Image Map

quarta-feira, 27 de maio de 2020

FPF diz já ter tudo pronto para volta do futebol, restando apenas o aval do Governo de PE

(Foto: Tarcísio Augusto/DP)

O retorno do futebol no estado ainda não tem data para ocorrer. Mas segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, tudo já está pronto para a volta dos treinos e dos jogos, restando apenas o aval da secretaria estadual de saúde. De acordo com o dirigente, todo o protocolo de segurança contra o novo coronavírus já está pronto para ser apresentado às autoridades locais e seguem os padrões utilizados em regiões onde os campeonatos já retornaram, como a Alemanha.

Nesta terça-feira, o Governo de Pernambuco confirmou mais 488 casos e 80 mortes por Covid-19, com os números totais chegando a 28.854 infectados e 2.328 óbitos. Oficialmente, o período das medidas mais severas de isolamento social adotadas no estado, como rodízio de veículos e uso obrigatório de máscaras nas ruas, se encerra no próximo domingo.

De acordo com Evandro Carvalho, a Federação Pernambucana já adquiriu todo material necessário para higienização dos locais de treinamento, equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e testes diagnósticos que serão de aplicados tantos para a volta dos treinos, quanto antes do retorno do Estadual. O dirigente não quis revelar o custo com todo esse processo, mas adiantou que os clubes não irão precisar desembolsar nenhum centavo.

“Na hora que pudermos voltar, vamos voltar. Já temos tudo, só falta a definição de quando poderemos retornar. Trata-se de um protocolo extenso e com várias etapas. Estamos na primeira fase desse protocolo que é comprar os equipamentos para a inspeção dos locais e montar a parte técnica. Agora estamos aguardando o decreto do governo”, afirmou.

“Os clubes não vão gastar nada. Clubes como Grêmio, Atlético-MG, Internacional e Flamengo optaram por comprar os testes porque quiseram por voltar antes. Mas oficialmente, pelo planejamento da CBF, todos os estados do Brasil terão os mesmos equipamentos e ferramentas para voltar. Acho que até o final de julho todas as competições estaduais que foram interrompidas serão retomadas”, completou Evandro.

Ainda de acordo com o dirigente, a própria federação já realizou testes de diagnósticos da Covid-19 junto aos seus funcionários. Porém, eles só serão aplicados nos elencos dos clubes pernambucanos quando houver o aval das autoridades sanitárias para a volta aos treinos. “Temos vários tipos de testes e nós já estamos fazendo esses testes. Já fizemos, por exemplo, em todo os funcionários da federação. O último teste, o excepcional, é feito na última fase, que será antes do retorno das competições. Até esse nós já temos todos os relatórios. Tudo está organizado, não falta nada”, reforçou.


NM com  João de Andrade Neto /Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário