Image Map

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Secretário da CBF prepara protocolo rígido para volta do futebol em 'junho ou julho'

Walter Feldman - 

Rio - Após o retorno do futebol na Alemanha, no último fim de semana, o Secretário-Geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman afirmou que o retorno da liga alemã é uma 'ótima sinalização' para a volta do futebol. Em entrevista à agência Reuters, revelou que esse caminho pode servir como exemplo para que o futebol seja novamente disputado em solo brasileiro nos próximos meses.
"Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do [Campeonato] Alemão... a Alemanha é uma ótima sinalização”, afirmou Feldman, apontando um processo rígido de restrições como um caminho inicial. "Podemos ter sim só jogos com portões fechados... em países a epidemia vai e volta, tem novas ondas. Aglomerações mesmo só com vacina e controle absoluto", disse.

Segundo informações da agência, o protocolo médico da CBF para um possível retorno do futebol no país está em fase final de elaboração e chegará aos clubes em breve. De acordo com a reportagem, o relatório prevê testes permanentes para o coronavírus, distanciamento social, medidas de higiene, transporte em veículos particulares dos atletas e jogos com portões fechados.

Segundo o Secretário-Geral, a CBF está monitorando a evolução da COVID-19 no país para poder tomar decisões futuras sobre o momento adequado de retomar seu calendário. Caso diminua o número de infectados nos próximos meses, é possível que se discuta novamente a disputa do futebol no Brasil.

"Maio é o período mais dramático da doença e vamos ver as portas que vão se abrir em junho... o aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento", afirmou Feldman, apontando o retorno dos treinos em algumas equipes como um sinal de que o futebol pode ser retomado. "O ensaio da perspectiva de treinamento é um ensaio para a volta (do futebol)", disse.
“Dependendo da curva da doença aqui no país... mais um mês ou um mês e meio após o pico. Maio abre portas, junho abre outras adicionais e não duvido quem em junho, com a volta dos treinos, protocolo sustentado e possibilidade de flexibilização das autoridades de saúde, o futebol possa voltar com restrições”, disse o Secretário-Geral da CBF, apontando que o calendário do esporte no país pode chegar até os dias derradeiros de 2020. “É possível que tenhamos Natal e ano novo com futebol nas datas próximas”, afirmou.
NM com O dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário