Image Map

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Personagem: Antônio Dib Morais de Souza, árbitro do Piauí


Nos tempos atuais, o futebol do Piauí não vem se destacando como outrora, mas a arbitragem continua fazendo o seu papel Brasil a fora. E um jovem de apenas 34 anos vem se destacando no inicio desta temporada com suas atuações, Antônio Dib de Morais, hoje é o principal nome da arbitragem piauiense nos principais campeonatos brasileiros.

Funcionário Público Estadual, casado, pai de João Gabriel e  Paulo Henrique, Dib atuou este ano em quatro jogos utilizando o escudo CBF, três na Copa do Nordeste e um na Copa do Brasil, as quatro vezes como Árbitro Principal.  Tendo como maior desafio este ano a partida do ultimo domingo (02 de Abril) na Ilha do Retiro entre Sport e Campinense, jogo que valia vaga para as semi finais da competição. E ele não decepcionou. Fez um jogo seguro tecnicamente aplicando corretamente a regra do jogo e também foi eficaz na parte disciplinar. Na parte física sobrou, acompanhando em cima os lances da partida.

Vamos conhecer um pouco mais deste piauiense, que teve em 2016 o seu melhor ano, se destacando na série B e também atuando nas série C e D. Dib em seu currículo também arbitrou três finais de campeonatos piauiense da série A, uma final de campeonato piauiense da série B, uma final da Copa Piauí e 9  (nove)  RIVER X FLAMENGO (RIVENGO) clássico rei do futebol  local. 

Como você chegou na arbitragem?

“Sempre fui apaixonado por futebol e vi na arbitragem a oportunidade de participar diretamente deste esporte que desperta tantas emoções nas pessoas”.

Como você vê a chegada do novo presidente da comissão nacional?

“Vejo com bons olhos, uma vez que o Coronel Marinho fez um excelente trabalho durante o período em que presidiu a Comissão de Arbitragem de São Paulo e acredito que não será diferente no plano nacional”.

Quais são os seus sonhos na arbitragem?

“Assim como todo e qualquer árbitro, sonho em arbitrar grandes jogos no plano nacional, para que desta maneira, quem sabe um dia poder pleitear uma vaga no quadro internacional”.

Do que precisa a arbitragem piauiense para crescer ainda mais?

“Acredito que precise do esforço e dedicação de cada árbitro, tendo em vista que nos últimos anos a Federação de Futebol do Piauí, através da Comissão de Arbitragem, vem dando todo suporte técnico, físico e psicológico necessário para o crescimento dos profissionais de arbitragem”.

Que a temporada de 2017 seja melhor ainda para a arbitragem piauiense que ainda tem em seu quadro árbitros como o experiente Antônio Santos Nunes, Antônio José Lopes Trindade de Souza e o recém chegado, Diego da Silva Castro. Boa sorte a todos.
Leia Mais ►

FAF define datas e horários dos próximos jogos do Hexagonal

Luciano Sampaio, Diretor de Competições da FAF
 (Foto: Jota Rufino/GloboEsporte.com)
A Diretoria de Competições da Federação Alagoana de Futebol definiu na tarde desta quinta-feira, 06, as datas e os horários da 4ª e 5ª rodadas do Hexagonal do ALAGOANO. Os jogos da 4ª rodada acontecerão na próxima quarta-feira, dia 12. O Hexagonal terá sua última rodada no dia 16 de abril, com todos os jogos iniciando às 16h.
Na quarta-feira, 12, o Santa Rita recebe o CEO, às 20h30, no Estádio Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata. No Estádio Rei Pelé, o CRB faz o clássico da rodada contra ASA, e em Murici, no Estádio José Gomes da Costa, o Murici enfrenta o CSA. Os horários desses dois últimos jogos ainda serão definidos pela Federação Alagoana de Futebol.
No domingo, 16, a última rodada do Hexagonal terá os seguintes jogos:
CSA x SANTA RITA - 16h - Rei Pelé (Maceió)
ASA x MURICI - 16h - Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)
CEO x CRB - 16h - Edson Matias (Olho D?Água)
Semifinal e final
A fase semifinal do ALAGOANO CARAJÁS acontecerá nos dias 19 e 23 de abril. A decisão do terceiro lugar será disputada em 26 de abril e 03 de maio. A final do Estadual 2017 no dia 30 de abril (ida) e 07 de maio (volta).
NM com site da FAF
Leia Mais ►

Alagoana Marta é a nova jogadora do Orlando Pride, time dos EUA

A negociação se prolongou, mas Marta finalmente foi anunciada como reforço do Orlando Pride. A camisa 10 chega ao clube americano com um contrato de dois anos depois da passagem pelo Rosengard, da Suécia, com opção de mais um ano. A atleta estava no time europeu desde 2014, quando deixou o Tyreso, também do mesmo país. 
Ela esteve pela última vez nos Estados Unidos em 2011 quando atuou pelo Western New York Flash. - Nós estamos incrivelmente orgulhosos de trazer Marta para o Orlando e estou pessoalmente pois sou fã dela há anos - disse o ceo do Orlando City, Alex Leitão.
- Nossa comissão técnica trabalhou muito duro para trazer algumas das melhores e mais vencedoras atletas do mundo para o elenco. Fundamos o Orlando Pride para vencer. E a contratação de Marta é prova de nossa crença na equipe, na nossa torcida e na paixão que a Flórida tem demonstrado pelo futebol - completou ele.
O diretor de futebol do Orlando City, Niki Budalic, também comentou a contratação:
- O currículo da Marta fala por si só. Ela não só é a melhor jogadora de todos os tempos, como também uma atleta que supre algumas de nossas maiores prioridades em campo. Nosso objetivo na pré-temporada foi avaliar a performance do time em sua primeira temporada (2016) e dar ao Pride ferramentas para o sucesso de 2017 em diante. Estamos montando uma equipe muito forte para os próximos anos. Além de Marta, contamos com a experiência de jogadoras da seleção dos Estados Unidos, como a atacante Ali Krieger, a goleira Ashlyn Harris e a meia Alex Morgan (que retorna ao clube depois da Champions), entre outras.
A transação acabou sendo fechada tão logo o Rosengard foi eliminado da Champions League. Isso porque Marta queria manter o foco em assegurar a conquista europeia e assim deixar a equipe com uma importante conquista. A eliminação para o Barcelona nas quartas acabou encerrando essa etapa dela na Suécia, país que deu a ela inclusive a cidadania e onde ela já admitiu pretender morar em sua aposentadoria.
Marta está em Manaus com a seleção brasileira, onde disputa um amistoso diante da Bolívia no próximo domingo, às 19h30 (20h30 de Brasília). Oficialmente, ela abre a temporada da NWSL, liga americana, com o Pride no dia 15 de abril diante do Portland Thorns FC. Em 22 de abril, ela abre a temporada em casa diante do Washington Spirit. No clube, ainda atuam as brasileiras Monica e Camilinha. Pelo Twitter, a craque recebeu uma mensagem de Kaká, que atua pelo Orlando City, time masculino do clube.
NM com Globoesporte.com
Leia Mais ►

Francisco Carlos Nascimento vai comandar o clássico deste domingo

O clássico CSA x CRB das 16h deste domingo vai ter o comando do árbitro Francisco Carlos Nascimento (CBF/AL), que será assistido por Benilson dos Santos da Silva (FAF) e Ana Paula dos Santos (FAF).
Também está definida a arbitragem de ASA x CEO. No apito, Rafael Carlos Salgueiro (FAF); nas bandeiras, Wagner José da Silva (CBF/AL) e Raquel Ferreira Barbosa (CBF/AL).
Neste domingo também vai haver jogo pelo quadrangular da permanência: Sete de Setembro x Coruripe. O árbitro central é Dênis Ribeiro Serafim, que terá como auxiliares Pedro Jorge dos Santos e Esdras Mariano de Lima. Este trio é CBF/AL.
Expectativa de público
Catorze mil pessoas devem comparecer ao Estádio Rei Pelé neste domingo, quando às 16h ocorre o clássico CSA x CRB pela 3ª rodada do hexagonal do Campeonato Alagoano. É a estimativa em reunião havida na manhã desta sexta-feira, no Quartel Geral da Polícia Militar.
Nesta reunião ficou definido que 434 policiais vão trabalhar neste jogo. O trânsito no entorno do Trapichão vai ser fechado às 13h e os portões serão abertos duas horas antes de a bola rolar.
Sobre a vendagem de ingressos, ela prossegue nas lojas Poly Sport do Centro e do Pátio Shopping, além de no quiosque do clube instalado no Maceió Shopping, em Mangabeiras. Os preços praticados são os seguintes: R$ 15 para a arquibancada baixa, R$ 25 para a arquibancada alta, e R$ 50 para as cadeiras especiais.
NM com Francisco Cardoso
Leia Mais ►

CRB recorre ao TJ-AL para garantir presença de torcedor regatiano no clássico


O departamento jurídico do CRB ingressou com um agravo de instrumento junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas, nesta sexta-feira (07), objetivando reverter a decisão do juiz Sérgio Roberto da Silva Carvalho, que, nessa quinta (06), acolheu ação civil pública - interposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) - para determinar a realização do clássico CSA x CRB, às 16h deste domingo (09), no Estádio Rei Pelé, com torcida única (no presente caso, apenas a do CSA, clube mandante).
De acordo com o advogado Mário Peixoto, que representa o clube praiano, o recurso busca fazer valer o estatuto do torcedor, de modo a evitar prejuízo à torcida regatiana, impedida de assistir à partida - válida pela 3ª rodada do hexagonal do Campeonato Alagoano - das arquibancadas do Trapichão.
"A ação civil do Ministério Público alega que, na ata de reunião realizada para debater a questão das torcidas organizadas, o CRB se manifestou por torcida única, o que não ocorreu. O CRB foi contrário desde o começo da discussão", explica Mário Peixoto, acrescentando que o recurso deve ser apreciado até as primeiras horas deste sábado, véspera da partida.
O advogado explicou também que, no agravo, o CRB pede que 30% da  carga total de ingressos sejam destinados ao torcedor regatiano. "Caso não acatem os 30%, que ao menos 10% dos ingressos sejam destinados ao CRB", emendou Peixoto, sobre a decisão que faria a Polícia Militar rever o planejamento de segurança para mais um clássico das multidões.
Nesta sexta, o Comando de Policiamento da Capital definiu que 434 militares irão trabalhar no dia do jogo, cuja expectativa de público é de 14 mil pessoas. Ainda segundo a polícia, independentemente do resultado, a torcida do CSA é quem deve sair primeiro.
Nessa quinta, o departamento jurídico do Galo recorreu, ainda, ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Alagoas, ingressando com um mandado de garantia também para garantir o direito à carga mínima de ingressos, com base no parágrafo sexto do artigo 49 do regulamento do Estadual, e no parágrafo segundo do artigo 86 do regulamento geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No mesmo dia, o TJD acolheu os argumentos do CRB para autorizar a concessão de 10% do total de ingressos à torcida do Galo, "desde que não houvesse decisão judicial em sentido contrário".

NM com Bruno Soriano
Leia Mais ►