Image Map

sábado, 17 de agosto de 2019

Há 10 anos, o ASA conquistava uma vaga na Série B: Vica e Tutti lembram o feito e a campanha


Uma história especial faz o torcedor do ASA ser mordido pela nostalgia. O clube ainda tenta se reorganizar após uma temporada abaixo do esperado em 2019 (7° lugar no estadual, e desclassificação precoce na Série D), mas não custa lembrar uma data marcante. Foi no dia 16 de agosto de 2009 que o Alvinegro conquistou o primeiro acesso para a Série B do Brasileiro. Mudou de patamar no futebol nacional.

Em 2009, o time alagoano disputou a chave B. Jogou contra CRB, Confiança, Icasa e Salgueiro, e, no fim, conquistou 16 pontos, garantindo a segunda colocação.

No mata-mata decisivo, que valia o acesso, o adversário era o Rio Branco-AC, e a primeira partida foi disputada em Arapiraca. O jogo terminou em 1 a 1, gols de Nena (ASA) e Rogério Taraucá (Rio Branco), e preocupou a torcida. A volta seria uma batalha.

A decisão da vaga foi para o Acre. No Estádio Arena da Floresta, o Alvinegro precisava vencer ou empatar por dois ou mais gols, e conseguiu um sofrido 2 a 2, com dois homens a menos. Para aumentar o drama, Paulão e Foiani ainda foram expulsos. Em campo, Edson Veneno e Nena marcaram para o Alvinegro. Ley e Hendrick empataram.


 Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com

Um dos grandes personagens desse acesso foi o técnico Vica. Fundamental para a boa campanha, ele recorda o último jogo com detalhes. É uma lembrança que não sai da sua cabeça.

- Foi marcante. Aquele jogo foi uma verdadeira guerra, uma batalha mesmo. Antes da partida, durante a madrugada, houve foguetório e confusão no hotel com a torcida local, que não queria nos deixar dormir. E lá estavam todos concentrados... Mas, felizmente, correu tudo bem, os jogadores descansaram e nós fomos pro jogo. Uma partida muito difícil, uma pressão muito grande... Mas o nosso time se encontrou muito bem, os jogadores foram conscientes e aguerridos. Os torcedores que foram ficaram satisfeitos com o resultado e com o futebol - conta.


Com mais de 20 anos de carreira, o técnico disse que este acesso está na primeira estante de conquistas.

- Na minha carreira foi o ''título'' mais importante, porque foi uma situação bastante delicada, onde o ASA chegou meio desacreditado pela torcida local, mas nós conseguimos reverter tudo isso. Não só na minha memória, mas na memória de muitos torcedores e jogadores aquilo foi um marco na história do ASA - recorda Vica.

O ex-goleiro Tutti também recorda o dia em que foi confirmado o acesso. Hoje, aos 40 anos, ele guarda com carinho esse momento da carreira.

- Todo atleta quando entra no clube entra para fazer história. O pensamento é conquistar títulos, conquistar acessos, e, naquele momento, o clube tinha acabado de ser campeão estadual e o nosso objetivo era brigar por uma vaga na Série B. Naquela oportunidade, nós concretizamos o sonho do torcedor. Fico feliz por fazer parte dessa história... O segundo jogo ficou marcado. Era na casa do adversário, sofremos muita pressão. No clima, no jogo. Ainda tivemos dois atletas expulsos... Foi uma conquista no sangue, na luta. Essa partida ficou marcada não somente na passagem no ASA, mas na minha carreira. Foi um dos acessos mais difíceis que tive na minha carreira - disse Tutti.


As partidas contra o Rio Branco, pelas quartas de final da Série C, acabaram como o ASA precisava: 1 a 1 e 2 a 2, placares suficientes para levar o Alvinegro à semifinal.

O time jogou no Acre com: Tuti; Paulão, Leandro e Edson Veneno; Ricardinho, Ivo (Foiani), Jota, Didira (Flávio), Fábio Lopes e Rodriguinho; Nena. Além da vaga na Série B, o ASA conquistou o vice-campeonato da Série C em 2009. Nena foi o artilheiro da equipe, com oito gols.

A campanha de 2009


CRB 0 x 1 ASA – Estádio Rei Pelé;
ASA 3 x 0 Salgueiro – Estádio Coaracy da Mata Fonseca;
Icasa 0 x 0 ASA – Estádio Romeirão
ASA 5 x 2 Confiança - Estádio Coaracy da Mata Fonseca;
-ASA 2 x 1 Icasa - Estádio Coaracy da Mata Fonseca;
Salgueiro 1 x 0 ASA – Estádio Cornélio de Barros;
Confiança 2 x 0 ASA – Estádio Lourival Baptista;
ASA 2 x 1 CRB - Estádio Coaracy da Mata Fonseca.
Quartas de final
ASA 1 x 1 Rio Branco - Estádio Coaracy da Mata Fonseca
Rio Branco 2 x 2 ASA - Estádio Arena da Floresta
Semifinal
ASA 1 x 1 Icasa - Estádio Coaracy da Mata Fonseca
Icasa 1 x 3 ASA - Estádio Romeirão
Final
ASA 1 x 3 América-MG - Estádio Coaracy da Mata Fonseca
América-MG 1 x 0 ASA - Estádio Independência
NM com Emanuelle Borba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário