Image Map

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Justiça condena CSA a indenizar atleta que se aposentou após problema cardíaco



O CSA foi condenado ontem (15) pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 19ª região a indenizar o ex-meio-campista Choco, que defendeu o clube em 2016 e que abandonou o futebol após o diagnóstico de uma arritmia cardíaca. Na época, a indenização pedida era de R$ 450 mil; com a correção monetária, o valor chega a quase R$ 600 mil.

Contratado para a disputa do Campeonato Alagoano daquele ano, o então jogador recebeu o diagnóstico após os primeiros treinos. Para tentar seguir atuando, passou por quatro cardioversões (intervenções elétricas para tentar recolocar o coração no ritmo certo) e uma ablação (intervenção que tenta desabilitar impulsos elétricos responsáveis por desorientar os batimentos cardíacos.

No início da Série D do Brasileiro da temporada em questão, Choco descobriu que a renovação de contrato que havia assinado com o clube não havia sido registrada. Recorreu à Justiça, mas julgamento em primeira instância havia dado ganho de causa ao clube. Choco alegou que, após uma primeira perícia que constatou o problema, um novo exame foi realizado sem sua presença.

Em segunda instância, a Justiça deu ganhou de causa ao ex-jogador. Segundo a defesa realizada pelos advogados Filipe e Thiago Rino, cabe recurso de revista da decisão ao TST (Tribunal Superior do Trabalho).

"O julgamento foi extremamente técnico", afirmou Filipe Rino. "Conseguimos dar validade à primeira perícia efetuada. Ficou comprovado que o clube concorreu com culpa em virtude dos procedimentos efetuados [em referência às cardioversões], sendo condenado a pagar indenização pela não contratação do seguro obrigatório, estabilidade e dano moral", informou.

Choco, por sua vez, se disse "muito feliz e aliviado" com a decisão. "Pode demorar ainda a conclusão de tudo. Mas foi uma vitória do bem contra o mal", desabafou.

Henrique Choco descobriu uma arritmia cardíaca durante o exame admissional no CSA, de Alagoas. Ainda assim, o clube decidiu contratar o volante. Ele afirma ter passado por procedimentos de cardioversão, que consiste em choques elétricos no coração, antes de algumas partidas. Uma das sessões teria acontecido na véspera da final do Campeonato Alagoano, contra o CRB. Todavia continuava sentindo falta de ar e tontura em campo. Ao fim do torneio, Choco fez uma cirurgia cardiovascular, mas o clube o dispensou um mês depois da operação.

Visto como um talento potencial, Choco foi revelado pelo Santo André e, em 2011, teve 50% de seus direitos econômicos adquiridos pelo grupo DIS, em transação semelhante à de Neymar - que resultou em um imbróglio jurídico devido à suspeita de evasão de valores na transferência do atacante para o Barcelona.

NM com Raphael Silva

FOTO: SIMON PLESTENJAK/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário