Image Map

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Presidente da federação diz que não houve falha no protocolo do Alagoano: "CSA x CRB não foi causa de infecção"

Foto: Viviane Leão / GloboEsporte.com -

Após a final do Campeonato Alagoano, nove jogadores do CSA e o árbitro Denis Ribeiro Serafim, que apitou a decisão, testaram positivo para Covid-19. Todos eles foram afastados das partidas da primeira rodada da Série B.

O clássico entre CSA e CRB foi disputado na última quarta, no Rei Pelé, em Maceió.

De acordo com o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, não houve falha no protocolo de sanitização e nem na testagem dos envolvidos na decisão do estadual.

- A chance de falha é zero. A partida entre CSA e CRB não foi causa de infecção. É impossível que o teste que foi feito após a partida identifique jogadores infectados naquele mesmo dia. O resultado aparece com alguns dias e, se fosse assim, o CRB teria infectados, e não teve nenhum. O Denis, por exemplo, tava apitando Copa do Nordeste, fez três testes em 15 dias, todos negativos - declarou Felipe.

ge Alagoas conversou também com o diretor do Departamento Médico da federação, Thiago Omena. Ele disse que houve, sim, uma infecção no CSA.

- Tá claro que houve uma contaminação no CSA, mas impossível fazer ligação com o campeonato. O ASA foi testado antes da partida contra o CSA. O Murici foi testado sexta-feira passada, tudo previsto no protocolo foi seguido, mas é impossível sabermos de onde veio a infecção - relatou o médico.

Segundo Omena, os exames que os atletas fizeram apontam se o resultado é positivo apenas após três dias. O CRB fez os exames às 23h da quarta-feira, e o CSA na manhã da quinta.

- O exame que a CBF tá pagando (RT-PCR) positiva em geral no terceiro dia de doença. Se fosse assim, o CRB já teria apontado algum infectado - disse Omena, ressaltando que não houve falha no protocolo para o Alagoano.

- O nosso protocolo consistia de uma testagem por semana. Foi feita uma testagem para liberação dos treinos, uma para os jogos e outra agora essa semana para quem vai jogar, ASA e Murici. Os jogos do campeonato transcorreram em uma semana, então não faz sentido fazer sorologia duas ou três vezes por semana. Conversei hoje com o departamento médico de CRB, ASA e Murici. Ninguém tá doente, ninguém tem sintomas.

NM com Mac Cavalcante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário