Image Map

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Conselho Arbitral define detalhes do Alagoano de 2022, que tem início no dia 19 de janeiro



O Campeonato Alagoano de 2022 tem data para começar: dia 19 de janeiro. O torneio terá a presença de CRB, CSA, Aliança, Cruzeiro, ASA, Jaciobá, Murici e CSE. Além disso, a fórmula da competição será mantida para a próxima temporada, com todas as equipes se enfrentando em turno único, sendo mantida, também, a classificação dos quatro primeiros colocados para o mata-mata.

Isso é o que ficou definido durante reunião do Conselho Arbitral, realizada nesta quarta-feira (17), no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé, com a presença dos dirigentes das equipes participantes e da Federação Alagoana de Futebol (FAF). Na ocasião, inclusive, a entidade ainda divulgou que a final do Estadual deverá acontecer no dia 2 de abril, um sábado.

Os representantes dos clubes foram Lumário Rodrigues (CSA), Tomaz Ferrare (CRB), Geraldo Amorim (Murici); Luciano Lessa (Aliança), Higor Rafaell (ASA), Jorge Siri (Dínamo), José Barbosa (CSE), Anderson Dantas (Cruzeiro) e Luciano Tonho (Jaciobá).

Além de representantes dos clubes, o evento teve presença do presidente da FAF, Felipe Feijó, Junior Beltrão (diretor administrativo), Luciano Sampaio (diretor de competições), Charles Hebert (da SELAJ) e Larissa Calheiros, do departamento jurídico.

Na questão de rebaixamento, apenas o lanterna do Alagoano terá o descenso decretado. Entretanto, o presidente do Dínamo, Jorginho Siri, pediu uma alteração para que mais equipes subissem da Segunda Divisão. Entretanto, os clubes não aprovaram que subissem dois e caíssem dois.

Uma alteração importante aconteceu na fase de semifinais do Campeonato Alagoano. Em 2020, os clubes de melhor campanha jogavam por dois resultados iguais. Porém, após indagação do presidente do Aliança, Luciano Lessa, os clubes votaram e, por 5 a 3, essa vantagem foi retirada do regulamento.

Com isso, as semifinais seguem os moldes da final, onde placares iguais levaram as decisões para os pênaltis. Outra novidade na competição é que na final está confirmada a presença do Árbitro de Vídeo (VAR).

Algo interessante é a possível alteração da Copa do Nordeste, onde o presidente da FAF, Felipe Feijó, falou sobre a possibilidade de ampliação do campeonato, onde Alagoas teria quatro vagas. Caso aconteça, a ideia é que os três melhores do Alagoano, junto do melhor alagoano no ranking da CBF, fiquem com as vagas. Em 2022, CSA, CRB e ASA foram os classificados.



Nova Copa Alagoas

A Copa Alagoas é uma das competições da FAF que passará por uma grande reformulação. Após apenas oito clubes disputarem em 2020, agora 16 estarão participando do campeonato que vale vaga na Série D do Brasileiro de 2023. A nova Copa Alagoas tem previsão para começar no próximo dia 9 de janeiro, sendo a primeira competição alagoana de 2022.

Inclusive, os grupos foram definidos pela classificação das equipes no último Alagoano. Na nova fórmula, são dois grupos com oito equipes, e o grupo A enfrenta os clubes do grupo B, em apenas um turno. Se classificam quatro equipes de cada grupo. Daí, começa o mata-mata que irá das quartas, até a decisão, todas em jogo único.

Confira os grupos da Copa Alagoas de 2022:

  • Grupo A: CSA, Desportivo Aliança, ASA, Jaciobá, Zumbi, Coruripe, Miguelense e Dimensão Saúde.

  • Grupo B: CRB, CSE, Murici, Cruzeiro de Arapiraca, CEO, Agrimaq, FF Comercial e Dínamo.
NM co  Raphael Alves e Guilherme Magalhães
Fotos: Ailton Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário