Image Map

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Clubes da Série B pedem à CBF aporte de R$ 60 milhões em carta assinada

FOTO: CAHÊ MOTA

Direitos de transmissão, verba do legado da Copa do Mundo e manutenção do calendário. São esses os pedidos dos clubes da Série B à Confederação Brasileira de Futebol, incluindo CSA e CRB, em carta entregue na última semana, com o objetivo de minimizar os efeitos econômicos da paralisação por conta da Covid-19.
Além da manutenção do pagamento dos direitos de transmissão, os 20 clubes solicitaram um aporte de R$ 60 milhões, que seriam divididos de forma igualitária. O recurso, segundo o documento, seria retirado do "Legado da Copa", verba destinada pela Fifa à CBF, para que o Brasil, que sediou a Copa do Mundo de 2014, investisse na infraestrutura do esporte.
De acordo com o documento, para ter acesso ao dinheiro, os clubes precisariam aceitar uma das duas condições estipuladas:
1. Comprovação, em 24 meses, da utilização de 50% do recurso na melhoria da infraestrutura das categorias de base e futebol feminino; ou
2. A título de empréstimo, a ser pago durante as temporadas de 2021 e 2022, com juros sendo aplicado em melhorias nas categorias de base ou futebol feminino.
Por fim, os clubes mantiveram o desejo de que a Série B seguisse sendo disputada com 38 rodadas, em pontos corridos. O documento foi assinado por todas as 20 equipes da segunda divisão. Até o momento, a CBF não se posicionou sobre o caso.
O que é o Fundo do Legado da Copa
Por ter sido país-sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil tem direito a um fundo disponibilizado pela Fifa, para que o país investisse na infraestrutura do futebol.
Em janeiro de 2019, a CBF publicou que utilizaria U$ 34 milhões, dos U$ 100 milhões disponíveis no fundo durante a temporada. Com isso, a ideia dos clubes é que a entidade máxima do futebol brasileiro tente a liberação, junto à Fifa, para que parte do dinheiro seja usado para socorrer as equipes, que sofrem por conta da parada do futebol em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.
NM com Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário