Image Map

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Entenda como fica a Copa do Nordeste em 2018 e 2019 depois das mudanças da CBF

Santa Cruz é o atual campeão Copa do Nordeste (Foto: Ademar Filho / Agência Estado

Uma reunião entre os dirigentes dos clubes nordestinos na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, oficializou as mudanças na Copa do Nordeste a partir de 2018. As alterações no formato de disputa haviam sido anunciadas em fevereiro: 16 times, ao invés dos 20 das últimas três edições, e uma fase preliminar. Em 2019, o Nordestão passará novamente por modificação: algumas vagas deixarão de ser concedidas através da posição nos campeonatos estaduais e serão destinadas às equipes com melhor posição no ranking nacional de clubes da CBF.

- Foi confirmado o que havia sido discutido antes, com a presença de todos os clubes e assinatura em ata da assembleia – confirmou o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, um dos presentes na reunião.

A principal alteração da Copa do Nordeste será no número de participantes, reduzido de 20 a 16 equipes. Para 2018, classificam-se diretamente os nove campeões estaduais e os vices da três federações melhor ranqueadas (Bahia, Pernambuco e Ceará). As outras quatro vagas virão de uma fase preliminar, disputada em forma de mata-mata, entre os vice-campeões dos outros seis estados (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) e os terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco.

Para 2019, uma mudança importante: as vagas para a fase preliminar deixarão de ser oferecidas pelos estaduais e passarão para os clubes melhor ranqueados dentro de cada estado. 
A Copa do Nordeste, principal competição regional do Brasil, voltou a ser disputada em 2013 com 16 equipes de sete estados da região. A partir de 2015, o torneio passou a incluir representantes de Piauí e Maranhão, contando com 20 clubes. Reduzir o número de participantes e favorecer os clubes melhor ranqueados é uma tentativa de atrair mais atenção à competição e aumentar o público nos estádios. 
Como é o atual formato?
- 20 clubes

- Campeões e vice-campeões dos nove estados participam
- Terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco também entram  
Como ficará em 2018? 
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- Vice-campeões da Bahia, Pernambuco e Ceará
- As outras quatro vagas serão disputadas no pré-Nordestão, mata-mata que terá: seis vice-campeões (MA, PI, RN, PB, AL e SE) mais os terceiros colocados dos estaduais da BA e PE. 
Como ficará em 2019?- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- O melhor clube da BA, PE e CE no ranking nacional
- Pré-Nordestão, mata-mata, com o melhor ranqueado do MA, PI, RN, PB, AL e SE, além de mais um clube da BA e PE também do ranking.
NM com Arena Nordeste
Leia Mais ►

"Criar um fato novo", diz Léo Condé sobre os confrontos diante CSA

O CRB venceu o Murici por 2 a 1 na tarde deste domingo (23) e carimbou sua vaga na grande final do Campeonato Alagoano. Agora, a equipe regatiana terá pela frente o CSA, que desbancou o ASA em Arapiraca e também garantiu vaga na final.
À imprensa, ainda no Trapichão, o técnico Léo Condé comentou o resultado da partida que deu a classificação à equipe alvirrubra e falou da decisão contra o CSA, que já começa no próximo domingo (30).
Sobre a duelo diante de seu torcedor, Condé afirmou que "foi dentro do esperado". "O rival valorizou muito a nossa classificação. Tivemos um início muito bom, envolvendo a equipe deles. Poderíamos até ter feito mais gols. Eles tiveram uma ou duas chances de gol, mas, de um modo geral, conseguimos controlar toda a partida", afirmou.
O comandante regatiano disse também que este não seria o melhor momento para se falar das partidas contra o Azulão. "Ainda é cedo para falar da final. Sabemos que é o sexto ano consecutivo que o clube chega à decisão. Neste momento, ainda comemoramos a classificação. Vamos dar uma respirada e, durante a semana, analisaremos este jogo, bolando a melhor estratégia".
Porém, Condé deixou claro que, logo após deixar o Rei Pelé, seu pensamento já se voltaria para os próximos confrontos. 
"Assim que sair daqui, já vamos começa a pensar uma estratégia. Sabemos que o primeiro jogo terá a presença do nosso torcedor. Vamos buscar fazer o melhor para garantir um bom resultado, sabendo que, do outro lado, também há uma equipe bastante qualificada. Vamos tentar mandar a melhor equipe, tentando criar um fato novo para o confronto", afirmou.
Os jogos da final do Campeonato Alagoano acontecem nos dois próximos domingos, às 16h, no Estádio Rei Pelé. O primeiro duelo, com mando de campo do CRB, será disputado neste domingo (30).
NM com Márcio Chagas
Leia Mais ►

Oliveira Canindé destaca empenho dos jogadores e incentivo da torcida

foto: Globoesporte.com/al
Assim que a partida contra o ASA terminou - e a classificação para as finais do Alagoano foi assegurada -, o técnico azulino Oliveira Canindé agradeceu ao empenho dos jogadores e ao incentivo da torcida que, na tarde deste domingo, compareceu ao Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Porém, frisou que já há mais dificuldade pela frente. E ela, segundo ele, não se resume apenas ao próximo adversário, já que dificilmente vai ter condições de repetir o padrão tático apresentado contra o ASA.
- Nas últimas rodadas, perdemos jogadores importantes. Hoje, foi a vez do Thales, contundido, além do Thiago Potiguar, expulso. Sem falar no Mota, que recebeu o terceiro cartão amarelo. E ainda temos o Luís Soares, que ainda está se recuperando de contusão - disse Canindé.
O CSA volta a enfrentar o seu maior rival na decisão do título estadual. E apesar da medida sobre torcida única, o treinador azulino pede para que os torcedores marujo sigam "jogando" com o time.
- Hoje, a nossa torcida cantou do início ao fim. Esse espírito tem de ser mantido porque vamos enfrentar mais um adversário muito forte.
Oliveira Canindé também a postura de seus jogadores em campo:
- Houve, a entrega foi como queríamos e, graças a Deus, conseguimos um grande resultado, que novamente nos coloca na decisão do título. Espero que, agora, a história venha a ser diferente em relação à decisão passada - finalizou o treinador Oliveira Canindé.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

ASA já volta ao trabalho para disputa que vale vaga na Copa do Brasil 2018


O time do ASA parou nas semifinais do Campeonato Alagoano, derrotado que foi para o CSA nesse domingo após empate no meio da semana passada. Mas não há tempo para descanso porque enquanto não chega a Série C do Campeonato Brasileiro o Gigante vai para a disputa do 3º lugar do Estadual 2017.
Trata-se de uma disputa que ganha em importância porque vale uma das vagas de Alagoas para a Copa do Brasil 2018. Por causa disso, o elenco alvinegro já se reapresenta na tarde desta segunda-feira, pois nesta quarta tem o primeiro jogo contra o Murici.
Este confronto será no Estádio José Gomes da Costa, às 20h - horário definido no início desta tarde pela Federação Alagoana de Futebol.
O lateral-direito Douglas, em campo até perto do fim da partida, quando foi substituído pelo atacante Tiago Souza, que fez o gol de honra contra o CSA, diz que a meta é terminar a participação no Alagoano de cabeça erguida:
- Lutamos até o fim, mas o resultado que nos interessava não veio. Infelizmente tomamos de novo gol no começo da partida, que influencia. Entramos ligados, mas o adversário foi feliz. É terminar de cabeça erguida porque fizemos um bom campeonato e saímos da disputa do título por apenas um jogo.
O atacante Jean Carlos(foto) ainda lamenta a desclassificação:
- Trabalhamos desde o fim do ano passado com o propósito de irmos para a decisão do título. Agora vem o Brasileiro, cujo objetivo é subir para a 2ª divisão.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

domingo, 23 de abril de 2017

CRB faz o básico, vence o Murici e se classifica para a final do Alagoano

foto: Ailton Cruz
O CRB venceu o Murici pelo placar de 2 a 1, na tarde deste domingo (23), no Estádio Rei Pelé, na segunda partida da semifinal do Campeonato Alagoano. Com o resultado, o Galo carimbou sua classificação para a final do Estadual. Os gols da partida foram marcados por Yuri, logo aos 2 minutos do primeiro tempo; Tarcísio empatou aos 18 minutos de pênalti e Chico desempatou o jogo aos 24 da etapa final.
Com o resultado, o Galo se classificou para a final, que terá como adversário a equipe do CSA, que também venceu o ASA, por 2 a 1, em Arapiraca, e também garantiu a vaga na finalíssima.
Segundo o regulamento da competição, o mando de campo será decidido pela melhor campanha em todo o campeonato. Desta forma, o CRB terá o mando de campo do primeiro confronto, no Estádio Rei Pelé, que acontece no próximo domingo (30), às 16h, sendo realizado com torcida única, conforme decisão da justiça, e a segunda partida será realizada no dia 7 de maio, também às 16h, no Estádio Rei Pelé. 
O jogo

Yuri sobe para cabecear para o gol e marcar o primeiro gol da partida
FOTO: AILTON CRUZ/GAZETA DE ALAGOAS



























O CRB iniciou o jogo com bastante volume, e abriu o placar logo aos 2 minutos do primeiro tempo, quando o lateral esquerdo Diego, pelo lado esquerdo, cruzou na área para Yuri subir sozinho e marcar o primeiro gol do Galo e do jogo. Depois de abrir o placar, a equipe Alvirrubra seguiu atacando, parecendo que haveria uma goleada.
Mas, aos 18 minutos, depois da equipe perder uma chance clara de gol, com Neto Baiano que recebeu sozinho dentro da área, mas optou pelo passe, acabou cedendo o contra-ataque para o Murici que Tarcísio foi lançado e derrubado dentro da área pelo goleiro Juliano e o árbitro marcou pênalti. O mesmo jogador realizou a cobrança e empatou o confronto.
Depois do gol, a partida ficou mais equilibrada. Apesar de o CRB seguir com a posse de bola, a equipe seguia sonolenta no ataque, sem assustar muito o goleiro Dias. Por outro lado, o Murici, mesmo chegando menos no ataque, era mais objetivo nas investidas para conseguir o segundo gol. Com essa tônica, a partida se encaminhou seguiu até o fim da primeira etapa.
Segundo tempo

Comemoração de Chico, logo depois de marcar o gol da vitória do CRB
FOTO: AILTON CRUZ/GAZETA DE ALAGOAS



























No segundo tempo, o jogo voltou semelhante ao que foi a primeira etapa. Com os times bastante sonolentos, insistindo bastante nas bolas cruzadas na área. A chance mais clara foi aos 11 minutos e foi para o Murici, que em mais uma bola alçada na área, Deizinho recebeu no vacilo da zaga regatiana e chutou no gol, obrigado Juliano a fazer uma bela defesa. 
Aos 19 minutos, o CRB fez a primeira alteração do jogo, colocando Emaxwell, no lugar de Neto Baiano, que mais uma, não fez uma boa partida. E aos 24 minutos da etapa complementar, Chico recebeu na meia lua, fez a finta no marcador, entrou na área e ficou cara a cara com o goleiro Dias, para mandar para o fundo das redes e colocar, mais uma vez, o CRB à frente do placar, dando números finais à partida.
Logo em seguida, o Murici fez uma alteração, tirando Guêba para a entrada de Paulo Victor e saiu Claudio, machucado, para dar lugar a Wesley. Pelo CRB, houve mais duas alterações. Com a saída de Mailson para a entrada de Danilo Pires e o autor do segundo gol Chico foi sacado para Clebinho entrar, no fim da partida.
NM com Marcio Chagas
Leia Mais ►