Image Map

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Presidente da FAF fala sobre a implantação do VAR no estadual: "Distante da nossa realidade"

Felipe Feijó, presidente da Federação Alagoana de Futebol — Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com
O sistema de vídeo-arbitragem (VAR) é um dos assuntos mais comentados no futebol brasileiro. Em Alagoas, o uso da tecnologia no estadual em 2019 ainda está muito distante. De acordo com o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, o alto investimento é o principal motivo para dificultar o uso do sistema no próximo ano.

No Brasil, o árbitro de vídeo foi utilizado a partir dos jogos de quartas de final da Copa do Brasil. No total, foram 14 partidas em que o uso da tecnologia esteve presente, com um custo de R$ 50 mil por jogo para a CBF. Bráulio Machado foi o primeiro árbitro de vídeo do futebol brasileiro.

Feijó falou sobre a utilização do VAR no estadual.

 É muito distante da nossa realidade. Se eu não me engano, a única federação que confirmou o VAR no estadual foi a Federação Paulista de Futebol, custando em torno de R$ 28 mil reais por jogo. Está muito longe da nossa realidade, infelizmente.

Perguntado sobre a possibilidade da utilização do VAR nas semifinais e finais do estadual, Felipe Feijó ponderou:

- Tem que ser avaliado. Acredito que os clubes não iriam querer arcar com os custos para o uso do VAR. Se nós tivéssemos alguma maneira de custear o uso dessa tecnologia, com certeza, colocaríamos.

O diretor de competições da FAF, Luciano Sampaio, também deu sua opinião sobre o tema.

- Olha, em relação a implementação do VAR, nós tivemos aqui uma verdadeira aula sobre as características, a experiência prática com o Sandro Meira Ricci... Já tiveram erros e acertos. Então, é um sistema ainda em implementação e, como foi dito, somente a prática e a experiência vão indicar a forma de aprimorar esse tipo de equipamento, que veio para modernizar a arbitragem. A Federação Alagoana vê com bons olhos, mas, por enquanto, ainda é cedo, muito cedo, para falar em implementação de fato aqui no futebol alagoano. É preciso fazer o levantamento de custos, a forma de aplicação, de treinamento, de capacitação de todos os envolvidos, de todos os personagens da arbitragem envolvidos nesse tipo de situação. Então, com certeza, futuramente, se pensa na implementação, mas ainda é cedo para afirmar que teremos o VAR em 2019 aqui no nosso Campeonato Alagoano.

Como funciona?

O VAR é composto por um conjunto de câmeras que transmitem as imagens para uma sala onde assistentes de vídeo acompanham todos os lances da partida. Pode ser utilizado a pedido do árbitro (em caso de dúvidas), ou caso os ábitros assistentes observem um lance duvidoso e comunique o juiz da partida através do fone de ouvido.

Jogadas que podem ser revistas pelo VAR


  1. Gols;
  2. Pênaltis;
  3. Cartões vermelhos;
  4. Erro de identidade de jogadores.


NM com Globoesporte.com/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário