desejo de modificar o comportamento dos jogadores da base e divisões inferiores já que, segundo a FA, em 24% dos casos os cartões amarelos são aplicados em punições.
NM com o Dia
Leia Mais ►

CRB e CSA perdem jogadores por suspensão para a final do Alagoano

FOTO:AILTON CRUZ
A finalíssima do Campeonato Alagoano terá três baixas. O CRB, que venceu neste domingo, não vai poder contar com dois jogadores: o lateral-direito Marcos Martins e o zagueiro Flávio Boaventura. Os dois receberam o terceiro amarelo e portanto não jogam no próximo domingo. O defensor lamentou não poder encarar o rival na decisão. 
– É triste ficar de fora, mas faz parte do futebol. A gente já sabia que os dois times, tanto o CSA quanto o CRB, tinham jogadores pendurados... Quando o clássico é bem disputado, sai cartão para os dois lados. Infelizmente, eu fui "premiado" com o cartão, agora é torcer para os companheiros no jogo de domingo – disse Boaventura. 
Assim como o time regatiano, o CSA também teve a sua perda. O volante Everton Heleno recebeu o terceiro amarelo e também está de fora da decisão. E para o time azulino essa é uma baixa importante, já que trata-se do artilheiro do campeonato, com 11 gols. Por outro lado, o técnico Oliveira Canindé conta com o retorno do goleiro Mota e o meia-atacante Thiago Potiguar, que cumpriram suspensão. 
NM com Globoesporte.com/al

Leia Mais ►

Coruripe apresenta elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D

FOTO: CARLOS AZEVEDO

Na tarde desta terça-feira 02, a diretoria do Coruripe apresentou no estádio Gerson Amaral o novo elenco para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, após a apresentação a comissão técnica capitaneada por Carlinhos Marechal deu início aos trabalhos de preparação para a disputa da competição nacional. A direção do clube alviverde divulgou o elenco que conta com 22 jogadores, destes 11 são novos contratados. O técnico Carlinhos Marechal e toda comissão técnica também foram mantidos.

Além dos novos contratados, todos vindos de equipes que disputaram o Campeonato Alagoano deste ano, o clube manteve os seis atletas promovidos das categorias de base e só renovou os contratos de quatro jogadores do elenco que disputou o estadual, dos goleiros Rock Alan e Erik, do zagueiro Júnior Maceió e do meia Alisson.

As novidades são o Goleiro Gleibson, o lateral direito Joaninha, o zagueiro Jadson, e o volante Jair, vindos do CSE; o lateral esquerdo Nildo, o zagueiro Arlan, o volante Amisterdan, os meias Polinho e Jan vindos do CEO, também foram contratados o lateral esquerdo Andrei do Santa Rita e o atacante Jhon ex-Sete de Setembro. Não se apresentaram hoje o lateral esquerdo Nildo, o zagueiro Dacial, o volante Amisterdan e o maia Palinha que estão sendo esperados para esta quarta-feira.

Ocupando a vaga aberta pelo acesso do CSA, o Coruripe estreia na Série D no dia 21 de maio, às 16h, contra o Juazeirense, no Estádio Gerson Amaral. Durante a preparação para a competição nacional o técnico Carlinhos técnico Marechal deve solicitar da diretoria a realização de dois amistosos.

Confira a relação do elenco e comissão técnica do Coruripe para a Série D

Goleiros: Rock Alan, Erik e Gleibson(ex-CSE)
Laterais: Lázaro, Joaninha(ex-CSE), Andrei(ex-S. RITA), Nildo(ex-CEO)
Zagueiros: Tam, Daciel, Júnior Maceió, Jadson(ex-CSE) e Arlan(ex-CEO)
Volantes: Romisson, Mateus, Jair(ex-CSE) e Amsterdan(ex-CEO)
Meias: Alisson, Polinho(ex-CEO), Palhinha(ex-CSE) e Jan(ex-CEO)
Atacante: Cléicio, Jhon(ex-SETE)

COMISSÃO TÉCNICA

Técnico: Carlinhos Marechal
Preparador Físico: Víctor Albuquerque
Aux. Prep. Físico: Tiago Militão
Preparador de Goleiros: Lula Rodrigues
Aux. Prep. Goleiros: Títe
Médico: Dr. Márcio Roberto
Fisioterapeuta: Dr. Márcio Júnior
Massoterapeuta: Betinho
Roupeiro: Fininho
Aux. Serv. Gerais: Lequinho
Leia Mais ►