Image Map

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

FAF divulga diretrizes técnicas para o Campeonato Alagoano



O Campeonato Alagoano 2021 bate à porta. Terá início no próximo sábado (20) e, pensando nisso, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou nessa quarta-feira (17) as diretrizes técnicas que trata de vários itens a fim de disciplinar a operação dos jogos do Estadual, enquanto perdurarem as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.

O documento – ato normativo da FAF, assinado pelo presidente da entidade, Felipe Feijó – integra o Regulamento do Campeonato Alagoano, levando em conta a situação atípica por causa da pandemia, o que exige a implementação de uma rotina de procedimentos que serão observados nos dias de jogos, seguindo as recomendações sanitárias e determinações legais do Poder Público e especialistas da área de saúde, referentes às exigências técnicas e procedimentos mínimos que serão implementados para a operação dos jogos, permitindo, assim, a realização da competição.

O Estadual, em princípio, terá um total de 44 partidas, podendo chegar a 46, sendo 36 da 1ª fase, e entre oito e dez das fases finais. Todas serão realizadas conforme determinação do Poder Público, sem a presença de público, como aconteceu em 2020, distribuídos ao longo de 13 a 15 datas.

Em relação aos estádios onde serão realizados os jogos, deverão “passar por procedimentos de desinfecção e higienização prévias, de acordo com orientação das autoridades sanitárias, de forma prévia à realização dos jogos”, diz a FAF no documento. E mais: “Em hipótese alguma será permitida a aglomeração de público no entorno e pontos de acesso aos estádios”.

Além disso, deverá haver apenas um acesso às dependências dos estádios, com exceção das praças esportivas, que pela estrutura ou melhor distribuição dos envolvidos na logística, necessitem da implementação de dois acessos, em que se projeta um total de 150 pessoas envolvidas em todos os segmentos, nos jogos de maior porte e na fase final.

Também fica determinado que em todos os acessos haverá a instalação de pontos de comando, sob gestão do Departamento Médico da FAF, para que todos os envolvidos sejam submetidos ao controle de temperatura corporal, cuja liberação fica condicionada ao limite verificado de 37,5°C.

Quanto aos vestiários, deverão ser desinfectados de forma adequada, sem o uso de produtos tóxicos e/ou que deixem odor no ambiente. Já o acesso aos vestiários só poderá ocorrer após serem observados os procedimentos de controle dispostos anteriormente, sendo indispensável o uso máscaras de proteção por todos.

O documento da FAF exige também a testagem periódica de atletas e treinador dos clubes participantes, cujo cronograma de coletas será divulgado previamente, com envio de listas limitadas a até 33 atletas e o treinador, para que sejam submetidos ao teste de detecção da Covid-19 por laboratório conveniado com a FAF, sendo a inclusão em pré-escala em cada jogo sujeita ao resultado negativo dos respectivo testes.

Sobre a atuação da arbitragem em campo, sempre que possível, o árbitro deverá manter o distanciamento em relação aos atletas. E o quarto árbitro deverá usar os devidos equipamentos de proteção durante o jogo, em especial a máscara, havendo álcool 70% disponível para a higienização junto ao local de apoio.

NM com Fernanda Medeiros

Foto: Ailton Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário