Image Map

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Árbitro Chicão entra na Justiça e consegue liminar para voltar a apitar em jogos da CBF e FAF

 Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

O árbitro Francisco Carlos Nascimento conseguiu uma decisão judicial para voltar a ser relacionado nas escalas de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação Alagoana de Futebol (FAF). A decisão foi concedida pelo juiz José Alberto Ramos, da comarca de São José da Laje-AL.

A multa diária, em caso de desobediência da decisão, é de R$ 5 mil. Por meio da assessoria, a federação confirmou que foi notificada da decisão judicial. Chicão, como o árbitro é conhecido, não apita desde 2018.

Em contato com o GloboEsporte.com, Francisco Carlos falou sobre a decisão judicial e voltou a comentar a denúncia contra ele na Operação Cartola.

- Estou muito feliz e ansioso para voltar a atuar, coisa que eu gosto, sei e estou preparado para fazer. Fiz todos os testes nesses anos e fui aprovado; tanto na CBF como na FAF. Eu fui absolvido por unanimidade na esfera desportiva. Na criminal, fui denunciado de ter recebido R$ 140 de uma diária de hospedagem. É uma denúncia totalmente infundada.

- Estou muito confiante na minha absolvição também na esfera criminal

Presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó também conversou com o GloboEsporte.com e comentou sobre o futuro do árbitro.

- Já tomamos ciência. Para a primeira rodada, o planejamento já tinha sido feito previamente e não estava ainda com o nome do Francisco Carlos na relação. Mas daqui para frente, a gente vai avaliar para dar cumprimento à decisão, isso é fato. O nosso departamento jurídico está estudando o caso, informamos à CBF também da decisão para que, de maneira conjunta, a gente saber quais serão os próximos passos - explicou o dirigente.
Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com
Feijó também comentou como está a situação física do árbitro para voltar a apitar.

- Ele fez os testes e, apesar de estar afastado dos gramados, nós não afastamos ele do nosso quadro [de árbitros]. Então ele tem feito os testes e está apto nos quesitos físico e teórico.

Chicão está afastado dos gramados sob acusação de participar de esquema de manipulação de resultados na Paraíba. O nome do juiz e dirigentes dos principais clubes do futebol paraibano estão sendo investigados pela Polícia Civil e o Ministério Público na Operação Cartola.

Em 2018, Francisco Carlos foi absolvido das acusações, por unanimidade, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. No julgamento, o árbitro se defendeu dizendo que foi vítima de uma esquema.

- Estou muito feliz com o resultado de hoje. A verdade prevaleceu, assim como tinha sido desde a primeira denúncia. Espero agora poder voltar a atuar em breve, pois é o que eu gosto de fazer. Já recebi os parabéns do Coronel Marinho e de outros membros da CBF que sempre acreditaram na minha inocência - declarou Chicão.

Carreira


O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento, de 40 anos, iniciou a carreira no futebol em 2006 e recebeu o escudo da Fifa em fevereiro de 2012. Ele trabalhou no Brasileirão, Série B, Copa Libertadores, Sul-Americana, além do Torneio de Toulon, envolvendo seleções sub-21.

Ele perdeu o escudo em outubro de 2014 e continuou apitando nos quadros da CBF. A última partida comandada por Chicão foi no dia 21 de agosto de 2018, pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro. O Goiás venceu o São Bento por 2 a 1, em Goiânia.

NM com Globoesporte.com/al


Nenhum comentário:

Postar um comentário