Image Map

terça-feira, 2 de maio de 2017

CRB sofreu apenas três derrotas no ano e aposta na marcação para ser tri

FOTO: AILTON CRUZ
Técnico do CRB, Léo Condé destacou em quase todas as coletivas da temporada a força defensiva da equipe. Ele nunca escondeu de ninguém que montou o time de trás pra frente, aproveitando a base formada na Série B do ano passado. O ataque regatiano foi muito criticado pela torcida ao longo das competições, principalmente na Copa do Nordeste. A defesa, não. Na finalíssima de domingo, o Galo não precisa nem fazer gol. O empate é o suficiente para conquistar o tricampeonato. 
O CSA só leva a taça no tempo normal se vencer por dois gols de diferença. Não vai ser uma tarefa simples. Este ano, isso só aconteceu uma vez com o CRB, na derrota por 2 a 0 contra o Altos, no Piauí, pela Copa do Brasil. O Galo, aliás, perdeu apenas três vezes em 2017. Foi batido pelo ASA, em Arapiraca, e pelo próprio CSA, por 1 a 0, no Rei Pelé.
 - Fizemos uma boa apresentação e criamos bastante. O resultado foi merecido, mas não tem nada garantido. Vamos ter uma semana de trabalho intensa agora para voltar a apresentar um grande futebol no segundo jogo. Todos estão de parabéns. Vamos manter os pés no chão para levantar esse troféu - comentou Ratinho, que jogou no meio-campo.Lateral do CRB, Edson Ratinho disse que o trabalho da semana é mais importante até que o retrospecto. Ele lembrou que o Galo vem em franca evolução na temporada.
Números
No Campeonato Alagoano, o CRB tem até agora 11 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. E o detalhe é que Condé escalou os reservas quando o Galo foi batido pelo ASA, dia 14 de fevereiro, fora de casa. No Nordestão, foram duas vitórias, três empates e uma derrota. Com o revés no único jogo do time pela Copa do Brasil, o CRB venceu na temporada 13 vezes, empatou seis e perdeu três. 
Léo Condé técnico do CRB (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)Condé perdeu Boaventura e Marcos Martins para a final (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)
Clássicos
Contra o CSA, o Galo disputou seis clássicos até agora. O retrospecto também é favorável. Foram duas vitórias (2 x 1 e 1 x 0), três empates (1 x 1 , 0 x 0 e 0 x 0) e uma derrota (1 x 0). Nesses jogos, o time sofreu três gols. 
O fato novo para a finalíssima de domingo foi a perda do zagueiro Flávio Boaventura e do lateral-direito Marcos Martins, suspensos. Condé comentou as baixas e indiciou os substitutos.
 - São dois jogadores da nossa linha de defesa. Um setor que demonstra muito equilíbrio, principalmente nesses jogos decisivos. Mas temos jogadores qualificados, como Adalberto, Audálio (para a zaga), e o próprio Edson (Ratinho), que é lateral. O bom é que teremos uma semana de trabalho para observar as opções - comentou o treinador.
NM com Globoesporte.com/al
Leia Mais ►

CSA inicia venda de ingressos para o segundo jogo da final do Alagoano

FOTO:AILTON CRUZ
O CSA anunciou, na manhã desta terça-feira (2), que os ingressos para a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Alagoano contra o CRB já estão disponíveis. O jogo acontece na tarde deste domingo (7), às 16h, no Estádio Rei Pelé. 
Segundo a assessoria do clube, os valores foram definidos da seguinte forma: R$ 20 para a arquibancada baixa, R$ 30 para as arquibancadas altas e R$ 60 para o setor de cadeiras especiais. 
Os pontos de venda são os seguintes: Arena das Torcidas (Farol e San Nicolas), Poly Sport (Centro e Shopping Pátio) e Loja do Azulão (Maceió Shopping).
Conforme decisão judicial, os clássicos entre CRB e CSA realizados no Campeonato Alagoano de 2017 serão realizados com torcida única. E como aconteceu no primeiro confronto, com mando do CRB, onde apenas a torcida do Galo compareceu, desta vez a partida terá apenas a presença da torcida azulina.
NM com Márcio Chagas
Leia Mais ►

Brasil fará uso inédito do árbitro de vídeo neste final de semana em Pernambuco

Será um dia histórico para o esporte mais popular do mundo. Após mais de um ano trabalhando no projeto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão colocar em prática essa nova ferramenta – O Árbitro de Vídeo –. A operação, inédita, no sistema on line, posto que os testes anteriormente realizados no Brasil se processaram no sistema off line, ou seja, sem a comunicação entre a cabine e o campo de jogo, nos permitirá, agora, pela primeira vez a comunicação aberta entre o Árbitro de Vídeo, na cabine, e o árbitro principal, em campo.
O projeto é 100% brasileiro desenvolvido e testado pela Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) tendo tido a melhor receptividade na FIFA. No nosso projeto o árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal, apenas em lances capitais, especialmente, em quatro situações:

- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido
O jogo Sport x Salgueiro em comento, consistirá no maior e mais importante experimento prático dessa nova tecnologia pelo International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial.
A filosofia do projeto não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do jogo. O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que possam mudar, diretamente, o resultado de um confronto. A finalidade do árbitro de vídeo não é trabalhar a questão (a decisão em si), mas sim: qual a decisão do árbitro está correta? Sua função primordial é se perguntar: qual a decisão está, claramente, errada?
A CBF, FPF, A Comissão Nacional de Arbitragem e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) se sentem felizes e realizadas com o progresso do projeto no Brasil, em especial nos últimos 12 meses, conforme afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud.
O sistema de aplicação do árbitro de vídeo seguirá o protocolo aprovado pelo IFAB (clique aqui para ver os detalhes). A entidade está orientando os experimentos com (AV) em competições locais de 14 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Polônia, Portugal, Qatar, República Tcheca e Turquia. A FIFA também está testando esse nível de tecnologia este ano para o uso na Copa do Mundo Rússia 2018.
A universidade KU Leuven, da Bélgica, vem produzindo um banco de dados para analisar os experimentos do árbitro de vídeo. O IFAB espera tomar a decisão final sobre o uso do AV no futebol durante seu seminário anual, no primeiro trimestre de 2018.
Ao final, cabe registrar a visão, ousadia e determinação da Federação Pernambucana e Futebol (FPF) – em ter sido a primeira entidade dirigente do desporto da América Latina a requerer sua habilitação em outubro de 2015 para o uso da tecnologia de Árbitro de Vídeo em Pernambuco, o que, finalmente, se realizará no Estádio emblemático da Ilha do Retido, palco da Copa do Mundo de 1950. 
NM com site da FPF
Leia Mais ►

CSA e CRB decidem bancar trio de arbitragem Fifa para jogo de domingo

Um encontro entre as diretorias de CSA e CRB, realizado na manhã desta terça-feira (02), definiu que a arbitragem do segundo jogo das finais do Campeonato Alagoano vai ter um trio Fifa.
Domingo passado, a exemplo do que aconteceu em outras partidas nesta temporada, apenas a função de árbitro central é que não foi ocupada por profissionais de Alagoas.
No primeiro confronto da decisão, Wagner do Nascimento Magalhães, do Rio de Janeiro, foi o homem do apito. A partida no Trapichão terminou com o placar de 1x0 para o Galo, com a arbitragem passando quase que despercebida, sem nenhuma grande intercorrência.
O jogo que vai apontar o campeão alagoano da temporada, marcado para as 16 horas do próximo domingo (07), tem o CSA como mandante. Ainda assim, a direção do CRB concordou em também trazer os dois assistentes. Daí, desta vez, apenas o 4º e 5º árbitros serão locais.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

segunda-feira, 1 de maio de 2017

FIFA anuncia uso de video na Copa 2018

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou que o vídeo será utilizado na Copa do Mundo da Rússia 2018 para dirimir dúvidas da arbitragem. A notícia foi dada durante o 67º Congresso da Fifa, em Santiago, no Chile.
“Até agora, os resultados [do uso de vídeo] são muito positivos.  Não é possível que, em 2017, todo mundo no estádio ou em casa vejam em poucos segundos se o árbitro cometeu algum erro e o único que não pode tirar dúvida seja o juiz”, afirmou o dirigente.
“E não porque não queira ver, mas porque nós o proibimos de corrigir seu erro. Vamos ajudar os árbitros a não cometer erros e dar justiça ao futebol”, acrescentou Infantino.
A aposta da Fifa é no VAR (sigla em inglês para o aparelho), que já foi utilizado no Mundial de clubes do Japão, em dezembro, além de MLS (liga norte-americana) e A-League (Campeonato Australiano). As grandes ligas nacionais europeias, com exceção da espanhola, estudam o uso do VAR na próxima temporada.
Leia Mais ►