Image Map

terça-feira, 16 de junho de 2020

Covid-19: FAF fará testagem dos atletas em parceria com laboratório da capital

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) fechou parceria com o laboratório médico Dilab e vai iniciar a testagem dos atletas e membros da comissão técnica para retorno aos treinos. O exame sorológico vai avaliar o estado imunológico dos pacientes em relação ao Covid-19.
CRB e CSA iniciam os exames já nesta semana. A equipe regatiana será testada nesta segunda (15) e na terça-feira (16). No dia 20 de junho, será a vez da equipe azulina. Os demais clubes da primeira divisão do campeonato Alagoano serão submetidos ao exame à medida em que forem definindo as datas da volta às atividades. 
Segundo a médica do Dilab, Valná Brandão, o exame é realizado através de coleta sanguínea, não sendo necessário jejum prévio. “Esse exame tem como metodologia a imunocromatografia, onde buscamos encontrar anticorpos IgM e IgG no sangue do paciente”, explicou. 
A sorologia será feita pelo Laboratório DILAB, que possui Certificação Nacional de Qualidade e corpo clínico formado por profissionais médicos, biomédicos, farmacêuticos e técnicos de laboratório. 
Segundo o presidente da FAF, Felipe Feijó, a medida é o primeiro passo para o retorno do futebol alagoano às atividades. Ele ressalta que o mais importante neste momento é identificar os ambientes das equipes para que se possa controlá-los. “Todos os atletas e membros das comissões técnicas, que fazem parte do dia a dia do clube, serão testados no reinício aos treinos. A ideia é fazer um retorno seguro para todos e manter um protocolo diário de controle, observando a saúde das pessoas”, destacou.
Para o diretor executivo da Dilab, Vitor Correia Alves, a medida serve de exemplo e mostra que é possível voltar à rotina tomando os devidos cuidados. “Entendemos que nesse momento a melhor forma de cuidar da saúde é ficando em casa. Porem acreditamos que a volta do esporte pode ajudar a trazer ao povo alagoano a esperança de que vamos superar esta fase e que aos poucos e com todos os devidos cuidados, nossas vidas vão voltar ao normal. Sempre foi dever do esporte servir de exemplo e não é agora que deixará de ser”, frisou.
NM com site da FAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário