Image Map

terça-feira, 5 de maio de 2020

CRB e CSA ainda não divulgaram seus balanços financeiros de 2019

Seis clubes da elite do futebol brasileiro não apresentaram as demonstrações financeiras referentes a 2019, incluindo o CSA. Além da Série A, nove clubes da 2ª Divisão do Brasileiro também não divulgaram o balanço, entre eles, está o CRB. O prazo final para a publicação foi na última quinta (30).
Em entrevista à Gazetaweb, o presidente do CRB, Marcos Barbosa, afirmou que os documentos já estão prontos e a publicação depende apenas da aprovação do Conselho Deliberativo. "É algo de Conselho. Tem que ser aprovado pelos conselheiros. Nossas contas foram aprovadas pelo Conselho. Basta apenas ser sancionado (balanço) numa reunião após o fim da pandemia", disse o mandatário regatiano.
O dirigente do Regatas confirmou que as certidões estão em dia. "Todas as certidões de FGTS e INSS estão em dia. Já foram aprovadas pelos gestores", concluiu Marcos Barbosa.
Pelo lado do CSA, o presidente do Conselho Deliberativo, Raimundo Tavares, comentou que a publicação das demonstrações financeiras do clube se dará somente após este período de isolamento provocado pelo novo coronavírus (Covid-19).
OUTROS CLUBES
Segundo informou o Globoesporte.com, além do CSA outros cinco times da Série A não apresentaram as demonstrações financeiras: Atlético-MG, Avaí, Chapecoense, Corinthians e Cruzeiro. Vale notar que os quatro times rebaixados da elite do futebol brasileiro em 2019 estão na lista. Muito disso se nota pela desorganização interna dos clubes, tratando-se de sistemas e controle de finanças.
Na Série B a situação é alarmante, pois a metade dos clubes que disputaram a segunda divisão não apresentou os documentos. Junto do CRB estão: RB Bragantino, Brasil de Pelotas, Coritiba, Cuiabá, Figueirense, Londrina, São Bento e Vitória.
Entretanto, no Red Bull Bragantino, segundo o Globoesporte.com, o balanço está pronto e foi encaminhado à Federação Paulista de Futebol (FAF) para ser publicado no site da entidade.
LEIS BRASILEIRAS
Em vigor desde 1998, a Lei Pelé é a legislação que rege o esporte no País. Ela determina que as entidades de prática esportiva que empregam atletas profissionais, independentemente de serem associações civis sem fins lucrativos ou empresas, publiquem suas demonstrações financeiras em sítio eletrônico próprio até 30 de abril do ano seguinte. Os balanços necessitam estar de acordo com o padrão e critérios impostos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além de uma avaliação por uma auditoria externa.
Caso os documentos não sejam publicados, os clubes entram em rota de choque com outra lei: Profut. O programa do governo federal funciona o refinanciamento de dívidas fiscais. Em 2015, maioria dos clubes que atuam nas divisões mais altas do futebol brasileiro concordaram.
De acordo com Globoesporte.com, em troca de descontos em multas, juros e encargos, além de prazos prolongados em até 20 anos para pagar impostos que não recolheram por décadas, clubes tiveram reforçada a obrigação da publicação dos balanços em site oficial. Podendo ocasionar também a exclusão do clube no programa e a decorrente perda de todos os benefícios.
NM com Luiz Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário